Qualidade, segurança e tecnologia Mobilidade do futuro

Ciente dos desafios que a humanidade tem enfrentado para o desenvolvimento sustentável – entre eles, os impactos das mudanças climáticas, a necessidade de alternativas tecnológicas ao uso de combustíveis fósseis e os deslocamentos em grandes centros urbanos –, a Toyota Motor Corporation investe desde a década de 1990 em renovar seu portfólio, adaptando-o a uma nova visão de mobilidade capaz de influenciar positivamente consumidores e o setor automotivo.

Por meio de seu Desafio Ambiental, divulgado no ano fiscal 2015/2016, a companhia estabeleceu uma meta agressiva: mitigar em até 90% as emissões de CO2 originadas por veículos novos até 2050. Na prática, com isso, 100% de seu portfólio até o meio do século será composto de carros híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível.

Em 1997, a TMC lançou no mercado japonês o híbrido Prius – dotado de tecnologia que permite a combinação do uso de combustíveis tradicionais e de energia elétrica para a propulsão do veículo. Esse modelo foi pioneiro em escala comercial na indústria e demonstrou que era possível trabalhar, de forma rentável, com tecnologias disruptivas no setor automotivo, buscando a gradativa eliminação de fontes não renováveis e de maior impacto sobre a atmosfera.

Desde então, a expansão internacional foi priorizada pela Toyota. Até meados de 2015, a TMC estava comercializando 35 diferentes modelos híbridos para passageiros, incluindo o Prius – que já está presente em 80 mercados e regiões. A meta é alcançar vendas anuais de 1,5 milhão de carros nessa modalidade, chegando a 15 milhões de unidades emplacadas até 2020.

Em abril de 2016, a TMC anunciou a marca histórica de 9 milhões de veículos híbridos comercializados em todo o mundo. A família Prius continua liderando no segmento, com 5,7 milhões de automóveis vendidos – 63% do total – desde a introdução da tecnologia nos mercados de atuação da companhia. No Brasil, desde 2013 a Toyota comercializa o Prius em sua rede autorizada – mais de 700 unidades já foram comercializadas desde então.

9 milhões de híbridos comercializados pela TMC até abril de 2016

63% das vendas de híbridos são do Prius

+ de 700 unidades Prius vendidas no Brasil

67 milhões de toneladas a menos de CO2 na atmosferaEsse foi o total de redução de emissões calculado pela Toyota, em nível global, resultante do uso de veículos híbridos; também houve diminuição de

25 bilhões de litros de gasolina em comparação com a quantidade usada por veículos convencionais

Incentivos em São Paulo

Detentor da maior frota de veículos do Brasil, o estado de São Paulo, por meio de governos municipais, firmou importantes iniciativas voltadas ao incentivo à tecnologia híbrida. Desde 2014, a Prefeitura de São Paulo passou a abrir mão de 100% de sua quota-parte do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o que garante 50% de desconto do valor do imposto ao proprietário de um carro híbrido. E, em Sorocaba, a prefeitura apresentou parte de sua nova frota de táxis para a cidade, que passa a contar, pela primeira vez na história, com veículos híbridos elétricos para atender os passageiros, incluindo o Toyota Prius.

Pioneirismo e inovação

Em mercados mais maduros, como os do Oriente e da Europa, a TDB tem registrado aumento significativo em vendas e vem aprofundando suas estratégias de mobilidade – incluindo veículos com diferentes fontes energéticas e níveis de performance, adequados para cada perfil de motorista.

Na visão de futuro da TMC, são sinalizados três caminhos para a mobilidade. O primeiro passo é o uso de veículos elétricos, tendo como foco deslocamentos de curta distância e automotores de pequeno porte.

Para transporte de passageiros em distâncias curtas, médias ou longas, a principal aposta é na tecnologia híbrida, que alterna combustíveis fósseis e energia elétrica de acordo com a necessidade de performance e velocidade. É nesse quesito que figura o Prius e sua tecnologia Hybrid Synergy Drive (HSD) – que permite a recarga automática da bateria pelos freios regenerativos –, com combinação de motores elétricos e a combustão.

A opção futura, de maior impacto, viabiliza o uso de células de combustível hidrogênio para propulsão de veículos como o Mirai, sedã de quatro lugares lançado pela Toyota em 2014, que rompe totalmente com o uso de combustíveis fósseis, gerando energia com células de hidrogênio.

Já disponível para venda no mercado japonês, o Mirai possui autonomia de até 480 quilômetros, 153 cavalos de potência e alcança a velocidade de 100 km/h em menos de 10 segundos.

Equipado com um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão com capacidade máxima de 70 Mpa, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula de combustível a hidrogênio, o Mirai gera energia por meio de uma reação química, captando oxigênio da atmosfera e produzindo carga elétrica, além de produzir água, expelida por válvula de escape. O motor também é alimentado diretamente pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pela desaceleração e frenagem do automóvel.

Em março de 2016, o Mirai foi eleito o Carro Verde Global do Ano no Salão do Automóvel de Nova York. Sua tecnologia foi a escolhida entre oito competidores de todo o mundo, considerando fator de emissão, eficiência em combustíveis e uso de tecnologias ecoeficientes.