Relatório de Desempenho e
Sustentabilidade do Grupo Abril 2014

A atuação do Grupo Abril é pautada pela sua relevância, sempre com o objetivo de entregar produtos de qualidade ao mesmo tempo em que compartilha valor com a sociedade por meio de todas as suas áreas de atuação.

Para direcionar a gestão de negócios nesse quesito, a organização iniciou, em 2014, a implantação de sua Política de Sustentabilidade, com diretrizes que refletem práticas da cultura Abril de “fazer bem-feito” e que já eram adotadas na gestão dos negócios do Grupo, servindo como base para processos que identificam oportunidades de inovação em produtos, serviços e relacionamentos.

As premissas da política estão alinhadas a valores e princípios da organização e envolvem diálogo, construção coletiva, transversalidade, amplitude e integração de perspectivas, conexão entre negócios e mobilização para ação e avaliação de efeitos e externalidades. Mais do que isso, visam provocar uma reflexão sobre o papel de cada área e como os direcionamentos podem refletir na atuação do Grupo.

Diretrizes da Política de sustentabilidade

Os principais direcionamentos da Política de Sustentabilidade estão descritos a seguir.

 

Desempenho econômico e governança
Desenvolver e manter estruturas de governança para negócios sustentáveis – por meio de um órgão formado por representantes de diferentes áreas do Grupo Abril – com o objetivo de oferecer suporte à tomada de decisão ao Conselho de Administração; manter ativos e divulgados os canais para recomendações/sugestões de funcionários às diferentes diretorias; e incluir critérios que considerem aspectos legais, sociais, ambientais, econômicos e de governança nos processos de avaliação de novos negócios, fusões e aquisições de empresas.

 

Condições e relações de trabalho
Garantir condições mínimas de trabalho na gestão dos negócios, atentando a aspectos como saúde e segurança, preparação do público interno e oportunidade de desenvolvimento pessoal, entre outros; garantir os direitos e as condições mínimas de equidade entre todos os colaboradores do Grupo; e cuidar para que o conteúdo desenvolvido e veiculado pelas publicações possa contribuir, de alguma forma, para o fortalecimento da valorização das diferenças.

 

Comunicação
Criar condições para que as publicações do Grupo Abril promovam o respeito e a valorização da diversidade na sociedade, ampliando a democratização da informação, combatendo a discriminação e o assédio e atuando pela erradicação do trabalho infantil e do trabalho forçado ou análogo ao escravo; cuidar para que o conteúdo das publicações não reforce ou induza qualquer tipo de discriminação; e expressar a corresponsabilidade do Grupo pelo conteúdo e pela linguagem dos anúncios e inserções publicitárias veiculados em suas publicações, garantindo sempre a liberdade de expressão e a independência editorial.

 

Uso de recursos e impactos ambientais das atividades
Avaliar, evitar e reduzir os riscos e impactos ambientais relacionados a todas as atividades; procurar aumentar a eficiência no uso de recursos e reduzir a geração de poluição, emissões e resíduos; priorizar a utilização de recursos renováveis; evitar o uso de materiais perigosos, tóxicos ou controlados nas operações; engajar colaboradores e frequentadores de suas unidades acerca de iniciativas de ecoeficiência e inovação na gestão de impactos e preservação ambiental promovidas pelo Grupo Abril; considerar o impacto socioambiental dos materiais na avaliação das campanhas e ferramentas de marketing utilizadas pelo Grupo; identificar oportunidades de negócios, viabilizando processos de logística reversa dos produtos; e atuar na redução dos impactos socioambientais do transporte de pessoas, materiais e produtos, atentando especialmente para as condições de saúde e segurança dos motoristas, colaboradores e comunidades e para as condições da frota de veículos.

Relacionamentos

G4-12

Fortalecer relacionamentos e ações conjuntas com fornecedores e parceiros, visando à gestão compartilhada dos impactos ao longo da cadeia de valor e à garantia do respeito aos direitos humanos; desenvolver e implementar critérios socioambientais para avaliação, seleção e contratação de fornecedores; contribuir para a ampliação e democratização do acesso à informação e ao conhecimento no país, por meio da interlocução do Grupo Abril com órgãos públicos e outras entidades que representam os interesses da sociedade; combater a corrupção em todas as suas formas no Grupo e em toda a sua rede de relações; e manter processos de monitoramento e gestão de seus impactos no entorno das áreas de operação.

Comitê de Sustentabilidade

Com o objetivo de apoiar os gestores a se apropriar do conteúdo da Política de Sustentabilidade, construindo um entendimento cada vez maior sobre seus direcionadores, o Grupo Abril estabeleceu o Comitê de Sustentabilidade.

O comitê realiza encontros periódicos para conduzir ações de mobilização e articulação do público interno, potencializando a aderência à política.

Implantar a Política de Sustentabilidade é um desafio contínuo, visto que a própria prevê revisões e melhorias de práticas já estabelecidas, com o objetivo de tornar a empresa mais sustentável a cada dia.

