Governança corporativa

[G4-34]

A Kroton Educacional S.A. é uma companhia de capital aberto listada no Novo Mercado, da BM&FBovespa. A participação nesse segmento é voluntária e implica a adoção de um conjunto de boas práticas de governança corporativa que vão além do cumprimento da legislação brasileira. A Companhia também negocia suas ações no mercado de balcão em Nova York. [G4-7]

Com a fusão entre o Grupo Kroton e o Grupo Anhanguera, a Holding Anhanguera (Anhanguera Educacional Participações S.A.) – que controlava as instituições de ensino Anhanguera – teve suas ações incorporadas à Kroton Educacional S.A., tornando-se uma subsidiária da Companhia. O movimento ocorreu dentro de um processo transparente de governança corporativa. As instituições de ensino da Anhanguera, no entanto, tiveram o nome mantido, mas passaram a fazer parte do portfólio de unidades da Kroton.

Também ocorreram mudanças na estrutura organizacional da Companhia. Em 2014, foi instituída a Diretoria de Projetos, Processos e Integração, que tem como principal atribuição implementar o processo de integração entre as duas empresas.

Composição acionária (dez./2014)
Conselho de Administração e Diretoria 16,7%
Tesouraria 0,1%
Free float 83,2%
Total 100%

Estrutura de governança

O Conselho de Administração (CA) da Kroton, composto de 12 membros efetivos, é responsável pela formulação e implantação das políticas e diretrizes gerais de negócios, incluindo as estratégias de longo prazo. Cabe também ao órgão a contratação dos auditores independentes e a designação e supervisão da gestão dos diretores. Todos os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral Ordinária de acionistas para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição.

Conselho de Administração (CA)
(em 31 de março de 2015)
Gabriel Mário Rodrigues (presidente)
Altamiro Belo Galindo
Elisabeth Bueno Laffranchi
Evando José Neiva
Júlio Fernando Cabizuca
Luiz Aníbal de Lima Fernandes (independente)
Luiz Antonio de Moraes Carvalho (independente)
Marco Antonio Laffranchi
Nicolau Ferreira Chacur (independente)
Ricardo Leonel Scavazza
Valdemar Ottani (independente)
Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto

A Diretoria é composta de, no mínimo, quatro e, no máximo, 12 membros. Eles são eleitos pelo Conselho de Administração (CA) com mandato de um ano, sendo permitida a reeleição. Cada diretor pode acumular até dois cargos. A Diretoria é responsável pela administração cotidiana dos negócios e pela implementação das diretrizes gerais estabelecidas pelo CA. A participação de diretores no CA é permitida para até 1/3 do número total de membros da Diretoria.

Quatro comitês consultivos auxiliam a administração da Companhia na tomada de decisões. Cada um deles é composto de até quatro membros eleitos pelo Conselho de Administração, conforme descrito a seguir.

Comitê Acadêmico

O órgão deve conhecer e avaliar os conceitos oficiais de cursos e das instituições de Educação Superior da Companhia divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Também monitora os indicadores das escolas associadas da Educação Básica e os resultados internos das instituições de Educação Superior da Kroton. Quando necessário, elabora relatórios com recomendações de melhorias para as diversas unidades. O comitê foi criado em 13 de maio de 2013.

Comitê Acadêmico
Altamiro Belo Galindo
Elisabeth Bueno Laffranchi
Julio Fernando Cabizuca

Comitê de Auditoria

Entre as principais atribuições está a gestão preventiva de riscos da Kroton. O comitê também deve zelar pela coerência das políticas financeiras com as diretrizes estratégicas e o perfil de risco do negócio. O órgão reporta os resultados ao CA e contrata auditorias independentes.

Comitê de Auditoria
Francisco H. Passos Fernandes
Luiz Aníbal de Lima Fernandes
Luiz Antonio de Moraes Carvalho

Comitê Financeiro e de Recursos Humanos

Assessora o Conselho de Administração na aprovação do planejamento estratégico e acompanha a execução do orçamento, o fluxo de caixa e os investimentos feitos pela Companhia. Também contribui, quando solicitado pelo CA, para o recrutamento e a avaliação dos administradores da Kroton, além de recomendar a aprovação de políticas de recursos humanos.

Comitê Financeiro e de Recursos Humanos
Walfrido Mares Guia Neto
Marco Antonio Laffranchi
Nicolau Chacur
Luiz Antonio de Moraes Carvalho

Comitê de Responsabilidade Social

Conhece, avalia e acompanha a implementação dos programas de responsabilidade social da Kroton. Também recomenda a criação de novos projetos que possam beneficiar a comunidade, a Companhia, os acionistas e os colaboradores. Outra atribuição é o apoio à Diretoria na elaboração das diretrizes do balanço de responsabilidade social. O comitê foi criado em 6 de junho de 2014.

Comitê de Responsabilidade Social
Evando José Neiva
Elisabeth Bueno Laffranchi
Altamiro Belo Galindo

O Conselho Fiscal é um órgão independente composto de, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros. O órgão tem a responsabilidade de fiscalizar as atividades da administração da Companhia, analisar as demonstrações financeiras e reportar suas conclusões aos acionistas. A atuação do Conselho não é permanente e depende do pedido de acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto.