Auditoria social


Auditoria social

Estímulo à adoção de boas práticas

Esta frente de atuação interage
com os seguintes stakeholders:

 

A AuditoriaSocial Carrefour avalia a condição de trabalho dos fornecedores da sua marca própria, tendo como documentação-base o Código de ética e social para os nossos fornecedores. Por se tratar de uma cadeia que requer atenção especial, todos os produtos têxteis, independentemente da marca, passam por auditoria social antes de chegar às gôndolas, mesmo critério aplicado aos subcontratados das empresas fornecedores. O código de ética é assinado pela empresa assim que ela assume o compromisso de fornecimento e, a partir daí, são verificados, por meio de auditoria social, diversos itens relacionados a compromissos com a diversidade, a erradicação de trabalho escravo, a proibição da quarteirização de trabalho e outros estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho.

A auditoria social usa uma base de dados em comum àquelas empresas que usam a metodologia Iniciative Clause Sociale (ICS), ou seja, outras empresas podem compartilhar os resultados e os fornecedores podem ser avaliados se a verificação ainda estiver na data de validade. Isso significa, especialmente para pequenos fornecedores, a possibilidade de usar um sistema confiável e de ampla difusão. A auditoria é paga pelo próprio fornecedor, com exceção para pequenos produtores de perecíveis, que recebem auxílio do Carrefour para a verificação.

Além da análise de documentos relacionados ao pessoal (contratos de trabalho, documentos regulares, remuneração e outros), a auditoria realiza conversas pessoais e em grupo e realiza uma visita ao fornecedor em avaliação, marcada sem data em uma janela de um mês. Isso permite uma melhor verificação e um posterior plano de ação coerente para apoiar o fornecedor no seu desenvolvimento e de toda sua cadeia. Além disso, trata-se de uma obrigação contratual para qualquer fornecedor da marca própria e têxtil Carrefour.

Para o setor têxtil, o Carrefour exige a certificação da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que audita socialmente os fornecedores Carrefour e todos os seus subcontratados.