Toyota do BrasilGovernança, gestão e integridade

A Toyota possui, no Brasil, processos de governança sintonizados ao modelo de atuação da matriz TMC, buscando a conformidade, o alinhamento nas tomadas de decisão e a integração entre áreas operacionais e de suporte em toda a América Latina e o Caribe. Desde 2015, transformações vieram fortalecendo essa sinergia, sob a liderança de Steve St. Angelo, Chief Executive Officer (CEO) da companhia na região e, também, chairman da Toyota do Brasil.

Como empresa de capital fechado, a TDB possui um modelo de governança baseado em dois órgãos centrais: Board of Directors (BOD) e Directors Meeting. A governança é regida por documento específico (denominado Authorization Policy), que estabelece esferas de decisão e atribuições dos principais executivos. G4-34

Composto do chairman, do presidente e de vice-presidentes (Financeiro, Corporativo, Comercial e Industrial), além de um secretário, o BOD se reúne com frequência mensal, definindo modelos estratégicos para a atuação no mercado brasileiro. O Directors Meeting, por sua vez, é formado por vice-presidentes e diretores estatutários e não estatutários, atuando na gestão da carteira de projetos e ações e na comunicação com a liderança.

Outro nível de atuação está nos Functional Meetings, grupos de trabalho que contribuem para tomadas de decisão em aspectos como vendas, compras, qualidade, engenharia e finanças. A seleção dos executivos brasileiros se baseia nas necessidades do negócio e nas experiências prévias dos membros.

No nível local, a Toyota não tem membros independentes ou não executivos em sua governança corporativa. Já a matriz TMC possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova York (EUA) e Londres (Reino Unido), obedecendo a critérios e diretrizes de governança específicos de cada um dos mercados.

O modelo de governança da TDB busca estar em sintonia com as diretrizes da Lei Sarbanes-Oxley (SOX), referência global em auditoria e conformidade que é atendida pela TMC. Entre as boas práticas, estão a realização de auditorias internas anuais e o monitoramento da estrutura de controles internos da organização.

COMO TOMAMOS DECISÕES O BOD é o responsável pela maioria das decisões que abrangem o mercado brasileiro. No entanto, há também casos de medidas que são comunicadas ou mesmo passam por aprovação prévia da matriz no Japão.

Compliance  G4-56

A TDB divulga aos colaboradores normas e diretrizes sobre diversos assuntos por meio de seu Código de Conduta, documento que apresenta os compromissos da empresa em relação à conformidade de suas relações com fornecedores, clientes, governos e demais públicos. As diretrizes referem-se a temas como respeito aos direitos humanos e à diversidade, procedimentos anticorrupção e prevenção de conflitos de interesse e desvios éticos.  

O Código está em linha com os princípios estabelecidos pela TMC, e todas as atividades desenvolvidas pelos profissionais e equipes da TDB devem segui-lo.

Disponível nas versões digital e impressa, o Código de Conduta é divulgado por meio da intranet e entregue a todos os colaboradores, em conjunto com o Regulamento Interno da Toyota do Brasil.

Periodicamente, são realizados treinamentos e campanhas acerca do código, de forma a conscientizar todos os colaboradores sobre sua importância e seus principais aspectos.

A TDB estabelece uma estrutura responsável pelo registro de queixas, dúvidas e manifestações ligadas ao Código, bem como pelo tratamento, análise e monitoramento de ocorrências. A direção da TDB é diretamente envolvida, como coordenadora ou supervisora, nessas instâncias, com apoio eventual da matriz TMC.

Para garantir a aplicação e as tratativas adequadas a possíveis casos de desvio de conduta, a Toyota dispõe de:

  • Canal Ético: disponível por telefone, e-mail ou internet, registra denúncias ligadas a desvios éticos, fraudes e conflitos de interesse, entre outros tópicos.
  • Comitê Ético: é coordenado pela Auditoria Interna com participação de diretores e gerentes das áreas Jurídica, Administrativa e Recursos Humanos. Desenvolve pareceres sobre todos os casos reportados à empresa, e comunica-os à Presidência e à Diretoria de Recursos Humanos. Em caso de denúncias relacionadas ao presidente ou ao diretor financeiro da TDB, a TMC é responsável pela análise dos casos.