Mensagem da Presidência

Uma Nova Volkswagen [GRI 102-14]

Olhamos para o futuro de forma otimista e cheios de energia. O ano de 2017 marcou o início da retomada do mercado, que registrou crescimento de cerca de 10% no número de emplacamentos de veículos leves, totalizando 1,8 milhão. Embora ainda distante do cenário anterior à crise, esses números, assim como os sinais de interrupção da recessão, apontam para o início de um ciclo mais positivo e com perspectiva de novos crescimentos para a indústria.

A Volkswagen do Brasil não apenas teve desempenho acima da média do mercado – 19% a mais em vendas em 2017 – como prepara o maior ciclo de renovação do portfólio da sua história. O primeiro movimento nesse sentido foi o lançamento do Novo Polo, veículo que expressa o que queremos para a nossa Marca: referência em tecnologia, segurança, motorização e design. Até 2020, investiremos R$ 7 bilhões em nosso negócio no País e devemos ter o lançamento de 20 novos produtos – 13 deles fabricados nas plantas brasileiras.

Lançado em setembro de 2017, o Novo Polo venceu os principais comparativos realizados pela mídia especializada, e apesar de recém-lançado já foi o carro mais premiado de 2017. Com o mesmo padrão de tecnologia e segurança do modelo no exigente mercado da Europa, o veículo também tem recursos específicos de design e conforto que o consumidor brasileiro valoriza. Essa estratégia de regionalização dos produtos faz parte da nossa escuta permanente dos desejos dos nossos consumidores.

Mas, para além da maior ofensiva de lançamentos da nossa história, o maior motor da nossa estratégia, sobretudo, são as pessoas. A transformação da Volkswagen do Brasil em uma empresa mais moderna, enxuta e ágil passa pela preparação dos trabalhadores para enfrentar os desafios. Times altamente capacitados, que trabalham em equipe, com olhar amplo sobre o negócio e senso de urgência são competências essenciais para alcançarmos os nossos objetivos. Assim, conseguiremos dedicar mais tempo ao que é esperado do negócio: atenção total aos clientes, relacionamento próximo e alinhado com os nossos concessionários, fornecedores e outros parceiros estratégicos.

E estamos fazendo rápidas evoluções. Em Recursos Humanos, prezamos pela manutenção do diálogo, do desenvolvimento de pessoas e da promoção do bem-estar, bem como a revisão de práticas e processos que podem se tornar menos burocráticos, como você vai ler no capítulo Nossas Pessoas. As Nossas Fábricas avançam para se tornarem cada vez mais conectadas, flexíveis e autônomas. Também trabalhamos para que Nossos Produtos sejam cada vez mais inovadores e eficientes no consumo de combustíveis, como demandam os Nossos Clientes, e no desenvolvimento dos Nossos Fornecedores, parte fundamental dessa construção. Desde o ano passado, outras duas prioridades estratégicas devem estar presentes em todo o negócio e são fundamentais para o crescimento que vislumbramos para a companhia: Digitalização e Conectividade e Novos Negócios, que incluem o olhar atento para a demanda por convergência e recursos digitais e para os próximos desafios na relação entre as pessoas e os carros. Por fim, a estratégia da Nossa Imagem busca refletir as transformações que ocorrem em todos os níveis da empresa.

Nosso compromisso com a sustentabilidade é reforçado com tecnologias de menor impacto ambiental, motores mais eficientes e avanços na gestão ambiental das fábricas, que utilizam energia elétrica exclusivamente de fontes renováveis e aumentam a cada ano a reciclagem de resíduos.

Também nos mantemos atentos ao cenário político-econômico nacional. Em 2017, encerramos o ciclo do programa Inovar-Auto, do Governo Federal, que trouxe importantes benefícios, estimulando a indústria a avançar na inovação produzida em solo nacional e reduzir níveis de emissão de gases de efeito estufa. Esperamos ter em breve as definições do novo regime automotivo, conhecido como Rota 2030, pois precisamos ter clareza sobre o que o governo pensa para o setor – e a demora nesse processo só gerará insegurança e afetará a recuperação da indústria – tão necessária para a consolidação do crescimento no Brasil.

Dessa forma, preparamo-nos para as transformações que o futuro nos reserva e estamos confiantes de que nossa estratégia nos moverá para a retomada da liderança no mercado brasileiro. Teremos muitas novidades até 2020.

Boa leitura!

Pablo Di Si
Presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul (SAM) e Brasil