No Grupo Abril, a estratégia para incorporar os norteadores da política ao cotidiano organizacional está baseada em ciclos anuais. Em 2014, trabalhamos em grupo na exploração de cada um dos norteadores, criando e implementando ações – testadas durante esse mesmo ciclo e avaliadas constantemente.

A condução do comitê é baseada em conceitos como design thinking, geração de ideias e priorização de objetivos para cada norteador. Os aprendizados desse processo vão contribuir para o desenho do ciclo 2015.

Objetivos do Comitê de Sustentabilidade

  • Apoiar a implementação da Política Corporativa de Sustentabilidade
  • Desenhar ações e iniciativas para integrar a Política ao dia a dia da empresa
  • Fortalecer a atuação dos abrilianos já envolvidos em iniciativas “sustentáveis”
  • Engajar funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos no tema

Parcerias

G4-15; G4-16

O Grupo Abril realiza ações sociais e de desenvolvimento sustentável em parceria com diversas entidades:

Responsabilidade Social
  • Afroreggae
  • Instituto Millenium
  • Instituto Palavra Aberta
Desenvolvimento Sustentável
  • Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
  • Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Pacto Global
Organizações setoriais
  • American Chamber of Commerce (Amcham)
  • Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner)
  • Instituto Verificador de Circulação (IVC)
Gráfica
  • Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf)
  • Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG)
Jurídico
  • Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI)
  • Associação Paulista da Propriedade Intelectual (Aspi)
Logística
  • Associação de Empresas de Padrões na Cadeia de Logística e de Suprimentos (ECR Brasil)
Marketing
  • Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd)
  • Associação de Marketing (Popai)
Publicidade
  • Associação dos Profissionais de Propaganda (APP)
  • Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp)
  • Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar)
  • Associação de Mídia Interativa (IAB Brasil)

Social: Educação, democracia e liberdade

O foco da atuação social do Grupo Abril está em investimentos e posicionamentos que promovam melhorias na educação e defendam a democracia, a liberdade de expressão e a livre iniciativa.

Para compreender a estratégia que levou ao direcionamento em educação e cultura, é preciso revisitar o cenário encontrado por Victor Civita ao chegar ao Brasil. Tratava-se de um país com 40% da população composta de analfabetos.

Portanto, para quem acabara de fundar uma editora e precisava de leitores, fomentar a educação era uma sábia decisão estratégica, que não só compartilharia valor com a redução do analfabetismo como também aumentaria a quantidade de potenciais clientes. Criava-se, portanto, uma conexão entre negócio e benefício social, tal como sugerem as atuais práticas de sustentabilidade.

Por oferecer ao indivíduo subsídios e conceitos necessários para que tire suas conclusões e faça suas próprias escolhas, a educação é o vetor mais relevante do processo de democracia, liberdade de expressão e livre iniciativa, que compõem um tripé que valoriza um modelo de sociedade baseado no direito de livre escolha.

Por isso, o Grupo Abril defende que tanto imprensa quanto cidadãos tenham espaço para se expressar e colocar suas opiniões. Da mesma forma, cabe à audiência escolher o que quer ler, ver ou ouvir, na busca do meio com o qual mais se identifique. A pluralidade de meios garante que todos encontrarão o seu espaço.

Nas palavras de Roberto Civita, saudoso presidente e editor do Grupo Abril, “a liberdade de manifestação do pensamento, que se constitui num direito natural do cidadão, é o pressuposto básico da democracia e precede todas as demais liberdades por ela asseguradas: política, religiosa, econômica, de imprensa, de associação e todas as outras”. Por isso, o Grupo defende uma imprensa livre de qualquer regulação que já não esteja prevista nas atuais leis brasileiras.

“A democracia e a liberdade dependem, para se manterem, das informações e da fiscalização que somente uma gama diversificada de veículos independentes pode assegurar. Por sua vez, os meios de comunicação não subsistiriam sem a publicidade, que não existiria se não houvesse competição, que não teríamos sem um sistema de mercado livre, que depende – fechando esse círculo virtuoso e admirável – da democracia e da liberdade para garanti-lo”.

Roberto Civita

EDUCAR PARA CRESCER

Educação de qualidade é não só um direito de todos, mas também elemento fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Estimular a sociedade para a importância do ensino é uma das iniciativas do EDUCAR PARA CRESCER, movimento sem fins lucrativos que conta com o apoio de empresas engajadas na causa.

O EDUCAR PARA CRESCER estimula o envolvimento dos pais na educação de seus filhos e incentiva empresas a promoverem a melhoria do ensino em comunidades vizinhas em todo o Brasil.

O apoio da Abril ao movimento se dá por meio de diferentes ações, entre elas as campanhas feitas em páginas institucionais publicadas nas revistas da Abril Mídia, incluindo mensagem de mobilização da população relacionadas à causa.

