Palavra do
presidente

Ao longo de nossa história, nós, da Toyota, temos buscado construir uma relação de parceria e ganhos mútuos com a sociedade brasileira. A dois anos de celebrar a sexta década desde que implantamos aqui a primeira unidade industrial fora do Japão, demonstrando nossa confiança no País, continuamos fortemente comprometidos com a ideia de que uma empresa deve buscar fazer mais do que gerar empregos, dinamizar economias e gerenciar seus impactos ambientais.

O ano fiscal 2015/2016 foi bastante difícil para o setor automotivo brasileiro, com recuo em produção e vendas; mesmo assim, posso dizer que a TDB enfrentou os desafios de mercado com coragem, junto de distribuidores e fornecedores, e com apoio de cada um de seus colaboradores. Encerramos o ano com vendas de 175.843 unidades e nos mantivemos entre as sete maiores montadoras do País, o que é motivado, entre outros fatores, pela liderança em sedãs médios, mais uma vez ocupada pelo Corolla, e por bons resultados do Etios no Brasil e nos mercados sul-americanos para os quais exportamos o compacto – Paraguai, Uruguai, Argentina e Peru, este último, incluído nas nossas vendas internacionais a partir de 2016.

Mesmo em um cenário recessivo, mantivemos os investimentos na qualificação de colaboradores e na expansão da operação, com destaque para o novo centro logístico de Suape, que nos aproxima do Nordeste brasileiro e aumenta nossa capilaridade e eficiência; para a segunda fase do projeto de revitalização da planta de São Bernardo do Campo, que se tornou o endereço de nossa sede corporativa, ganhou um terceiro turno na forjaria e um centro de pesquisa e, em breve, inaugurará um centro de visitantes; e para a inauguração da fábrica de motores de Porto Feliz, que nacionalizou uma etapa importante da cadeia produtiva.

Paralelamente, demos continuidade aos investimentos sociais, com destaque para a Fundação Toyota do Brasil e seus vários projetos – como Arara Azul e Toyota APA Costa dos Corais – que levam educação ambiental, desenvolvimento e estímulo ao turismo sustentável a regiões de alto valor de biodiversidade. Só em 2015, foram quase R$ 4 milhões investidos de forma direta, com recursos captados no ano anterior, e impacto sobre as vidas de milhares de pessoas.

Tal como as demais subsidiárias Toyota no mundo, nossa visão de crescimento para a TDB está sintonizada à estratégia da matriz. No ano fiscal 2015/2016, ela ganhou contornos ainda mais ousados por meio do Desafio Ambiental Toyota 2050, que guiará a companhia de um modelo de gestão de impactos negativos para um de atuação positiva na sociedade.

Entre os compromissos, destacam-se temas como a gestão de resíduos e emissões e o uso de recursos hídricos – temas que tratamos há anos no Brasil, por meio de ciclos quinquenais de metas, sendo que um deles foi concluído no ano fiscal 2015/2016 com 100% de atingimento dos objetivos. A principal novidade, porém, está conectada ao negócio: estamos comprometidos a reduzir as emissões de nossos veículos em 90% até 2050 – o que, na prática, significa que, em breve, deixaremos de fabricar carros alimentados por combustíveis fósseis.

Essa meta reforça a crença da Toyota Motor Corporation de que a indústria automotiva está em transformação – e, para responder adequadamente aos desafios da humanidade, deve inovar de maneira disruptiva, consolidando uma visão de eco-company. Ao fim do ano fiscal, chegamos à marca de 9 milhões de veículos vendidos no mundo com tecnologia híbrida – a mesma do Prius, à venda na rede autorizada desde 2013 no Brasil – e criamos um plano agressivo de expansão das vendas de carros de menor impacto, a fim de torná-los atrativos, competitivos e conectados aos atributos de qualidade e confiança que constituem a identidade de nossa marca.

Nos próximos anos, queremos repetir o pioneirismo do Prius e estar entre as empresas líderes na introdução de tecnologias como a elétrica e a de células de hidrogênio no Brasil, impulsionando o mercado rumo a uma economia de baixo carbono. Além disso, continuamos atuando no sentido de aumentar a eficiência em uso de combustíveis do nosso portfólio atual – o que é atestado por ferramentas como o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro – e garantir uma experiência singular e gratificante aos nossos clientes, da concepção do produto ao pós-venda, para que nos retribuam sempre com um sorriso e reconheçam nosso jeito de fazer negócios.

Neste Relatório de Sustentabilidade, apresentamos a você uma síntese de como foi o ano fiscal 2015/2016, além de darmos alguns sinais de nossa preparação para o futuro. Os conteúdos apresentados respondem aos objetivos estratégicos da matriz e da TDB e também prestam contas sobre nossos temas materiais de sustentabilidade – identificados a partir de uma consulta abrangente aos públicos de relacionamento da companhia no Brasil.

Boa leitura.

Koji Kondo
Presidente da Toyota do Brasil