Mensagem do presidente G4-1

Soluções que simplificam a vida

O ano de 2016 foi marcado por grandes realizações para a Nitro Química. Investimos R$ 60 milhões, dos quais 70% foram destinados para expansão e modernização de nossas instalações industriais. Maior investimento dos últimos anos, foi feito em um ano economicamente desafiador no Brasil e está alinhado à visão da Nitro Química de desenvolver soluções que simplificam a vida de nossos clientes.

O foco no cliente está no centro da nossa estratégia. Disponibilizamos produtos e serviços customizados de acordo com suas necessidades e nos esforçamos para estarmos mais próximos deles. Isso implica a abertura de unidades e escritórios fora do Brasil, tendo em vista que exportamos para atender clientes em mais de 70 países, em todos os continentes.

Em 2016, demos início à nossa internacionalização, concretizada com a compra da Alchemix Corporation, principal produtora de soluções à base de nitrocelulose no mercado norte-americano, com atuação nos segmentos de embalagens flexíveis, cosméticos e repintura automotiva, tendo como destaque o mercado farmacêutico e dermatológico. A aquisição da companhia, localizada em Atlanta, nos Estados Unidos, permitirá ampliar o portfólio de produtos e fortalecer nossa participação na região, que tem grande relevância para o nosso negócio. Abrimos também um escritório regional na Áustria para atender os mercados da Europa, do Oriente Médio e da Ásia. Esse movimento de expansão internacional continuará nos próximos anos, estabelecendo frentes de operação e atendimento aos clientes nos principais mercados consumidores dos nossos produtos e soluções.

Outra forma de nos aproximarmos dos nossos clientes tem ocorrido por meio da evolução e da ampliação de nosso portfólio de produtos. Partimos da nitrocelulose em formato de algodão para a oferta de soluções e sistemas químicos completos formulados com base nessa resina, que é biorrenovável. As novas linhas são desenvolvidas graças a um esforço coletivo das nossas equipes comerciais – que atuam em contato constante com nossos clientes, compreendendo suas necessidades – e das áreas de pesquisa, desenvolvimento e suporte técnico, formadas por especialistas altamente capacitados na nossa indústria para elaborar soluções de excelência técnica. Esse esforço coletivo tem permitido aos nossos clientes aumentarem sua eficiência e competitividade, reduzindo etapas de seus processos de fabricação. Também nos beneficia, pois abre novos mercados e agrega valor à nossa oferta de produtos e serviços. Para tanto, nossos esforços e investimentos em P&D seguem crescendo. Em 2016, foram realizados investimentos que correspondem a 14% de nosso Capex. Tudo isso foi feito em um ano extremamente desafiador, em que muitas empresas, de variados setores, desaceleraram seus investimentos em decorrência do contexto econômico global. Nossa estratégia mostrou-se acertada e tivemos um crescimento de mais de 10% em nossa receita líquida, com a geração de mais de 50 novos empregos no Brasil, Estados Unidos e Áustria.

Em 2017, pretendemos bater um novo recorde de investimentos e continuar nosso crescimento responsável.”

Em 2017, pretendemos bater um novo recorde de investimentos e continuar nosso crescimento responsável. A segurança é o pilar fundamental na gestão da empresa e está disseminado em toda a nossa estrutura, que conta com um Comitê de Segurança, subdividido, por sua vez, em nove subcomitês, que coordenam o tema em todas as instâncias do nosso negócio – de saúde e segurança do trabalhador até segurança do transporte e distribuição de produtos.

Temos consciência de nossa responsabilidade perante a comunidade de São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo – Brasil, onde nossa sede está localizada desde 1935 e região onde moram cerca de 70% de nossos colaboradores. Nesse aspecto, mantemos diálogo contínuo com as lideranças comunitárias e órgãos públicos sobre nossas políticas e ações de segurança, de prevenção de acidentes e de gestão socioambiental.

Nossas realizações e feitos de 2016 estão apresentados em detalhes nesta publicação, que é nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade. Nosso principal objetivo é compartilhar com nossos stakeholders, em especial nossos clientes, a robustez da Nitro Química e nosso desejo de estreitar parcerias para atendê-los com cada vez mais eficiência, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade, sustentáveis e que simplificam a vida.

Marcos Cruz
CEO da Nitro Química