Em 2014, um dos destaques foi o Guia da Primeira Infância, produzido em parceria com a Galinha Pintadinha, que tem como objetivo orientar pais sobre a importância dos anos iniciais de vida no desenvolvimento dos filhos, com dicas sobre comportamento e saúde.

O encarte está disponível para download em www.educarparacrescer.com.br/galinhapintadinha.

Outra ação relevante são as Feiras de Troca de Livros, realizadas em abril, o mês da leitura, em diversos pontos de São Paulo, inclusive na Avenida Paulista e na sede da Abril Gráfica.

Todas as iniciativas do Educar para Crescer podem ser vistas em http://educarparacrescer.abril.com.br

Anúncios bonificados

Para contribuir para a divulgação de causas que beneficiem a sociedade, promovendo educação, cultura e qualidade de vida aos leitores, a Abril beneficia instituições sem fins lucrativos com anúncios bonificados (gratuitos) em suas revistas.

Anualmente, a Diretoria de Relações Corporativas, responsável pela triagem e pelo acompanhamento das solicitações, recebe os pedidos e avalia quem serão os apoiados. Em 2014, o projeto beneficiou 42 instituições.

No total, 25 veículos publicaram 91 anúncios bonificados – equivalentes a R$ 10 milhões –, criados por 15 agências de publicidade parceiras do projeto.

Atitude Abril – Aids

Lançado no início de 2014, é um projeto institucional do Grupo Abril que abraça a causa da Aids, discutindo o tema sob suas diversas facetas: prevenção, motivação ao teste, conscientização e preconceito, entre outras. A crença é de que a informação é a principal arma contra a doença e que, por meio dela, conseguiremos melhorar o panorama atual.

As marcas da Abril publicaram reportagens relacionadas ao tema, identificando-as com o selo da campanha, em todas as plataformas (revistas, tablets, sites, redes sociais e mídia out of home).

Em 2014, foram publicadas 61 matérias nas revistas impressas. Considerando o alcance das publicações, chegou-se a um total de mais de 100 milhões de leitores. Além disso, os conteúdos editoriais nas diferentes plataformas da Editora Abril falam tanto da conscientização e prevenção quanto das questões que podem afetar a qualidade de vida de quem já é portador do HIV.

Outra frente do projeto foi a campanha publicitária "Desinformação tem cura", que contou com o apoio de celebridades engajadas no projeto, como Anderson Silva, Diogo Nogueira, Fábio Porchat, Maria Casadeval, Ney Latorraca, Neymar e Sophia Abrahão. Ao todo, foram 69 páginas de anúncio nas revistas da Abril, aumentando o poder de conscientização em relação ao assunto.

Também foi realizada uma pesquisa com mais de 15 mil participantes, a maior pesquisa já feita no Brasil sobre o conhecimento a respeito de HIV/Aids, o comportamento sexual dos brasileiros e as barreiras que ainda precisamos ultrapassar para aumentar o controle sobre o problema.

Programa de apoio ao voluntariado Mãos à Obra

É a forma de apoio que o Grupo Abril dá para as diferentes iniciativas sociais e ambientais em que seus funcionários fazem algum tipo de atividade voluntária. O programa reconhece, divulga e amplia o trabalho voluntário dentro da empresa, organizando campanhas, feiras e doações em prol dessas instituições. O Mãos à Obra, iniciado em 1999, visa reconhecer, divulgar e ampliar o trabalho voluntário entre os funcionários da Abril.

No ano de 2014, para dar maior visibilidade às instituições cadastradas no programa e incentivar ainda mais o trabalho voluntário entre os funcionários, em parceria com a comunicação interna, o programa lançou a série mensal de entrevistas chamada Perfil do Voluntário Abril. E, também em busca de criar novas oportunidades voluntárias aos abrilianos, realizou a I Feira de Oportunidades Voluntárias Abril, em que foram recebidas diversas instituições, de diferentes áreas de atuação, para que os funcionários pudessem conhecer suas causas e se associar àquelas que mais lhes interessaram.

Prêmio Abril de Publicidade (PAP)

Com a proposta de incentivar o espírito inovador das novas gerações de profissionais de publicidade, a edição 2014 do Prêmio Abril de Publicidade (PAP) criou, à época, uma nova categoria: a Jovens Criativos, que, diferentemente das tradicionais – que reconheciam os principais trabalhos publicitários veiculados nas plataformas da Abril no ano anterior –, premiava um projeto produzido especialmente para concorrer ao PAP.

Curso Abril de Jornalismo

Com duração de cinco semanas, o curso é voltado ao treinamento editorial de profissionais recém-graduados de todas as regiões do país e já formou mais de 1.800 alunos em seus 31 anos de existência. Com foco na preparação e formação de profissionais para o mercado editorial, o curso envolve trabalhos experimentais, entrevistas, aulas com profissionais da Abril e palestras com convidados e especialistas de mercado. Historicamente, 60% dos alunos que fazem o curso são efetivados como funcionários da Abril – metade deles vem de fora do estado de São Paulo.

