Responsabilidade social

G4-EC8

Com sede em São Miguel Paulista, no município de São Paulo (SP), a Nitro Química desenvolveu um programa de responsabilidade social. Na região moram cerca de 70% dos colaboradores da empresa, portanto os investimentos em projetos locais têm como visão atender a população e também a formação de profissionais para a própria Companhia, garantindo a sustentabilidade de mão de obra qualificada em longo prazo e a geração de emprego e renda para as famílias. Em 2016, a Companhia destinou mais de R$ 1,2 milhão para apoio a projetos e doações.


Projetos apoiados




Escola de Talentos

A iniciativa promove o desenvolvimento de uma visão empreendedora de estudantes das escolas do ensino público. Por meio de exemplos de empreendedores, gestores de sucesso da região e funcionários da Nitro Química, todos referência de profissionalismo e de conquistas pessoais, o projeto tem como um dos seus principais objetivos despertar no jovem aluno a motivação para realizar seus sonhos e descobrir o seu próprio talento.

A Escola de Talentos também estimula os estudantes a superarem desafios socioeconômicos, além de auxiliar no seu desenvolvimento pessoal, identificar suas vocações e orientá-los para o mercado de trabalho.

Arte Urbana – GrafitArte

Com cerca de 2.500 m2 e 900 m de extensão, o muro que cerca a sede da Nitro Química serviu de “tela” para que artistas da região expressassem em forma de grafite a história de quase 400 anos do bairro de São Miguel Paulista. É um dos maiores painéis artísticos ao ar livre da América Latina. A iniciativa conta com recursos da Lei Rouanet. A Nitro Química preparou o muro e pintou os 900 metros com tinta branca para que os artistas pudessem usar sua criatividade.

Foram selecionados cerca de 30 grafiteiros, que receberam aula de História para fazer a obra, que hoje é referência da união de arte e inserção social na cidade e já se tornou uma rota de cultura para as escolas da região.

Artes Marciais

Crianças carentes da região têm aula de taekwondo em uma iniciativa que recebe apoio da Nitro Química. São dez meses de oficinas na Igreja Jesus Mestre, no bairro Jardim Lapenna, onde 60 crianças assistem a aulas duas vezes na semana para aprender mais sobre essa arte marcial, que hoje também é esporte olímpico.

Apoio ao Tucca e ao Hospital do Câncer de Barretos

A Nitro Química apoia duas das maiores instituições de combate ao câncer no país: o TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) e o Hospital do Câncer de Barretos.

O TUCCA é uma associação com o objetivo de elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes carentes em tratamento contra o câncer em hospitais de São Paulo. Em 2016, a Nitro Química apoiou o McDia Feliz (evento realizado pelo McDonald´s para arrecadar fundos para o combate ao câncer infantil), comprando 500 tíquetes. Além disso, a empresa patrocinou o projeto Atenção Integral do Diagnóstico à Cura, que visa oferecer diagnóstico preciso e tratamento multidisciplinar de excelência para crianças e adolescentes carentes com câncer.

Já o Hospital do Câncer de Barretos é hoje o maior e mais avançado centro de tratamento oncológico do Brasil. No ano passado, realizou mais de 2,2 milhões de procedimentos, 80.555 quimioterapias e 21.480 internações, além de 829.081 atendimentos, a 151.883 pacientes, vindos de 2.032 municípios e distritos de todo o país. A instituição oferece tratamento 100% gratuito.

A Nitro Química apoia o Hospital do Câncer por meio das leis de incentivo desde 2015, contribuindo para os projetos de pesquisa e a aquisição de equipamentos para o tratamento da doença.

No Canto da Cidade

Unindo literatura e música, o Projeto No Canto da Cidade abre as portas para artistas do extremo da zona leste paulistana. A Nitro Química patrocinou as apresentações do grupo, que foram realizadas nas Fábricas de Cultura do Itaim Paulista e de São Miguel Paulista e em escolas da região. O patrocínio foi realizado via lei de incentivo fiscal.

Promovendo Cultura nos Hospitais

Esse projeto, criado pela Associação Arte Despertar, visa a humanizar as relações nos hospitais a partir de intervenções artísticas, utilizando as linguagens da literatura e da música, por meio da dramatização de histórias, envolvendo pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Por semana, são realizadas, no mínimo, oito horas de intervenções no Hospital Municipal Tide Setúbal, localizado no mesmo bairro da empresa. A Nitro Química é uma das patrocinadoras do projeto por meio da Lei Rouanet e foi a responsável por incentivar o projeto no hospital da comunidade.

Comunicação direta com a sociedade

A Companhia disponibiliza um canal de comunicação via Ouvidoria que pode ser utilizado por funcionários, fornecedores, clientes e comunidade para queixas, reclamações e denúncias, sob condição de anonimato. O serviço é terceirizado, executado por uma empresa independente, e o contato é via telefone, pelo 0800-285-9110, ou pelo e-mail [email protected]