Sustentabilidade na Toyota: DA OPERAÇÃO
À CADEIA DE VALOR

Das comunidades aos clientes, passando por colaboradores, distribuidores e fornecedores, a Toyota do Brasil está presente na vida de milhões de pessoas. Navegue pelo infográfico abaixo, confira nossos temas mais relevantes de gestão e saiba como trabalhamos para controlar impactos e gerar valor para a sociedade

CADEIA DE FORNECEDORES

Nosso foco: contribuir para o desenvolvimento da cadeia e reduzir riscos ambientais nas operações dos parceiros

OPERAÇÃO

Nosso foco: reduzir a pegada ambiental da companhia em temas críticos da indústria, como emissões, resíduos, água e energia

PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

Nosso foco: reforçar atributos de eficiência ambiental, inovação e modernidade no portfólio

AMBIENTE DE TRABALHO

Nosso foco: Investir em retenção e desenvolvimento de talentos, benefícios e satisfação dos colaboradores

MEIO AMBIENTE

Nosso foco: harmonizar as relações entre a empresa e a natureza, com modelos operacionais de menor impacto e ações de valorização da biodiversidade

LOGÍSTICA

Nosso foco: garantir a distribuição inteligente de produtos, potencializando resultados de negócio e diminuindo emissões

DISTRIBUIDORES

Nosso foco: mobilizar a rede autorizada para o cumprimento dos desafios ambientais Toyota e garantir a melhor experiência para o cliente

CLIENTES

Nosso foco: qualidade, agilidade e confiança nos relacionamentos contruídos com quem adquire os veículos Toyota

PRODUTOS

Nosso foco: reforçar os atributos de segurança e garantir a boa performance dos veículos Toyota durante seu uso pelos clientes

COMUNIDADE

Nosso foco: fomentar o progresso socioeconômico e a proteção ao meio ambiente em diferentes regiões do País


96% dos fornecedores TDB certificados pela norma ISO 14001

72 empresas da cadeia envolvidas em ações ambientais, de segurança, produtividade e qualidade em 2015

Cultura kaizen resultou em 19,4% menos emissões por veículo produzido
16,6% menos consumo de água
* Melhorias afetidas entre 2014 e 2015. 12,9% de queda nos resíduos não perigosos gerados

Ecofactory Conceito, iniciado em 2012 com a planta de Sorocaba, agora se espalha pelas unidades industriais do País, incluindo Porto Feliz, inaugurada no ano fiscal 2015/2016 com várias ações ambientais

100% do portfólio Toyota será composto de carros híbridos, elétricos ou movidos a célula de combustível a hidrogênio até a metade do século

Até abril de 2016, foram 9 milhões de híbridos vendidos no mundo

1.540 novos postos de trabalho diretos (340) e indiretos (1.200) gerados por Porto Feliz e Suape

4.496 colaboradores envolvidos nas ações do Círculo de CQ

3.679 participantes na última Pesquisa de Clima

PLANTIO VOLUNTÁRIO SOROCABA: 134.000 mudas INDAIATUBA: 5.580 mudas PORTO FELIZ: 4.500 mudas

COMPENSAÇÃO / REQUISITO LEGAL SÃO BERNARDO: 282 mudas SOROCABA: 110.913 mudas PORTO FELIZ: 29.700 mudas

24% menos emissões com o novo centro logístico de Suape

Isso equivale a 1.600 toneladas de CO2/ano a menos na atmosfera

100% da rede de concessionárias certificadas pelo Programa de Auditoria ed Riscos Ambientais em Distribuidores (Derap)

Toyota Eco Dealer 1ª edição do concurso premiou três distribuidores por projetos ambientais

93% dos clientes atendidos em até 20 segundos no SAC

78% foi o nível de satisfação do cliente quanto ao atendimento prestado em 2015

Canais de relacionamento Além do SAC, a Toyota atende seus clientes em vários canais digitais: Facebook, LinkedIn, YouTube, Google+, Instagram e Reclame Aqui

8 linhas de veículos Toyota classificadas com nota A de emissões em suas categorias no Programa Brasileiro de Etiquetagem veicular (PBEV)

100% das linhas Toyota e Lexus fazem parte do programa

R$ 4 milhões investidos de forma direta pela Fundação Toyota do Brasil

5 projetos socioambientais com foco em meio ambiente e educação: Toyota APA Costa dos Corais, Arara Azul, Ambientação, Trilhas Culturais e Esporte Cidadão

  • CADEIA DE FORNECEDORES
  • OPERAÇÃO
  • PESQUISA & DESENVOLVIMENTO
  • AMBIENTE DE TRABALHO
  • MEIO AMBIENTE
  • LOGÍSTICA
  • DISTRIBUIDORES
  • CLIENTES
  • PRODUTOS
  • COMUNIDADE