Nossos Produtos

Tecnologia e sustentabilidade

O investimento no desenvolvimento de veículos mais tecnológicos e sustentáveis faz com que a Volkswagen do Brasil entregue ao mercado produtos inovadores, cada vez mais seguros, altamente tecnológicos e eficientes quanto ao consumo de combustíveis.

Reconhecida pelos consumidores como uma marca que prima pelo design, a Volkswagen do Brasil busca se diferenciar também pelos atributos de segurança, tecnologia e ecoeficiência. São essas algumas das premissas de trabalho da empresa nas etapas que precedem a chegada de um novo modelo ou uma nova versão ao mercado. Com a inclusão dos temas Digitalização e Conectividade e Novos Negócios como pilares estratégicos, em 2017, foram realizados aportes financeiros significativos para evoluir ainda mais o portfólio nesses aspectos.

As novidades estão atreladas à Nova Volkswagen, que prevê o lançamento de 20 novos veículos até 2020, na maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen do Brasil, todos equipados com recursos que valorizam a tecnologia e a conectividade, sem comprometer a segurança da condução do veículo.

Entre as principais inovações apresentadas em 2017 está o Manual Cognitivo do Virtus, o primeiro veículo da América Latina a utilizar o sistema de inteligência artificial Watson, desenvolvido pela IBM, para responder às questões de motoristas sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro (leia mais no quadro a seguir). O Virtus foi apresentado em 2017, mas lançando oficialmente em janeiro de 2018 .

Grande parte dos modelos lançados pela Volkswagen do Brasil no ano passado oferece os recursos de infotainment, gerenciados por meio do Volkswagen App-Connect e do Discover Media, para interagir e espelhar o smartphone na tela do sistema, compatível com Apple Carplay e Google Android Auto. Assim, já é possível ligar para alguém ou receber chamadas, enviar mensagens por comando de voz, checar agenda, acessar aplicativos de música e muitas outras funções ao longo da viagem.

A motorização é outro destaque em inovação da Marca. Com os lançamentos mais recentes, a Volkswagen se consagrou no Brasil como a fabricante com maior oferta de veículos equipados com motores que combinam injeção direta de combustível e turbo compressor – recursos que formam a base da tecnologia TSI, permitindo o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam pelo reduzido consumo de combustível, alta potência e elevado torque em baixas rotações.

Os ganhos ocorreram não somente pela evolução dos motores, mas também pelo tipo de pneus utilizado (de baixa resistência ao rolamento, que contribuem, portanto, com a eficiência) e pelo peso dos veículos – a adoção, por exemplo, de um aço mais resistente permite que se utilize menor quantidade desse material, diminuindo o peso dos veículos e, consequentemente, o consumo de combustível em cerca de 25%.

Etiquetagem e Inovar-Auto [GRI 307-1, 417-1, 302-5]

Engajada no Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Volkswagen do Brasil alcançou a meta de etiquetar 100% dos veículos produzidos com os respectivos dados sobre consumo de combustível e emissões de gases poluentes até 2017. A montadora conta com 43 modelos registrados com classificações A ou B do selo, que correspondem a 79% da frota, e também com a melhor relação entre veículo, consumo de combustível e emissão de gases de efeito estufa (GEE) por quilômetro percorrido.

A adesão ao programa de etiquetagem foi uma das prerrogativas do regime regulatório do governo federal para o setor automotivo, batizado de Inovar-Auto, cujo primeiro ciclo foi concluído em dezembro de 2017. Um novo regulamento está em formulação pelo governo em conjunto com a indústria automobilística, mas ainda não se sabe quais serão os novos parâmetros.

Em relação à eficiência energética de frota, a prioridade é se manter abaixo do limite estabelecido pelo Inovar-Auto (de 1,79 megajoule/km), tendo atingido 1,68 megajoule/km em 2017.

O laboratório de emissões da Volkswagen do Brasil monitora os gases emitidos pelos veículos produzidos no Brasil. Nos últimos anos, foi possível reduzir, em média, entre 12% e 18% o consumo de combustível da frota de veículos, graças a ações de melhoria implementadas.

