Relatório de
sustentabilidade 2012

Mensagem do Presidente

O desafio de superar metas

<1.1 e 1.2>

Em 2012, quando o Sistema Campo Limpo completou uma década de operações – período no qual foram destinadas mais de 240 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas –, o inpEV, integrado por 97 empresas associadas (oito a mais do que em 2011) e dez entidades do setor, viveu um período de aprimoramento de processos, de melhoria da gestão e de fortalecimento de sua atuação em todo o país.

Do mesmo modo que ocorreu em períodos anteriores, os indicadores apontam o crescimento da quantidade de embalagens retiradas do campo pelo sistema – mantido pela gestão integrada de uma rede nacional composta por 414 unidades de recebimento, entre postos e centrais, presentes em 25 estados e no Distrito Federal, associada à responsabilidade compartilhada entre agricultores, canais de distribuição, cooperativas, fabricantes e poder público.

A destinação final de embalagens atingiu 37.379 toneladas em 2012, resultado 9,3% superior às 34.202 toneladas contabilizadas em 2011, superando a expectativa traçada inicialmente para o período, de 36 mil toneladas, revista em julho de 2012. No período de janeiro a dezembro, destacou-se a elevação nos índices de retirada nos estados de Alagoas (+ 395,4%), Pará (+ 132,3%) e Rio Grande do Norte (+ 95,6%), reflexo da expansão da atividade agrícola nas regiões Norte e Nordeste.

Por meio do engajamento de agricultores e do sistema de comercialização (distribuidores e cooperativas), aliado aos avanços no gerenciamento das unidades de recebimento, retirada dessas embalagens das unidades e envio para o destino final, o inpEV tem sido capaz, ano após ano, de assimilar o crescimento sucessivo dos volumes de embalagens entregues pelos agricultores em todo o Brasil.

Diante desse cenário, renovam-se os desafios futuros do inpEV. A tendência de crescimento da demanda interna e externa por alimentos tem sido acompanhada pelo aumento da produtividade nas lavouras. Por sua vez, os produtores rurais têm investido mais recursos na utilização de novas tecnologias no campo, como os defensivos agrícolas para previnir doenças e combater pragas e plantas daninhas. O desenvolvimento do agronegócio coincide com um dos principais objetivos do inpEV: contribuir para a sustentabilidade da agricultura por meio da destinação correta das embalagens pós-consumo de defensivos agrícolas.

Assim, acompanhamos a tendência de expansão da fronteira agrícola, a exemplo das novas áreas produtoras em Maranhão, Piauí, Tocantins e na região oeste da Bahia, e de incremento da devolução às unidades de recebimento, prática que os agricultores, em sua maioria, já incorporaram ao planejamento de suas atividades.

Melhorar a malha de recebimento do Sistema Campo Limpo, principalmente nas regiões de expansão agrícola, constitui uma das estratégias mais importantes para atendermos à evolução do mercado de defensivos agrícolas. Ao longo de 2012, algumas ações se destacaram, tais como o desenvolvimento do sistema de agendamento online para a devolução de embalagens, um novo procedimento que deverá entrar em vigor em 2013, permitindo melhorar a organização por parte do agricultor e também um controle mais aprimorado de toda a operação logística do sistema.

No relacionamento com autoridades e representantes de governo, o inpEV deu continuidade à participação em discussões sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina a responsabilidade da gestão de resíduos pós-consumo a todos os setores produtivos, com atenção especial ao debate sobre a necessidade de incentivos fiscais que possam ser aplicados ao Sistema Campo Limpo. De fato, essa é uma das conquistas pendentes, assim como a elevação dos índices de devolução de embalagens em algumas regiões do país onde há potencial para alcançar resultados ainda mais expressivos.

No âmbito das campanhas de educação e conscientização, o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, que, em 2012, aconteceu em 147 municípios de todo país, levou conhecimento a 81.204 estudantes do 4º e do 5º anos do Ensino Fundamental de 1.058 escolas, estimulando a participação de 39.757 alunos no concurso de desenho e de 36.165 no concurso de redação. A 8ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo reuniu pessoas de centenas de municípios, com ações de conscientização pela conservação do meio ambiente organizadas por 97 centrais de recebimento, em 21 estados. Além disso, foi veiculado, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o novo vídeo da campanha nacional educativa sobre a lavagem e a devolução de embalagens vazias, intitulada Orgulho da Nação, estrelada pelo personagem Olímpio e pela dupla sertaneja Victor e Leo.

A preocupação com o aspecto segurança, tanto de quem atua no escritório e nas unidades de recebimento gerenciadas diretamente pelo inpEV (Rondonópolis-MT e Taubaté-SP) quanto daqueles que trabalham nas demais unidades do sistema, também merece destaque. Estabelecemos meios para aferir as medidas que visam minimizar os riscos inerentes à atividade desenvolvida na rede de recebimento, fortalecendo esse valor institucional. Para os funcionários alocados na sede administrativa do instituto, por exemplo, desenvolvemos um programa de segurança e bem-estar, o ProSeg Bem, no âmbito do qual, dentre outras atividades, podemos destacar a liderança na criação de uma brigada de incêndio no edifício onde estamos instalados.

Um dos principais desafios previsto no planejamento estratégico do inpEV consiste na busca da autossuficiência econômica do sistema por meio de dois drivers: o aumento de receita pela agregação de valor e a redução de custos por meio da adoção de modelos eficientes, que aumentem a produtividade e o recebimento das embalagens. Com um índice atual de em torno de 20% dos custos do sistema cobertos pela receita gerada, temos o desafio de gerar recursos que nos permitam alcançar um patamar entre 40% e 50% em até três anos. O coprocessamento para a destinação final, em processo de validação, representa uma alternativa possível, que poderá trazer mais economia para o sistema e contribuir para que esse objetivo estratégico se torne realidade. <1.2>

Todas as iniciativas reportadas neste relatório favorecem, em seu conjunto, as nossas perspectivas de um desempenho ainda mais positivo, que nos permita vislumbrar um futuro marcado, como ocorreu em 2012, pela superação de metas.

João Cesar M. Rando
Diretor-presidente