Governança corporativa

Com as melhores práticas de gestão, o inpEV presta contas anuais de suas atividades

O inpEV segue um modelo de governança regido por normas estritas de auditoria e de controle, orientando-se pelas melhores práticas. Com essa diretriz, consolida e divulga anualmente a prestação de contas de suas atividades e operações conforme as normas brasileiras de contabilidade, sob a orientação de uma equipe independente de auditores externos, além do parecer do Conselho Fiscal do instituto. <4.1>

Pelo menos duas iniciativas se destacam no âmbito da governança: o sistema de avaliação, instituído em 2010, pelo qual, a partir de indicadores de desempenho, o Conselho Diretor avalia periodicamente os resultados do inpEV, e o Painel de Bordo, ferramenta de gestão utilizada desde 2012 no acompanhamento mensal dos principais indicadores.

Como parte do planejamento estratégico, destacam-se as reuniões de definição, o acompanhamento e a avaliação dos projetos empresariais. Tais projetos, considerados fundamentais para que o inpEV atinja seus objetivos estratégicos, contam com a participação de equipes multifuncionais, em um processo estruturado há vários anos e que vem sendo aperfeiçoado ao longo do tempo.