Semana de Jornalismo Ambiental

Criada a partir do Curso Abril de Jornalismo (programa de entrada e treinamento de novos talentos editoriais na Abril), foi viabilizada por meio de uma parceria entre as áreas de Treinamento e Apoio Editorial, além do Planeta Sustentável, e concebida a fim de criar um espaço voltado para aprofundar o aprendizado sobre questões relevantes para esse segmento do jornalismo.

O tema foi levado aos cerca de cem estudantes selecionados para participar da semana. Os selecionados – estudantes universitários de todas as áreas com interesse em jornalismo ambiental – foram escolhidos por meio de sugestões de pauta para o Planeta Sustentável, e não sem razão: além de assistir às palestras, os jovens produzem reportagens, artigos, fotos, vídeos e infográficos durante a semana. Os melhores trabalhos foram premiados com um curso exclusivo, ministrado pelo fotógrafo de natureza Luciano Candisani, em uma reserva da Mata Atlântica, em São Paulo, e tiveram suas produções publicadas no site do Planeta.

39ª edição do Prêmio Abril de Jornalismo

Desde 1977, o prêmio reconhece e destaca a excelência do conteúdo editorial da empresa. A edição 2014 da premiação teve menos categorias: foram 30, ante 38 no ano passado, com o objetivo de valorizar a premiação, que também passou a receber, junto das matérias impressas, conteúdo produzido para as plataformas digitais. Outra grande novidade da edição de 2014 foi a abertura de votação para os abrilianos.

Os vencedores das categorias Capa, Revista do Ano e Site do Ano foram decididos pelos funcionários da casa, a partir de finalistas indicados pelo júri, dando voz e ouvindo os profissionais da casa. A grande novidade na premiação foi o batizado de Prêmio Roberto Civita ao reconhecimento – que já acontecia nas edições anteriores – dado ao profissional cuja trajetória e cujas realizações no ano anterior tenham sido de maior expressão na casa. Em 2014, o prêmio foi uma bolsa para o curso profissional de Publishing da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, uma das mais reconhecidas do mundo na área de produção de conteúdo digital.

Revisteca – pelo hábito da leitura

Criado em 2005, o Projeto Revisteca é uma iniciativa do Grupo Abril, com a coordenação da Dinap, que visa incentivar o hábito da leitura por meio do acesso gratuito a revistas e coleções, levando educação, informação e cultura ao maior número possível de crianças e adultos.

Por meio de parcerias com prefeituras e entidades, o projeto já implementou mais de 200 revistecas em bibliotecas, hospitais e escolas públicas de todo o Brasil.

Ambiental: Engajamento e gestão de impactos

As práticas ambientais do Grupo Abril têm como objetivo minimizar impactos e gerar oportunidades de ecoeficiência. São mais percebidas em ações de gestão de emissões, de resíduos e de recursos naturais.

Por meio do Programa Abril Carbono Neutro, o Grupo promove a gestão centralizada das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de suas operações. Essa gestão teve início com a entrada do Grupo Abril no Programa Brasileiro GHG Protocol, como membro-fundador, em 2008. A partir de então, o Grupo passou a mensurar e relatar suas emissões de GEE anualmente, dando o primeiro passo para uma gestão coerente das mudanças climáticas.

Para compensar parte das suas emissões, o Grupo Abril firmou, em 2012, uma parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das unidades de conservação do estado do Amazonas.

Desde então, um projeto REDD+ (sigla de redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal), mecanismo utilizado para controlar o desflorestamento em áreas vulneráveis, contribui para a compensação das emissões de carbono.

Pelo REDD+, uma organização realiza aportes sobre resultados já obtidos. No caso do Grupo Abril, há apoio à Escola Municipal Victor Civita, construída na Comunidade do Abelha, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, no estado do Amazonas.

Comunicação para o engajamento

A editora tem como ponto forte de atuação em sustentabilidade o incentivo, o reconhecimento e o engajamento da sociedade em boas práticas. Isso se dá, sobretudo, em duas frentes: engajamento – realizado por meio de publicações (Planeta Sustentável), prêmios e guias – e uso eficiente de recursos.

Prêmios e guias

Reconhecem, valorizam e disseminam ações com impactos positivos relevantes. São exemplos:

  • Guia EXAME de Sustentabilidade:
    organizado pela revista EXAME, destaca empresas brasileiras com atitudes diferenciadas relacionadas à sustentabilidade;
  • As 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar:
    guia da revista VOCÊ S/A, reconhece empresas cuja relação com os funcionários é positivamente diferenciada;
  • Melhores Universidades:
    promovido em edição especial pelo GUIA DO ESTUDANTE desde 2004, avalia as melhores instituições de ensino do País e seus cursos;
  • Prêmio Claudia:
    criado pela revista CLAUDIA, reconhece mulheres que, de alguma forma, conseguem melhorar a vida das pessoas ao seu redor;
  • Prêmio Planeta Casa:
    iniciativa da revista CASA CLAUDIA, destaca projetos arquitetônicos, ações e produtos que minimizam impactos ambientais;
  • Prêmio Saúde:
    criado pela revista SAÚDE, reconhece e divulga o trabalho de diversos profissionais da área da saúde, com base nos impactos e contribuições para um país mais saudável.

