Meio ambiente e ecoeficiênciaNa cadeia de valor: fornecedores e distribuidores

A TDB tem buscado integrar e engajar parceiros da cadeia de valor quanto aos seus compromissos de sustentabilidade. Com foco no relacionamento com a rede autorizada e com empresas que fornecem materiais, produtos e serviços essenciais para os negócios, as práticas estimulam a gestão de riscos, valorizam a cultura kaizen na cadeia produtiva e reforçam o controle de desperdícios e o uso responsável de recursos.

Fruto dos cinco ciclos já implantados do Toyota Environmental Action Plan – planos quinquenais com metas ambientais – e do Desafio Ambiental Toyota 2050, a empresa se mobiliza para universalizar a adoção de sistemas de gestão ambiental nos parceiros de negócios, além de estreitar laços, monitorar indicadores-chave e contribuir para o progresso dos parceiros, importantes elos entre a TDB e as pontas de sua cadeia: indústria siderúrgica e consumidores finais.

Distribuidores

Ao fim do ano fiscal 2015/2016, a rede de concessionárias da TDB alcançou 218 unidades, presentes em 26 estados e no Distrito Federal (este número não considera a divisão Lexus). Para construir relações de confiança, a companhia participa da Associação Brasileira de Distribuidores Toyota (Abradit) com iniciativas e programas de gestão, além de investir na qualificação para a rede (leia mais em Clientes) e na comunicação, com um portal na internet, um circuito interno de TV, um sistema de chats e o canal de treinamentos em vídeo (Radar Toyota).

Durante o ano, um dos destaques foi a condução do Comitê de Meio Ambiente da Abradit, formado com membros da Toyota e da associação, que conta com reuniões semestrais para a avaliação de atividades, certificados de gestão e auditorias. Outro grupo de trabalho também se dedica a atividades de Responsabilidade Social Corporativa, com participação de equipes de diferentes áreas da TDB – como Fundação Toyota do Brasil, Marketing e Comercial.

Três ações são adotadas para garantir a gestão de riscos e a adoção das melhores práticas na rede autorizada. A primeira é o Programa de Auditoria de Riscos Ambientais em Distribuidores (Derap, na sigla em inglês), aplicada no Brasil desde 2006 e que, no ano fiscal 2015/2016, mobilizou 100% dos dealers. No ano, o controle de formulários Derap foi inserido no sistema Abradit, com maior controle de indicadores-chave e informações.

O outro pilar é o estímulo à obtenção da certificação ISO 14001 nos distribuidores. Ao fim do ano fiscal, eram 100 dealers certificados na norma, um a mais que em 2014 – e o equivalente a mais de 65% da rede. O principal desafio para ampliar esse percentual é o elevado custo com a adaptação à norma – especialmente em cenários desafiadores para a economia brasileira, como o vivido desde 2014.

Em terceiro lugar, a TDB realiza o monitoramento de indicadores das concessionárias com certificação ISO 14001 – como geração de resíduos, emissões de CO2 e consumo de água e energia.

Critérios para aderir ao Derap

  • Ter um responsável ambiental em cada distribuidor;
  • Possuir uma política ambiental, uma declaração de atendimento à legislação vigente e um compromisso de implementali melhorias ambientais;
  • Gerenciar adequadamente resíduos perigosos;
  • Fazer uso de caixas separadoras de água e óleo;
  • Utilizar máquina recicladora do gás do sistema de ar-condicionado dos veículos, para evitar emissões de gases que prejudicam a camada de ozônio.

Eco Dealer

A fim de valorizar as boas práticas e os kaizens adotados pela rede autorizada, a TDB realizou em 2015 o concurso Eco Dealer, que recebeu 14 inscrições de projetos de todo o Brasil. Como finalistas, foram selecionados três parceiros – que apresentaram suas iniciativas voltadas à racionalização do uso da água na Toyota Dealer Convention 2016, em abril de 2016. No próximo ano fiscal, o concurso valorizará projetos voltados ao assunto de redução do consumo de energia elétrica.

Projetos finalistas 2015/2016

Caltabiano Pacaembu (SP)
Projeto de lavagem de veículos a seco

Carhouse Novo Hamburgo (RS)
Reutilização de água da lavagem de veículos

Nova Quality (SP)
Lavagem a vapor

Cadeia de fornecedores     G4-12, G4-EC8

No Brasil, a Toyota possui uma cadeia de fornecedores composta de cerca de 100 parceiros relevantes, divididos entre as categorias de materiais e insumos. Com o desafio de engajar empresas de diferentes portes, segmentos e regiões em seus compromissos e requisitos, a companhia mobilizou, no ano fiscal 2015/2016, 72 empresas em ações ambientais, de segurança, produtividade e qualidade.

As relações com a cadeia são regidas por três documentos centrais: a Política de Compras, baseada nos princípios de portas abertas e concorrência justa, benefício mútuo baseado em confiança e contribuição para a dinamização da economia local; o Guia Ambiental de Compras, revisado em 2013, que estipula normas que devem ser adotadas pelos parceiros em suas negociações com a TDB; e o Guia de Responsabilidade Corporativa.

A seleção e avaliação dos fornecedores são feitas considerando critérios como qualidade, processo logístico, capacidade de atendimento, custos de insumos e serviços e alinhamento ao Guia Ambiental de Compras. Um dos indicadores da efetividade dessas práticas é a adoção da certificação na norma ISO 14001 pelos fornecedores. Ao fim do ano fiscal, 96% dos parceiros já estavam certificados. A meta era alcançar a marca de 100% em 2015 – aspecto ainda não atendido em função de desafios de custo e processos vividos em algumas regiões.

45 EMPRESAS foram reconhecidas em 2015 na 14ª edição da Convenção Anual de Fornecedores Toyota, contemplando três categorias: Qualidade, Logística e Custo.