Cenário

A Nitro Química é uma multinacional brasileira em forte expansão tanto no Brasil como no exterior

A Nitro Química é uma multinacional brasileira em forte expansão tanto no Brasil como no exterior. Atendemos clientes em mais de 70 países, em todos os continentes, e contamos com operações no Brasil, nos Estados Unidos e na Áustria. A empresa é líder global em especialidades químicas para formulação de sistemas à base de nitrocelulose. Contamos com capital nacional e sólidas práticas de governança corporativa, com Conselho de Administração formado por executivos e empresários de destaque que buscam aplicar as melhores práticas do mundo corporativo no dia a dia da empresa.

Os investimentos dos últimos anos em pesquisa e desenvolvimento nos permitiram lançar uma série de novos produtos que reduzem significativamente a complexidade operacional dos nossos clientes nos diversos segmentos em que atuamos, como o de embalagens flexíveis, cosméticos, farmacêuticos, tintas e vernizes para madeira, couro e repintura automotiva.

Com a aquisição da Alchemix, indústria norte-americana, a Nitro Química avança no fornecimento de sistemas para a indústria farmacêutica e de produtos dermatológicos. A partir de 2017, parte do portfólio de soluções à base de nitrocelulose passará a ser produzida na Alchemix para atender clientes regionais.

Investimos em estreitar parcerias com nossos clientes

Segmentos de atuação de nossos clientes
G4-8

A nitrocelulose e suas soluções são amplamente utilizadas na fabricação de tintas e vernizes de diversos segmentos, como cosméticos, farmacêuticos, embalagens flexíveis, madeira e muitos outros, oferecendo propriedades técnicas indispensáveis para cada tipo de aplicação, além de conferir aos produtos finais um viés mais sustentável, uma de suas características de destaque.

Cosméticos

O mercado de esmaltes de unhas abrange uma grande parte do negócio de cosméticos e deve ter um crescimento mais acentuado do que os demais segmentos de beleza no Brasil até 2019, segundo a Technavio, empresa global de pesquisas industriais. Trata-se de um segmento dinâmico, com grande variedade de produtos, principalmente em relação a cor e textura. Há também a diferenciação entre esmaltes convencionais e os isentos de alergênicos, dependendo do mercado de aplicação. São produtos que demandam matérias-primas atóxicas e com alto grau de pureza para proporcionar boa durabilidade e uniformidade após a aplicação do esmalte, sem alterações de cor e brilho. Todas essas características dependem da qualidade da nitrocelulose.

Com a nossa nitrocelulose e os demais produtos de nosso portfólio, atendemos os principais clientes globais desse segmento. Em 2016, investimos fortemente no desenvolvimento de novos produtos para esse setor e no aprimoramento de nosso processo produtivo, iniciando um projeto de melhores práticas baseadas nas exigências do segmento cosmético, que terá continuidade em 2017.

Embalagens flexíveis

A nitrocelulose é um componente fundamental para que os principais processos de impressão de embalagens flexíveis (flexografia e rotogravura) atinjam propriedades técnicas, tais como boa aderência ao substrato, secagem rápida e boa dispersão de pigmentos, por exemplo.

Considerando o dinamismo e desafios do segmento, nos últimos anos ampliamos nosso portfólio de produtos e continuamos desenvolvendo linhas de pesquisas para que nossos clientes do setor tenham ganhos de produtividade e performance de excelência em suas tintas e vernizes.

 

Madeira

Em decorrência da estrutura celular do substrato de madeira, os produtos aplicados para o tratamento de sua superfície precisam ser formulados com matérias-primas com qualidades técnicas bastante específicas. Além da necessidade estética de realçar o desenho natural das fibras, os vernizes devem acompanhar as contrações e expansões da madeira, que ocorrem naturalmente com as oscilações de temperatura e umidade do ar, principalmente para estruturas expostas em ambientes externos. Já as aplicações para móveis e madeiras de ambientes internos demandam, principalmente, produtos atóxicos e inodoros. Os produtos à base de nitrocelulose produzidos pela Nitro Química são especialmente formulados para garantir essas propriedades.

Repintura automotiva

Precursora na produção automotiva em massa, a nitrocelulose acompanhou os avanços tecnológicos da repintura automotiva e é empregada em diversas etapas do processo de reparação de um automóvel, sendo aplicada desde a massa universal, primers até esmaltes de acabamento. Isso porque a nitrocelulose permite a formulação de tintas com alto teor de sólido e secagem rápida.

 

Couro

A nitrocelulose é usada para produção de verniz de acabamento, a fim de garantir alto brilho e secagem rápida, conservando o aspecto natural do couro.

Farmacêutico

A nitrocelulose é aplicada em curativos líquidos e produtos dermatológicos. Atualmente, esse mercado é suprido pela Alchemix, nos Estados Unidos, e por isso segue as especificações técnicas exigidas pelo US Food and Drug Administration (FDA ), órgão do governo norte-americano responsável pelo controle de alimentos, medicamentos, cosméticos e outros produtos.