Exame e a Sustentabilidade

A marca Exame vem, ano a ano, se estabelecendo e se destacando como incentivadora da sustentabilidade no mundo corporativo.

A edição de 2014 do Guia Exame de Sustentabilidade teve número recorde de inscrições: 228 companhias – 61 foram incluídas na lista final das mais sustentáveis.

Desde 2013 o Guia avalia, além das empresas mais sustentáveis, as que mais se destacam em setores da economia – o que resultou em 19 companhias premiadas. Dez delas venceram em categorias específicas da sustentabilidade, como Gestão de Resíduos, Mudanças Climáticas e Relação com a Comunidade.

Além disso, a edição impressa do ano teve, pela primeira vez, a capa produzida com vitopel – um papel de material sintético, feito com 75% de plástico reciclado.

Outro destaque do ano foi a edição Exame Fórum de Sustentabilidade, com o tema “Cidades – Por Uma Vida Sustentável”.

Planeta Sustentável

Em 2015, a marca Planeta Sustentável passou a fazer parte do Núcleo de Sustentabilidade na área de Branded Content da Editora Abril, que atua na coordenação, no atendimento e na produção de conteúdos customizados, em todos os formatos, incluindo uma estrutura exclusiva para produção de vídeos.

Com a missão de disseminar informação e referências sobre sustentabilidade, o projeto Planeta Sustentável é o primeiro, liderado por uma grande empresa de comunicação, a debater, informar e produzir conhecimento sobre o tema, de maneira sistemática, para os mais diversos públicos. Tem o apoio de empresas parceiras e conta com a participação de 38 publicações da editora.

Em sete anos de existência, foram quase 10 mil páginas publicadas, entre matérias e anúncios, e mais de 24 mil links de conteúdos exclusivos que compõem o maior site dedicado ao tema no país.

Ao longo de 2014, o Planeta Sustentável dedicou especial atenção a três grandes temas: mudanças climáticas, água e agricultura e alimentos.

Mudanças climáticas: lançamento da história em quadrinhos Heróis do Clima; seminários para debater os relatórios do IPCC e os impactos do aquecimento global no Brasil; acompanhamento in loco da Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP 20); e o Blog do Clima, com as notícias e informações mais relevantes da área, além da Agenda do Clima, com os principais eventos nacionais e internacionais.

Água: a crise hídrica que já se anunciava há mais de um ano levou o Planeta Sustentável a realizar uma ampla discussão sobre o tema, incluindo a realização do Planeta no Parque: Rios e Ruas em três pontos da cidade de São Paulo, blog e matérias especiais no site, bem como o lançamento da nova edição do Manual de Etiqueta, com o tema “13 coisas que você não sabia sobre a água”.

Agricultura e alimentação: os temas foram abordados no seminário AgriSustenta, de quatro dias, realizado na Esalq-USP, dando origem a um blog e a uma publicação eletrônica e consolidando o conhecimento ali gerado. Esses temas também foram destaques em edições especiais da National Geographic Brasil.

Carbono Neutro

DMA Emissões

O programa integra o projeto de compensação do Grupo Abril para neutralizar parte das emissões geradas pelas operações da empresa. Nos últimos dois anos, foram compensadas 43.476 toneladas de CO2, que equivalem à emissão de mais de 19 mil brasileiros em um ano. O programa foi tema das páginas publicadas em revistas parceiras do Planeta Sustentável.

O ano de 2009 foi definido como base para o inventário de GEE do Grupo Abril, pois já contemplava todas as empresas e operações e incluía todas as fontes de emissão do escopo 3. O Grupo Abril moverá esforços para coleta de dados das novas fontes de emissão inclusas com os dados dos anos anteriores, para a conferência da necessidade ou não do recálculo.

Energia

G4-EN3,G4-EN6
DMA Energia

Com objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica, as empresa do Grupo Abril adotam medidas ecoeficientes que incluem a substituição de lâmpadas fluorescentes por modelos LED e a modernização do sistema de ar condicionado. Na Abril Mídia, a redução registrada no ano foi de 1,04 GWh (3.744 GJ), a partir de novos horários de operação e fornecimento de energia, modernização de sistemas de ar condicionado e substituição de lâmpadas fluorescentes tubulares por lâmpadas LED no Edifício Birmann 21 – Pinheiros (NEA). Na DGB, houve a substituição de 100% da iluminação da área do Porta a Porta (40 luminárias e 80 lâmpadas de LED) no galpão da Raposo Tavares.

