Sobre o relatório
O relatório de sustentabilidade da Kroton segue a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) e tem a finalidade de prestar contas aos públicos com os quais a Empresa se relaciona, além de servir como ferramenta de gestão da sustentabilidade. De acordo com os parâmetros estabelecidos pela G4 para a opção essencial [G4-32], contempla 35 itens de conteúdo geral (informações sobre estratégia e análise, perfil organizacional, aspectos materiais identificados e limites, engajamento de stakeholders, perfil do relatório, governança e ética e integridade). Foram reportados também 16 indicadores de desempenho econômico, social e ambiental, além das formas de gestão dos aspectos materiais. O conteúdo é referente ao período de 1.º de janeiro a 31 de dezembro de 2014 [G4-28].
Processo de materialidade
[G4-18, G4-24, G4-25 e G4-26]Para definir os temas mais relevantes, a Kroton realizou um processo formal de identificação de impactos positivos e negativos nas dimensões econômica, social e ambiental. Com o apoio de uma consultoria externa, foi feita uma análise que combinou documentos estratégicos e temas sugeridos pelas partes interessadas em processos de engajamento anteriores. Entre eles estão o mapa estratégico da Kroton e seus direcionadores de desempenho, temas materiais da Anhanguera identificados durante um processo realizado em 2013 e temas relacionados aos projetos de responsabilidade social do Grupo Kroton. O estudo percorreu quatro fases para determinar os temas de maior relevância, descritos a seguir.
- Identificação: seleção e análise de documentos relevantes.
- Priorização: análise matricial e de frequência para determinar os principais temas presentes nos documentos.
- Validação estratégica: aprovação pela alta gestão (11 vice-presidentes e diretores) do processo e dos temas definidos. Essa etapa teve grande importância, pois orientou a compreensão dos temas e confirmou a relevância de cada um deles.
O processo de materialidade incluiu a consulta a alguns dos principais públicos de relacionamento da Kroton (colaboradores, alunos, pais, educadores, fornecedores, comunidade, acionistas e governo). No entanto, a Companhia entende que é possível, nos próximos anos, aprofundar o engajamento e o entendimento dos impactos gerados ou percebidos por eles. Em um ano de fusão, é natural que a Empresa estabeleça novas diretrizes de relacionamento com os públicos, o que pode, após um período, resultar em nova análise da materialidade. [G4-24]
Temas prioritários
[G4-27]Os principais temas levantados no estudo de materialidade orientaram a elaboração deste relatório e a definição do conteúdo a ser incluído na publicação. No planejamento da apuração, foram cruzados os dados da metodologia GRI com o resultado do processo de materialidade e foram identificados os aspectos cobertos pela GRI mais adequados ao monitoramento dos avanços em cada tema considerado material (veja a tabela) [G4-18].
Veja a seguir todos os temas materiais, os impactos que os tornam relevantes, de que forma se relacionam com a metodologia GRI e os públicos de relacionamento impactados. [G4-18, G4-19, G4-20, G4-21 e G4-27]
Aspectos GRI relacionados | Indicadores G4 | Públicos impactados (dentro da organização) | Públicos impactados (fora da organização) | Capítulo em que o tema foi abordado |
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Excelência operacional e qualidade acadêmica
(excelente percepção de valor e referência em educação) |
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Rotulagem de produtos e serviços | PR4 | Alunos e colaboradores | País, comunidade e governo | Desempenho econômico-financeiro |
PR5 | Responsabilidade nos relacionamentos – Alunos / Modelo acadêmico | |||
Democratização do acesso ao ensino
(com um portfólio diversificado, escalável e de qualidade) |
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Comunidades locais | SO1 | Alunos | Comunidade e governo | Responsabilidade nos relacionamentos – Sociedade |
Impactos econômicos indiretos | EC8 | Responsabilidade nos relacionamentos – Alunos / Modelo acadêmico | ||
Desempenho econômico | EC4 | Desempenho econômico-financeiro | ||
Desempenho econômico e financeiro (maximização de retorno sobre investimento e financiamento como suporte de crescimento) |
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Desempenho econômico | EC1 | Colaboradores | Fornecedores, governo e acionistas | Desempenho econômico-financeiro |
Empregabilidade e renda | ||||
Presença no mercado | EC5 | Alunos | País, comunidade e governo | Responsabilidade nos relacionamentos – Alunos |
Elevados padrões e processos de governança corporativa | ||||
Governança | G4-34 | Colaboradores | Governo e acionistas | Governança corporativa |
Gestão de pessoas e cultura organizacional (treinamento e qualificação dos colaboradores e parcerias para aquisição de competências) |
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Treinamento e educação | LA9 | Colaboradores e alunos | Fornecedores | Responsabilidade nos relacionamentos – Colaboradores |
LA10 | Responsabilidade nos relacionamentos – Colaboradores | |||
Uso eficiente de recursos | ||||
Materiais | EN2 | Colaboradores e alunos | Fornecedores e acionistas | Responsabilidade nos relacionamentos – Desempenho ambiental |
Água | EN8 | Responsabilidade nos relacionamentos – Desempenho ambiental | ||
Energia | EN3 | Responsabilidade nos relacionamentos – Desempenho ambiental | ||
Programas e projetos sociais e ambientais para a comunidade | ||||
Impactos econômicos indiretos | EC7 | Colaboradores e alunos | Comunidade e governo | Responsabilidade nos relacionamentos – Sociedade |