Comunicação interna


Comunicação interna

Engajamento em foco

Com o objetivo de contribuir para o engajamento do seus corpo de colaboradores, o Grupo Carrefour Brasil realizou diversas campanhas em 2014, obtendo resultados expressivos.

Comando contra Perdas

Campanha de conscientização com foco em resgatar a cultura de prevenção de perdas de produtos nas lojas. Para tanto, os colaboradores receberam orientações para saber como agir diante de produtos violados, vencidos, estragados e até mesmo furtos e erros de conferência no caixa e no recebimento de mercadorias nas lojas. Tudo isso com o objetivo de melhorar a performance das lojas e, consequentemente, os ganhos para a empresa e para os colaboradores.

Resultado: a campanha refletiu de forma bastante positiva nos resultados da operação. Já em julho de 2014 foi registrado o melhor índice de perdas desde dezembro de 2010. Além disso, houve redução na quebra, mostrando que os processos de perdas estão sendo mais bem observados.

Ruptura Zero

Com foco em aperfeiçoar o fluxo de comunicação na cadeia logística, essa campanha envolveu colaboradores de diversas áreas, engajando-os para garantir que produtos de grande consumo estejam sempre disponíveis nas gôndolas.

Resultado: a ruptura da lista Top 2000, com os 2 mil principais produtos consumidos no varejo, baixou em 30%. Isso é a garantia Carrefour na qualidade dos serviços prestados.

Biblioteca

Localizada na matriz do Carrefour, a biblioteca representa uma central de conhecimento para os colaboradores dentro da empresa. Além de abrir normalmente às quartas-feiras, das 9h às 11h30 ou das 12h30 às 14h30, possui uma versão itinerante, em que um carrinho cheio de livros é levado às áreas, facilitando o acesso do colaborador à leitura.

Resultado: mais de mil títulos à disposição e média de 60 livros locados por semana.

Oferta do Saber

Programa de palestras com o objetivo de auxiliar os colaboradores no desenvolvimento profissional, promovendo o intercâmbio de informações. Já foram ministrados temas como: Liderança Participativa, Tendências no Varejo, Imagem Pessoal e Carreira: Alavancas e Barreiras.

Resultado: mais de 200 colaboradores por palestra e média de aprovação, entre bom e ótimo, de 95%.

Natal Solidário

Nessa ação, os colaboradores podem apadrinhar crianças que participam dos projetos sociais apoiados pelo Carrefour para presenteá-las no Natal. Na prática, funciona assim: árvores de Natal são espalhadas pela matriz da empresa, e cada uma delas contém pequenas bolas desenhadas pelas crianças com o nome e a idade de cada uma. O colaborador que escolher uma criança deverá presenteá-la com um brinquedo.

Resultado: mais de 600 presentes arrecadados para crianças de cinco instituições.

Dia da Mulher e Dia do Homem

Ação voltada ao reforço da Política de Valorização da Diversidade do Grupo. Promovemos a discussão sobre a igualdade de oportunidades e a importância do papel da mulher e do homem na sociedade e dentro da companhia.

Resultado: fortalecimento da cultura de reconhecimento e respeito, com impacto direto na motivação dos funcionários.

Gente Inteligente, Desperdício Zero

Campanha voltada à conscientização dos colaboradores quanto ao uso adequado dos recursos da empresa. Sendo assim, os colaboradores foram estimulados a participar com sugestões que evitem o desperdício e contribuam para a redução das despesas de água, energia, telefonia e viagens.

Resultado: consolidação de hábitos que evitam o desperdício.

Dia da Limpeza

Com foco no 5S, nessa ação os colaboradores unem esforços na Quarta-Feira de Cinzas em favor de um ambiente limpo e organizado. Ou seja, as áreas se dedicam à limpeza e à organização de estações de trabalhos, armários, mesas e gavetas. Lixo eletrônico também entra na mira do “bloco da limpeza”.

Resultado: além do resultado expressivo de mais de 14 toneladas de material recolhido, a ação contribuiu para reforçar o clima de cooperação entre as áreas na empresa.