Água

Conscientização e uso racional

Esta frente de atuação interage
com os seguintes stakeholders:

 

O Programa de Uso Racional de Água, implantado em 2014 em duas lojas da rede, vem realizando testes de redução do consumo de água, com resultados entre 30% e 50% de redução no consumo total. Foram instaladas torneiras com redutores de vazão e pressão e caça-vazamentos. A ação faz parte da verticalização do parque hidráulico de água do Carrefour, que prevê a substituição contínua dos equipamentos, com foco em eficiência.

Já em 2015, com o agravamento da crise hídrica no país, o Grupo Carrefour identificou a oportunidade de melhoria de seus processos e instituiu o Comitê de Crise Hídrica, formado por mais de dez diferentes executivos de áreas corporativas da companhia. Uma consultoria especializada foi contratada a fim de mapear por completo o padrão de consumo, as fontes de abastecimento e as alternativas disponíveis para cada loja. Com base nos dados levantados, definiu-se uma matriz de prioridades para garantir a redução do consumo e a manutenção do abastecimento no período de crise.

Ainda neste ano, iniciou-se internamente a campanha Tome Consciência, com o objetivo de estimular a cultura do uso racional da água entre funcionários. Hoje, em cada loja Carrefour, há um mapa indicando a melhor forma de usar a água - e como não utilizá-la. A campanha anda conta com o Dia D de Conscientização, um dia inteiro de conscientização no qual todos são incentivados a falar sobre a necessidade de preservar esse recurso e discutir alternativas para o seu uso racional.