Consumo de energia na organização (GJ) G4-EN3
DGB Abril Mídia
NÃO RENOVÁVEIS 2012 2013 2014 Variação 2014/2013 2012 2013 2014 Variação 2014/2013
Óleo Diesel 428,23 120,36 227,52 89,03% ND ND 601.822,63 ND
Gás Natural Úmido - - - - ND ND 3.580.550,69 ND
Gás Liquefeito de Petróleo 407,86 394,99 344,88 -12,69% - - - -
RENOVÁVEIS 2012 2013 2014 Variação 2014/2013 2012 2013 2014 Variação 2014/2013
- - - - - - - -

Temos, desde o final de 2012, a caldeira movida a biomassa na Abril Gráfica. O principal benefício do equipamento está na substituição do gás natural como combustível por lenha. A caldeira gera vapor para o processo gráfico de rotogravura, restaurante, vestiários e recuperação do solvente utilizado na impressão. Além de tornar o processo mais eficiente, a caldeira reduz pela metade o consumo de gás natural, rendendo uma economia de aproximadamente um milhão de reais por ano. Estamos aprimorando a mensuração da quantidade de energia produzida e consumida neste processo.

Total de energia consumida (GJ) G4-EN3
DGB Abril Mídia
Total de Energia 2012 2013 2014 Variação 2014/2013 2012 2013 2014 Variação 2014/2013
Combustíveis Não Renováveis 836,1 515,36 572,4 11,07% - - 4.182.373,32 -
Combustíveis Renováveis - - - - - - - -

Obs.: o consumo de diesel na DGB e na Abril Mídia acontece de acordo com a necessidade de uso de gerador de energia elétrica. Como frequentemente ocorrem problemas de picos de energia, a Eletropaulo realiza constantemente manobras na rede para diversas manutenções. Nota-se a diferença dos valores de 2013 e 2014 na DGB com relação ao indicador de 2012. Ao longo de 2013 e 2014, foram realizadas diversas melhorias nos equipamentos (cabine primária, quadros elétricos etc.) e diversas tratativas com a Eletropaulo, em que se pode observar uma redução considerável do tempo em que a unidade estava sem energia. Hoje ocorrem alguns picos e fica-se em média 20 minutos sem energia, trabalhando com os geradores (exceto quando as causas são resultado das intensas chuvas de verão e seus resultados, como: descargas elétricas, quedas de árvores etc.). A manutenção preventiva e a substituição de componentes eletrônicos de grande porte são realizadas anualmente. O consumo de gás natural é referente ao consumo no restaurante.

Uso eficiente de recursos

DMA Materiais
DMA Água
DMA Avaliação ambiental de fornecedores

A gestão de recursos da Abril Mídia visa estabelecer processos eficientes que contribuam para a redução de impactos ambientais, incluindo seleção de matérias-primas, reaproveitamento e descarte adequado.

O principal material consumido pela Editora Abril é o papel, sobretudo o utilizado nas suas publicações.

Na Abril Gráfica, a busca é de redução dos impactos a partir da seleção de matérias-primas alternativas de fontes renováveis ou biodegradáveis e da substituição de soluções químicas utilizadas no processo de impressão offset. Para tal, possui processos de tratamento e reúso de água em algumas etapas da produção, de recuperação de solventes voláteis e de reaproveitamento de calor. Além disso, utiliza papel produzido a partir de árvores de reflorestamento e com manejo certificado.

Uma parte relevante dos resíduos da operação são aparas de papel, resultantes de perdas na produção, encalhes de revistas e livros e sobras de itens, como revestimento de boninas de papelão – que são trituradas, compactadas em fardos e encaminhadas para empresas de reciclagem, onde se tornam matéria-prima para a fabricação de toalhas de papel, guardanapos e lençóis hospitalares, entre outros. Os resíduos de tinta são devolvidos aos fabricantes.

A Abril Gráfica é a primeira gráfica brasileira a ter um inventário de emissões de gases de efeito estufa na metodologia do GHG Protocol, além das certificações Forest Stewardship Council (FSC) e Sistema de Certificação Florestal Brasileira/Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes (Cerflor/PEFC).

