Relatório de
sustentabilidade 2012

Destinação final

O inpEV, que representa as empresas fabricantes de defensivos agrícolas, responsáveis pela destinação final das embalagens, mantém parceria com nove empresas recicladoras (Cimflex, Coletti, Dinoplast, Ecopaper, Pasa, Plastibrás, Recicap, Recipak e Campo Limpo Reciclagem e Transformação), de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, e com outras cinco companhias que incineram as embalagens vazias não laváveis e as que não foram corretamente lavadas (Basf, Cetrel, Clariant, Essencis e Haztec). Em ambos os casos, os parceiros atendem rigorosamente às normas de segurança e ambientais estabelecidas pela legislação.

A partir de 2008, o sistema passou a contar com uma empresa recicladora própria, a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A., instalada no Distrito Industrial do Piracangaguá, em Taubaté (SP). Atualmente, com 30 fabricantes de defensivos agrícolas entre seus acionistas, a Campo Limpo fecha o ciclo de gestão das embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo e contribui com a autossuficiência financeira do sistema para realizar a correta destinação desse material. Com certificação ISO 9001 para a reciclagem e a transformação de plásticos em resinas pós-consumo, além do projeto, do desenvolvimento e da fabricação de novas embalagens, a empresa cria novas soluções industriais, propiciando a geração de emprego e renda.

A Ecoplástica Triex® 20 L, a primeira embalagem desenvolvida a partir da reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo, é prova disso. Produzido com resina reciclada, cada grupo de cem embalagens Ecoplástica Triex® 20 L, segundo estudo de ecoeficiência realizado pela Fundação Espaço Eco (FEE), contribui para a redução do equivalente a 360 quilos de emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. A título de comparação: duas árvores deixam de ser cortadas.