Ações para reduzir as emissões nos veículos Volkswagen1 GRI 302-5

Redução em megajoule/km
Novo Polo com parâmetros que auxiliam a redução do consumo de combustível: tecnologias de carroceria aumentam o tamanho do carro e reduzem o peso do veículo-0,03
Direção elétrica para todas as versões-0,05
Medições de consumo de combustível feitas seguindo indicador de troca de marchas-0,05
Implementação do sistema de monitoramento de pressão dos pneus-0,013
100% de pneus verdes para todas as versões-0,07
Implementação do conceito downsizing, em que o motor 200 TSI com cilindrada 1.0l substituiu também com vantagens de desempenho um 2.0l convencional.-0,24

1 As medições seguem normas específicas e são acompanhadas por representantes dos órgãos ambientais competentes, como o Ibama e a Cetesb. Na etapa de produção dos veículos, os valores de consumo energético estão sujeitos a auditorias do Inmetro.

Principais lançamentos de 2017

Novo Polo

Grande lançamento de 2017, o Novo Polo foi apresentado ao mercado como o “Embaixador da Nova Volkswagen”, sendo o primeiro modelo da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen do Brasil, com 20 lançamentos até 2020. O modelo se distingue da geração anterior por conta, especialmente, de seu motor de 200 TSI (referente a 200 Nm de torque), que garante melhor aceleração com menos trocas de marchas e ajuda a economizar combustível, tem potência de até 128 cv (etanol), câmbio de seis marchas e velocidade máxima de 192 km/h. O Novo Polo é um dos carros mais seguros do País – com nota máxima em segurança conquistada nos testes do Latin NCAP (programa independente de avaliação de carros novos para América Latina e Caribe), com cinco estrelas tanto para a proteção do ocupante adulto como para as crianças. O Novo Polo também é o primeiro veículo comercializado no Brasil a ser premiado pelo Latin NCAP com o Advanced Award para Proteção aos Pedestres.

O veículo dispõe ainda do inovador sistema de reconhecimento de fadiga que, ao analisar o comportamento do motorista na direção, é capaz de detectar se a atenção do condutor está dispersa.

Com 300 litros de capacidade, o porta-malas do Novo Polo acomoda facilmente a bagagem de todos os passageiros. Esse volume pode ser ampliado para 1.071 litros, bastando para isso rebater o encosto do banco traseiro.

Ele também é o primeiro veículo do Grupo Volkswagen com design personalizado para uma região. Seu projeto segue um modelo global, que contou inclusive com um lançamento quase simultâneo no Brasil e na Alemanha, mas é o primeiro a vir com um design dianteiro exclusivo para o mercado da América Latina, inspirado no desejo dos consumidores. O destaque é o vinco que margeia a entrada de ar e corta o espaço entre o conjunto ótico principal e os faróis de neblina.

Saiba mais sobre o novo Polo

Virtus

Apresentado à imprensa em novembro de 2017, e lançado oficialmente em janeiro de 2018, o Virtus foi o segundo modelo da ofensiva de produtos da Nova Volkswagen. Primeiro sedã construído sob a Estratégia Modular MQB no País, o modelo foi idealizado para ser referência em design, espaço interno e conforto na categoria de sedãs. Além disso, é o primeiro automóvel do mundo a contar com um Manual Cognitivo, baseado na plataforma de inteligência Artificial Watson da IBM. O projeto visa simplificar a vida dos motoristas e apresenta todas as informações técnicas e funcionais sobre o manual do carro de forma muito inovadora.

O Virtus tem como destaque um conjunto mecânico do motor TSI de até 128 cv e transmissão automática de seis velocidades. Assim como no Novo Polo, o carro tem uma linguagem visual exclusiva, desenvolvida com base em pesquisas com clientes e focada na regionalização dos produtos da Volkswagen.

Referência no segmento, a distância entre-eixos no Virtus é de 2,65 metros (a mesma do Jetta) e, com isso, o Virtus estabelece um novo padrão de conforto e aproveitamento de espaço em sua categoria. O modelo conta ainda com um porta-malas com capacidade de 521 litros.

Saiba mais sobre o Virtus

novo up!

O novo up! tem novidades funcionais, especialmente em tecnologia. Faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light –acionamento de apenas um dos lados do farol quando o sistema reconhece a manobra que está sendo feita), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e suporte para celular estão entre os recursos exclusivos na categoria.

Veículo tecnicamente mais avançado da sua categoria, o novo up! chegou ao mercado com duas opções de motorização 1.0 de três cilindros: a MPI de até 82 cv (câmbio manual de cinco marchas ou transmissão automatizada I-Motion) e a TSI de até 105 cv (câmbio manual de cinco marchas).