Investimento em proteção ambiental G4-EN31

Custos de disposição de resíduos, tratamento de emissões e de mitigação:
2013 2014
DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA) DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA)
R$ 382.773,33 R$ 751.773,33 R$ 1.290.473,33 R$ 2.042.246,66 R$ 234.000,00 R$ 714.253,50 R$ 1.824.753,50 R$ 2.539.007,00
Tratamento e disposição de resíduos:
2013 2014
DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA) DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA)
R$ 135.000,00 R$ 504.000,00 R$ 779.500,00 R$ 1.283.500,00 R$ 184.000,00 R$ 504.000,00 R$ 914.500,00 R$ 1.418.500,00
Tratamento de emissões (ex.: gastos com filtros, agentes):
2013 2014
DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA) DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA)
Tratamento de emissões (ex.: gastos com filtros, agentes):
2013 2014
DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA) DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA)
R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 263.200,00 R$ 263.200,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 700.000,00 R$ 700.000,00
Despesas com compra e uso de certificados de emissão:
2013 2014
DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA) DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA)
R$ 247.773,33 R$ 247.773,33 R$ 247.773,33 R$ 495.546,66 R$ 0,00 R$ 210.253,50 R$ 210.253,50 R$ 420.507,00
Custos de prevenção e gestão ambiental:
2013 2014
DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA) DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA)
R$ 25.000,00 R$ 2.108.000,00 R$ 376.800,00 R$ 2.484.800,00 R$ 41.000,00 R$ 1.008.000,00 R$ 470.700,00 R$ 1.478.700,00
Pessoal para atividades gerais de gestão ambiental:
2013 2014
DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA) DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA)
R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 376.800,00 R$ 376.800,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 470.700,00 R$ 470.700,00
Despesas extras para instalar tecnologias mais limpas (ex.: custo adicional além das tecnologias-padrão):
2013 2014
DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA) DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA)
R$ 25.000,00 R$ 2.000.000,00 R$ 0,00 R$ 2.000.000,00 R$ 41.000,00 R$ 900.000,00 R$ 0,00 R$ 900.000,00
Outros custos de gestão ambiental:
2013 2014
DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA) DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA)
R$ 0,00 R$ 108.000,00 R$ 0,00 R$ 108.000,00 R$ 0,00 R$ 108.000,00 R$ 0,00 R$ 108.000,00
TOTAL
2013 2014
DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA) DGB Birmann 21 GRÁFICA CONSOLIDADO (Birmann 21 + GRÁFICA)
R$ 407.773,33 R$ 2.859.773,33 R$ 1.667.273,33 R$ 4.527.046,66 R$ 275.000,00 R$ 1.722.253,50 R$ 2.295.453,50 R$ 4.017.707,00
R$ 4.934.819,99 R$ 4.292.707,00
Total de água retirada por fonte (m3) G4-EN6, G4-EN8
DGB Abril Mídia
2012 2013 2014 Variação 2014/2013 2012 2013 2014 Variação 2014/2013
Água subterrânea - - - - - - 3.198 -
Água de chuva coletada - - 351 - - - - -
Concessionária/empresa de abastecimento 17.093 16.110 13.775 -14,49% - 64.971 65.739 1,18%
Total 17.093 16.110 14.126 -12,32% 64.971 68.937 6,10%

Obs.: na DGB, a realização do cálculo é feita a partir da leitura dos hidrômetros e é considerada a capacidade em volume das caixas d água. Na Abril Mídia (Birmann 21), a realização do cálculo é feita por meio de medição por hidrômetros.

Resíduos não perigosos (t) G4-EN23
DGB Abril Mídia
2012 2013 2014 Variação 2014/2013 2012 2013 2014 Variação 2014/2013
Reciclagem 152 136 130,83 -3,49% - 37.344 196.510,6 426,22%
Aterro sanitário 591 592 502 -15,26%1 - 1.559,64 1.315,57 -15,65%
Total 742,94 727,57 632,52 -13,06% - 38.903,44 197.826,17 408,51%
Resíduos perigosos (em toneladas)* 2013 2014 Variação
Reciclagem 71,86 84,7 t 17,87%
Coprocessamento 169,30 368,7 t 117,78%
Tratamento de efluentes inorgânicos 124,00 119, t -4,03%
Reciclagem de lâmpadas (unidades) 9.000 5.000 -44,44%
Total 365, t 569,1 t 55,92%

* dados referentes aos resíduos perigosos do Grupo Abril (DGB e Mídia). O método de disposição de resíduos utilizado tanto na DGB quanto na Abril Mídia é o que dispõe os resíduos diretamente pela organização relatora ou por terceiros, desde que confirmado diretamente pela organização relatora.

Principais materiais consumidos G4-EN1
2012 2013 2014 Variação 2014/2013
Papéis para impressão gráfica 87.412 79.070 69.656 -11.91%
Chapa de Alumínio (peças) 83.940,0 90.050,0 85.900 -4,6%
Água consumida/ tratamento de efluentes (t) 2,4 2,5 2,3 -0,08
Químicos (l) 6.000,0 7.000,0 5.400,0 -22,86%
Cobre (t) 29,4 33,1 26,5 -19,9%
Cola (t) 206,5 174,9 178,6 21,1%
Arame/ Grampo (t) 65,6 62,2 56,2 -9,6%
Polietileno/ PVC (t) 228,1 200,0 184,2 -7,9%
Blanquetas/ calços (peças) 826,0 815,0 787 -3,4%
Tintas (t) 3,539,0 3.408,0 2.869,3 -15,8%

Obs.: considera apenas Abril Mídia

Materiais provenientes de fontes: (t) G4-EN1
2012 2013 2014 Variação 2014/2013
Renováveis 87,412. t 79,070. t 69,656. t -11.91%
Não renováveis 4.071,0 t 3.880,7 t 3.317,1 t -0,145%

Obs.: Considera apenas Abril Comunicações e Editora Caras; A soma dos não renováveis considera apenas os materiais reportados em toneladas. A queda de volume de consumo de fontes renováveis referentes à papel não indicam qualquer aumento em consumo de fontes não renováveis, retrata apenas diminuição de volume em razão das reduções em produtos finais. As respostas tem base na compra de papel.

