Estratégias e perspectivas

Sistema Campo Limpo

Desde 2002, quando iniciou as operações, o SCL já destinou para reciclagem ou incineração 280.637 toneladas de embalagens plásticas vazias de defensivos agrícolas pós-consumo, graças ao engajamento da indústria (representada pelo inpEV), dos canais de distribuição, dos agricultores e do poder público.

A responsabilidade compartilhada entre os elos do programa explica a capacidade do SCL de encaminhar para a reciclagem 94% das embalagens primárias (ou seja, em contato direto com o produto) e 80% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas comercializadas no mercado brasileiro (plástico, papelão e metal).

Em 2013, foram encaminhadas para o destino ambientalmente correto 40.404 toneladas, aumento de 8,2% em relação a 2012, quando o indicador atingiu 37.379 toneladas. Do volume total, 92% das embalagens seguiram para reciclagem, e 8%, para incineração – materiais flexíveis ou que condicionam produtos não miscíveis em água ou ainda que não foram corretamente lavados pelos produtores durante o preparo da calda do produto aplicado nas lavouras. <EN22 e EN27>

Em 2013, foram movimentados 11.132 veículos, em todo o país, no transporte das embalagens vazias destinadas pelo Sistema Campo Limpo. Esses veículos operaram com base no conceito de frete de retorno.

Infográfico
Sistema Campo Limpo

Gerenciado pelo inpEV, o Sistema Campo Limpo (SCL) é referência mundial na logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.