O novo up! apresentou um design mais esportivo e é maior que a versão anterior, com comprimento de 3,68 metros. Entre as novidades tecnológicas, o novo up! TSI oferece o sistema Composition Phone, por meio do aplicativo maps + more (disponível para os sistemas Android e iOS).

O Think Blue. Trainer é um dispositivo de monitoramento e auxílio ao motorista para uma condução mais eficiente que funciona de forma complementar ao indicador de troca de marchas no painel de instrumentos. O sistema mostra na tela do celular um gráfico que se modifica à medida que o veículo consome mais ou menos combustível. Quanto mais econômico, mais elementos azuis aparecerão.

Saiba mais sobre o novo up!

Linha Pepper ampliada

Em 2017, a linha Pepper cresceu. Sucesso de vendas para o Fox, a série especial com foco na esportividade foi lançada nos modelos up! e Saveiro.

O Fox Pepper passou a ser oferecido com o motor 1.6l MSI de até 120 cv, que pode ser associado ao câmbio manual de seis marchas ou à transmissão automática I-Motion. O modelo também passou a contar de série com controle eletrônico de estabilidade, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (tecnologia exclusiva na categoria), controle de assistência de partida em rampa, luz de conversão estática (cornering light) e câmera traseira de estacionamento.

Os diferenciais de série no up! Pepper são os faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. O motor é o 1.0l TSI de até 105 cv com transmissão manual de cinco marchas.

Assim como na linha up!, é a primeira vez que a configuração Pepper é oferecida para a Saveiro, disponível nas carrocerias de cabine estendida e dupla, sempre com a motorização 1.6l de até 104 cv e câmbio manual de cinco marchas. Além de diferenciais de design, a Saveiro Pepper entrega uma ampla lista de equipamentos de série, como ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, roda de liga leve de 15”, chave tipo “canivete” com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e distância, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme keyless, vidros e travas com acionamento elétrico, sensor de estacionamento elétrico, capota marítima e protetor de caçamba.

Saiba mais sobre o Fox

Saiba mais sobre o up!

Saiba mais sobre a Saveiro

Atendimento a normas e regulamentos [GRI 416-2, 417-2, 417-3 e 419-1]

Em 2017, a Volkswagen do Brasil recebeu seis manifestações de clientes sobre possíveis não conformidades relativas à comunicação de marketing. Duas delas foram consideradas improcedentes; em um caso foi constatado um erro decorrente de publicidade praticada pelo concessionário; e as três restantes se referiam a interpretações equivocadas dos clientes. Não houve nenhuma manifestação relacionada a casos de impacto na saúde e na segurança do consumidor, nem problemas relacionados às informações e rotulagem de produtos e serviços. Também não foi encontrado nenhum caso de não conformidade com leis e regulamentos sociais e econômicos.

Veículos cada vez mais seguros [GRI 103 | 416, 416-1]

A saúde e a segurança dos usuários dos veículos Volkswagen são prioridades da empresa, que considera tais aspectos – aliados a outros, como conforto e resistência do veículo – em todas as fases do ciclo de vida do produto, desde os trabalhos de desenvolvimento até o suporte oferecido aos clientes nas atividades de pós-vendas.

O padrão de segurança segue as legislações brasileira e internacional sobre segurança veicular, além dos critérios adicionais da Volkswagen. O investimento em tecnologia e laboratórios especializados em segurança passiva (em caso de acidentes), formação de expertise de engenharia em conjunto com a Matriz e o desenvolvimento de componentes de segurança em parceria com players globais em sua especialidade são importantes balizadores desse processo. A Volkswagen do Brasil foi a primeira empresa a inaugurar um laboratório de Segurança Veicular e a realizar crash tests, em 1971.

Essa atividade é avaliada por meio de institutos internacionais. Entre os principais avanços estão a incorporação de diversos componentes de segurança de última geração nos veículos de projeto nacional, como airbags laterais, bem como a implementação de novos laboratórios de segurança veicular, como o de proteção aos pedestres.

Segurança máxima

O Novo Polo é o único da categoria a conquistar nota máxima em segurança pelo Latin NCAP (programa independente de avaliação de carros novos para América Latina e Caribe) com cinco estrelas tanto para a proteção do ocupante adulto como para a criança. O Novo Polo é o primeiro veículo comercializado no Brasil a ser premiado pelo Latin NCAP com o Advanced Award para Proteção aos Pedestres.

