Governança corporativa

Segurança, capacitação e recursos humanos

Segurança e capacitação

O SCL emprega, atualmente, cerca de 1.500 colaboradores, e, desde que entrou em operação, em 2002, nenhum acidente fatal foi registrado. A manutenção da segurança no ambiente de trabalho também depende de medidas preventivas para assegurar o comprometimento de pessoas envolvidas nas diferentes atividades. <4.11 e LA8>

Nesse sentido, a contratação de um especialista em segurança, com o objetivo de identificar e eliminar situações de risco nas centrais de recebimento, reforçou ainda mais nosso compromisso com o tema. Prosseguimos com a adequação das centrais a novas exigências legais, sobretudo com a revisão do sistema de segurança das prensas, para mantê-las de acordo com a norma NR-12/2010, que estabelece procedimentos específicos em relação às proteções adequadas a esse tipo de equipamento. A medida resultou, entre outros desdobramentos, na formulação de checklists de operação.

A preocupação do inpEV com a qualidade de vida deu origem ao Programa ProSeg Bem, que visa propiciar melhores condições de saúde, segurança e bem-estar no ambiente de trabalho, contemplando colaboradores e terceirizados. A iniciativa abrange programas de aconselhamento, prevenção e controle de risco (qualidade e segurança alimentar), incentivo à prática de exercícios físicos, segurança doméstica, direção defensiva e ergonomia. Uma vez por semana, é divulgado internamente um boletim eletrônico sobre os temas correlacionados.

A capacitação profissional também foi reforçada em 2013 principalmente pelas ações do programa de formação de gestores das centrais. Por meio de um curso, realizado com metodologia própria, em parceria com uma consultoria especializada, eles puderam aprofundar os conhecimentos sobre alguns temas, como gestão de pessoal, operação nas unidades e administração financeira.

Recursos humanos

O inpEV instituiu, em 2013, a Avaliação de Performance e Contrato de Resultados (APCR), vinculada ao aprimoramento das diferentes funções e à remuneração variável. A ferramenta permite que os líderes e as equipes definam metas anuais, garantindo o seu cumprimento. A medida visa não apenas dar maior eficiência à gestão, mas definir parâmetros que possibilitem o real reconhecimento e a retenção de talentos.

Gestão mais eficiente

A Avaliação de Performance e Contrato de Resultados (APCR) permite que os líderes e as equipes definam metas anuais, garantindo maior eficiência à gestão.