Riscos e segurança G4-PR1, G4-SO2

Somos conscientes de nossa responsabilidade

Em 2016 revisitamos nosso mapa de riscos

A Nitro Química, por ser uma indústria química, é ciente da responsabilidade que tem sobre seus colaboradores, comunidade do entorno e meio ambiente. O tema segurança é, portanto, tratado com a seriedade devida em todos os níveis hierárquicos da Companhia, pois está intrinsicamente relacionado à continuidade dos negócios, tendo em vista que a permissão de operação da empresa está totalmente relacionada ao fato de ter controlados seus riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Conhecer e monitorar riscos e, a partir disso, gerar ações para garantir a segurança é parte da rotina da Companhia. Por isso, em 2016 iniciamos um Plano de Continuidade do Negócio e demos sequência à nossa Análise de Riscos do Processo Produtivo.

A empresa adota a metodologia HazOp, do inglês Hazard and Operability Study, conhecido como Estudo de Perigos e Operabilidade. O HazOp permite identificar perigos que possam gerar acidentes e incidentes. As informações sobre riscos e perigos são compartilhadas com todos os colaboradores. De modo geral, a emanação gasosa para a comunidade e o risco de incêndio são os principais aspectos identificados pela empresa, sobretudo por conta do sistema de cloração da Estação de Tratamento de Água, na manipulação de ácido sulfúrico e da nitrocelulose.

Com o auxílio de uma consultoria externa, a Nitro Química também realizou em 2016 um trabalho amplo de identificação dos principais riscos que podem comprometer a continuidade dos negócios, como a dependência de um único porto para exportação de seus produtos e fornecedores exclusivos de matéria-prima.

Cada um dos riscos, seja de processos ou de negócio, é monitorado e ações estão sendo geradas para cada um deles por meio do Comitê de Segurança e seus subcomitês.

Plano de Continuidade do Negócio

 

 

Comitê de Segurança

A Nitro Química possui um comitê que se reúne com a alta direção para apresentação dos trabalhos relacionados a saúde, segurança e meio ambiente. Cada subcomitê inserido no Comitê de Segurança tem como padrinho um membro da alta liderança da empresa.

Subcomitê de Sustentabilidade

Tem como objetivo disseminar a conscientização ambiental voltada ao uso racional dos recursos naturais e trabalhar preventivamente na redução dos impactos ambientais. Além disso, o subcomitê divulga ações de responsabilidade social realizadas na comunidade e mantém relacionamento com as partes interessadas. Entre as ações realizadas em 2016, acompanhou o atendimento das legislações pertinentes.

Subcomitê SEPRO – Segurança de processo

Sua meta é trazer melhorias associadas à segurança dos processos industriais e diagnosticar e resolver situações do processo produtivo, dos sistemas industriais e dos procedimentos operacionais que apresentem algum risco à saúde do trabalhador ou de impacto ao meio ambiente. Em 2016, o grupo realizou “Estudos de Perigos e Operabilidade” e HazOps na planta de ácido sulfúrico e otimizou o sistema de alarmes.

Subcomitê SST – Saúde e Segurança do Trabalhador

Tem como função estabelecer um conjunto de atividades e ações preventivas para preservar o melhor nível de saúde e segurança dos empregados. Em 2016 foram implantadas campanhas de imunização ocupacional – Gripe/Tétano/Tifo, entre outras atividades.

Subcomitê EPS – Empresa Prestadora de Serviço

Visa a aumentar a integração entre as empresas prestadoras de serviços (EPS) e a Nitro Química, além de verificar e aplicar as melhores práticas de gestão. Em 2016, o plano de trabalho consistiu na avaliação dos critérios de performance das EPS e na auditoria no sistema de gestão e requisitos legais, entre outras ações.

Subcomitê NR 10 – Eletricidade e NR 12 – Segurança em Máquinas e Equipamentos

O objetivo da NR 10 é implementar medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem, direta ou indiretamente, com eletricidade. Em 2016 foram realizados treinamentos, auditoria nas instalações elétricas, diálogos de segurança sobre riscos elétricos, atualização do prontuário e laudos elétricos, além da atualização de esquemas elétricos.

Já a NR 12 tem o objetivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em máquinas e equipamentos. Em 2016, foi realizada a instalação de proteção mecânica e elétrica na Oficina de Manutenção. Nas demais áreas da empresa, foram realizados os levantamentos das máquinas para adequação à norma.

SUBCOMITÊ TRADI – TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO

Tem como objetivo descrever procedimentos, acompanhar a legislação e estabelecer critérios de segurança para o transporte e para a distribuição de produtos perigosos. Em 2016, foram realizados a revisão do procedimento de movimentação interna e um workshop com as parceiras (as transportadoras que têm melhores KPI’s – indicador-chave de desempenho – no ano são premiadas).

Logística e transporte dos nossos produtos

G4-PR1, G4-PR2

A operacionalização logística da Nitro Química é realizada por uma empresa terceirizada que faz as movimentações internas entre as plantas e depósitos, bem como a gestão de depósito, com estoque, inventário e armazenagem, até a entrega nos clientes.

Além desse operador, responsável por 80% do volume de carga, homologamos transportadores para garantir a distribuição dos demais 20%. Atualmente, temos mais de 20 transportadores contratados. Para transportar produtos químicos como os produzidos pela empresa, os transportadores precisam ter licenças específicas outorgadas por órgãos governamentais.