Avaliação em cada etapa:

  • Desenvolvimento do produto: aspectos de segurança dos ocupantes são extremamente relevantes e considerados em detalhes desde o início do projeto. Em projetos recentes se considera também a proteção dos pedestres. Os componentes implementados são desenvolvidos por meio de modernos recursos laboratoriais e se utilizam de simulações de predições veiculares, tanto do componente como do veículo completo e sua interação com os demais em crash test. A Volkswagen do Brasil foi a primeira empresa a inaugurar um Laboratório de Segurança Veicular e a realizar crash tests, em 1971.
  • Desenvolvimento de componentes: durante o desenvolvimento de um novo produto, há um trabalho paralelo com os fornecedores para desenvolver determinados componentes que serão embarcados nos veículos e que devem obedecer aos mesmos critérios de qualidade e segurança da Volkswagen. O trabalho prevê acompanhamento constante para validação dos processos de manufatura e dos componentes produzidos, além de seleção criteriosa dos parceiros, sua homologação prévia e realização de auditorias e de eventos de engajamento, caso do encontro anual Lieferantentag, em que são assinados os acordos de Qualidade. Os parceiros também são treinados e recebem suporte da Volkswagen do Brasil para estruturar uma gestão de riscos mais efetiva em suas empresas.
  • Desenvolvimento do processo de manufatura: a fabricação do produto é liberada somente após a certificação da funcionabilidade dos componentes e do veículo completo, de forma que atendam exatamente às especificações aprovadas no projeto.
  • Desenvolvimento de serviços: o processo é pensado para assegurar a conformidade com aspectos de saúde e segurança de todos os que realizam as manutenções dos veículos nas concessionárias da Volkswagen no Brasil. O processo estabelece, ainda, as ferramentas e instalações necessárias para a execução das atividades de acordo com as diretrizes.
  • Certificação do produto: os produtos finais, desde as etapas de protótipo até as pré-séries e o início da produção, são submetidos a rotinas de certificação, que, em 2017, totalizaram a rodagem de 104 veículos de 21 projetos. Foram cerca de 4 milhões de km percorridos em todo o Brasil. Outras rodagens verificam questões específicas de ruído comparando carros novos e com 10 mil km percorridos. Em 2017, foram dois testes desse tipo, utilizando 24 veículos de todos os modelos produzidos no Brasil. A certificação do produto em ensaios destrutivos em crash test é outra etapa básica sem a qual não pode ocorrer a liberação do produto ao mercado. Com manequins antropométricos de última geração são verificados se parâmetros biomecânicos e estruturais atendem aos mais severos critérios de segurança para proteção dos usuários dos veículos.
  • Certificação de processo: ao longo do processo de fabricação dos veículos, após seu lançamento, avaliações periódicas são realizadas para assegurar a conformidade com os padrões de qualidade, saúde e segurança. São diversas análises: em peças unitárias, componentes usinados, nos sistemas de motor e transmissão e no veículo pronto. Em 2017, foram realizadas 74 auditorias nas quatro plantas da Volkswagen do Brasil. O objetivo é identificar as melhores práticas que contribuam para a excelência dos processos de manufatura e que preservem a integridade das pessoas.
  • Marketing e uso do produto: as áreas de marketing e assistência técnica recebem todas as informações sobre segurança veicular para promoção, divulgação e, especialmente, orientação aos consumidores. A correta utilização dos componentes de segurança é retratada em detalhes nas mídias disponíveis e no manual do proprietário. Além disso, o cliente recebe o caderno direção segura, que indica o melhor ajuste dos componentes de segurança de forma a obter ergonomicamente a posição mais segura de direção e o melhor desempenho do sistema em caso de colisão.

Além dessas etapas, há os processos para mensurar a qualidade do portfólio em campo por meio das pesquisas de satisfação e qualidade conduzidas pelas equipes de Qualidade Assegurada e Pós-Vendas. A empresa ainda realiza o chamado acompanhamento da qualidade de longa duração, que avalia os veículos com mais de 100 mil km rodados e busca identificar oportunidades de melhoria no produto e em seus respectivos processos.

ISO 9001

Todas as etapas que integram o ciclo de vida dos produtos e serviços da Volkswagen do Brasil são estruturadas com base no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa (ISO 9001) e outras normas internas.