Materiais provenientes de reciclagem (t) G4-EN2
2012 87.412¹ 1.973² 2,26%
2013 79.070¹ 1.724² 2,18%
2014 69.656¹ 2.885² 4,14%

1. total de papéis para impressão gráfica (ver tabela Principais Materiais consumidos)
2. total de material reciclado utilizado
Obs.: O cálculo foi realizado sobre volume efetivado de compras de papel no período; as empresas abrangidas são Abril Comunicações e Editora Caras.

Fornecedores selecionados com base em critérios ambientais G4-EN32
Considerados para contratação Contratados Percentual (%)
2012 9 8 88,89%
2013 11 9 81,82%
2014 10 9 90,00%

Obs.: Os critérios de contratação de fornecedores se restringem às fábricas que forneçam produtos com certificação florestal (FSC e/ou PEFC). Em relação a outros materiais, não são especificados critérios ambientais para seleção de novos fornecedores.

Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição (t) G4-EN23
DGB Abril Mídia
Resíduos não-perigosos 2012 2013 2014 Variação 2014/2013 2012 2013 2014 Variação 2014/2013
Reciclagem 152 136 130,83 -3,49% - 37.344 196.510,6 426,22%
Aterro sanitário 591 592 502 -15,26%1 - 1.559,64 1.315,57 -15,65%
Total 742,94 727,57 632,52 -13,06% - 38.903,44 197.826,17 408,51%

Obs.: Na DGB a realização do cálculo é feita a partir da leitura dos hidrômetros e é considerada a capacidade em volume das caixas d água. Na Abril Mídia a realização do cálculo é feira através de medição por hidrômetros. Não existem fontes hídricas significativamente afetadas pela retirada de água pelo Grupo Abril.

Descarte total de água por qualidade e destinação (m3) G4-EN22
DGB Abril Mídia
2012 2013 2014 2012 2013 2014
Volume (m³) 17.093 16.110 13.775 - 64.971 65.739
Tratamento Tratamento de efluentes orgânicos Concessionária de abastecimento (Sabesp)
Qualidade da água e método de tratamento Esgoto sanitário - Efluente orgânico
Destinação Sabesp - ETO - Sabesp

Obs.: 100% do esgoto sanitário é enviado para uma estação de tratamento da Sabesp, em Barueri, através do sistema Sanegran. No caso do esgoto industrial, 100% são tratados internamente (processo físico-químico, seguido de filtração com areia e carvão e, posteriormente, desmineralização), permitindo, assim, o seu reúso interno, seja no abastecimento de água da caldeira, nas linhas de combate a incêndio ou nas descargas de vasos sanitários.

Abril Gráfica TwoSides

Campanha que tem como objetivo de incentivar que mídias impressas utilizem, de forma sustentável, o papel e os demais insumos necessários para a produção de conteúdos. Criado em 2012, na Inglaterra, e já veiculado na Europa, Estados Unidos, Austrália e África do Sul, o projeto prevê anúncios em jornais e revistas, criação de sites e distribuição da publicação "Comunicação Impressa e Papel - Mitos e Fatos", defendendo a sustentabilidade e a possibilidade de convivência e sinergia das plataformas impressa e digital.

No Brasil, a iniciativa tem o apoio de 42 entidades, como a Associação Brasileira da indústria Gráfica (Abigraf), Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Impactos dos transportes

DMA Transportes

Para aprimorar a adesão a práticas sustentáveis, tanto por seu público interno quanto pelos fornecedores, a DGB mantém desde 2010 o Programa Direção Certa, que busca a excelência nos serviços de transporte oferecidos, valorizando desempenho, segurança e sustentabilidade.

Além da pontualidade na coleta e entrega, estão entre as preocupações o rastreamento dos veículos, treinamento de motoristas, incentivo à preservação do meio ambiente, responsabilidade social e exercício da cidadania.

Vale ressaltar que tais ações ainda incluem a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), já que todos os empresários da cadeia de logística são incentivados a renovar suas frotas de caminhões, utilizar combustíveis alternativos, fazer a manutenção preventiva nos veículos e destinar corretamente os resíduos.

Emissão de CO2 (t)
Operação 2013 2014
Transporte aéreo 12.446 11.400
Transporte rodoviário (frota própria) 975 820
Transporte rodoviário (terceiros) 14.606 14.606
Outras operações 1.834 1.834