A Nitro Química, ao contratar esses transportadores já com a licença devida, aplica adicionalmente algumas exigências próprias baseadas em melhores práticas, a fim de elevar ainda mais a segurança da operação e do transporte. A frota, que deve estar abaixo dos cinco anos de uso, passa por rígido processo de manutenção, e todos os prestadores de serviços são submetidos a treinamentos para evitar acidentes. Além disso, os veículos são equipados com tecnologia para controle de rota e de velocidade. Também passam por auditoria realizada por profissionais das áreas de Logística, Meio Ambiente e Segurança da Nitro Química, que verificam se os transportadores seguem os valores exigidos pela Nitro Química e checam a documentação e licenças in loco.

Cada veículo que entra na empresa para buscar um produto a ser entregue é submetido a um check list, cujo não atendimento implica a perda do trabalho originalmente contratado.

Todas as transportadoras e respectivas licenças são cadastradas num sistema interno que nos permite gerir renovações cerca de 90 dias antes dos prazos de vencimento. Em 2016 não foram identificados casos de não conformidade com esses procedimentos.

Subcomitê PAE – Plano de Atendimento a Emergência

Seu objetivo é descrever procedimentos e estabelecer critérios para atendimento e controle de situações de emergências. O subcomitê PAE planeja, elabora e executa treinamentos para a brigada de emergência, empregados em geral e prestadores de serviços para ocorrências específicas. Em 2016, foi colocado em prática o Programa de Treinamento de Formação da Brigada de Apoio, o Programa de Treinamentos Mensais da Brigada de Emergência e o Cronograma de Treinamentos Simulados Setoriais.

Subcomitê IAR – Inspeção e Análise de Risco

O objetivo é garantir que as questões levantadas pelos funcionários sejam analisadas e modificadas, a fim de se evitar acidentes. Trata-se de uma metodologia por meio da qual o funcionário, após passar por um treinamento, faz sua própria observação de análise de risco. Em 2016, um grupo de funcionários capacitados realizou auditorias para inspecionar o sistema e as pessoas e analisou a instalação e os comportamentos, além de realizar instrução, correção e atualização de pessoas e instalações para controle dos desvios e exposição ao risco.

Mensalmente, é feita uma reunião geral com funcionários e com a participação da diretoria. Na ocasião, o tema saúde e segurança é abordado, e a todos é apresentada a performance do mês anterior e todas as possíveis ocorrências em segurança. O objetivo é que cada ocorrência – mesmo a mais simples – seja discutida, a fim de ser evitada no futuro.

O primeiro Plano de Auxílio Mútuo da Cidade de São Paulo

O PAM é uma instituição sem fins lucrativos que tem como meta, como o próprio nome diz, o auxílio mútuo entre as empresas, municípios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Todos esses atores discutem mensalmente planos de ação em caso de emergências e se comprometem no fornecimento de suprimentos e manutenções diversas. A Nitro Química foi uma das idealizadoras e hoje membro do primeiro PAM da capital paulista, o PAM Z/L, o que aumenta ainda mais a prevenção de segurança em suas instalações. Antes da criação, a Companhia já fazia parte do PAM do Alto Tietê, do qual ainda participa.

Diálogo com a comunidade

G4-SO2

Em consonância com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a Nitro Química promove o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), um canal de troca de informação da indústria com a comunidade do Brasil para discutir assuntos de interesse comum e questões relacionadas a segurança, saúde e meio ambiente. O CCC é formado por representantes da empresa, lideranças da comunidade e membros de entidades governamentais. As reuniões são trimestrais e coincidem com os encontros do PAM Z/L, a fim de aumentar a interação entre os participantes.

Em 2016, o principal projeto desenvolvido foi o “Segurança na Comunidade”, por meio do qual a Nitro Química reuniu os alunos do curso técnico de segurança das escolas de Ensino Técnico de São Miguel Paulista e as escolas públicas da região, com o objetivo de levar melhorias relacionadas a saúde, segurança e meio ambiente para o ambiente escolar. No final do projeto, os alunos técnicos apresentaram seus projetos e o melhor grupo foi premiado. Além disso, uma vez por ano, a Abiquim promove o Encontro Nacional de CCC, no qual reúne todos os CCC das indústrias químicas. O evento conta com a participação de mais de 50 pessoas, para troca de experiência entre os conselhos.

certificação em SSMA

A Nitro Química desenvolve processos de melhoria contínua a fim de seguir as melhores práticas e os processos de certificação de seu setor. Em 2016, o trabalho realizado no aprimoramento de seus requisitos de gestão em saúde, segurança e meio ambiente permitiu que ela obtivesse a nova certificação da Abiquim no Programa Atuação Responsável®.

Todas as certificações passam por auditorias internas e externas anualmente. Para as internas, possuímos uma equipe que faz análise rigorosa dos aspectos em questão. Já as auditorias externas são de responsabilidade de uma certificadora independente, a ABS Group.

Segurança é o tema de muitas conversas da empresa e com a comunidade onde está inserida

Segurança do cliente

A Nitro Química supervisiona os riscos de segurança em toda a sua cadeia – da matéria-prima até o cliente. Em 2016, demos início a um trabalho de auditoria para mapear os riscos na entrega dos produtos ao cliente, revisando junto com eles os procedimentos internos do ponto de vista da segurança. Esse acompanhamento do cliente será permanente, com o objetivo de promover melhoria contínua e mitigação dos riscos de entrega dos nossos produtos.

Atualmente, em casos de ocorrências de vazamento no cliente, somos comunicados e oferecemos suporte imediato por meio de uma empresa terceirizada, que presta atendimento a emergências do tipo.

OUTRAS CERTIFICAÇÕES

ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade – Desde 1994
ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – Desde 2012
OHSAS 18001 – Sistema de Gestão Saúde e Segurança Ocupacional – Desde 2014