Eventos

Lançamento do Manual LGBT

O Instituto Carrefour foi sede do evento de lançamento do Manual LGBT organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por entidades parceiras no Brasil. Com o título “Construindo a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho: combatendo a homolesbotransfobia”, a publicação relata histórias reais de pessoas que sofreram discriminação no ambiente profissional e, por meio dessas histórias, apresenta as diretrizes para os direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis.

O evento foi realizado em outubro de 2014 e contou com um debate sobre o tema com a presença do poder público, de empresas e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fórum São Paulo Diverso

Também sediamos o Fórum São Paulo Diverso, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O evento, que teve como objetivo colocar em discussão novas políticas públicas que incentivem as empresas a valorizar a diversidade em seu quadro de funcionários, principalmente por meio de ações afirmativas, reuniu cerca de 200 empresários, representantes de entidades e agentes públicos. Além do prefeito Fernando Haddad, participaram da abertura do evento, a embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde; a representante do Banco Internacional do Desenvolvimento (BID) no Brasil, Daniela Carrera Marquis; o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão; e o presidente do Carrefour, Charles Desmartis. Estiveram presentes no evento a vice-prefeita Nádia Campeão e os secretários Artur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo), Leonardo Barchini (Relações Internacionais e Federativas) e Mariane Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida).

I Fórum de Diálogo sobre Diversidade e Inclusão

Em março de 2015, o Instituto Carrefour promoveu o I Fórum de Diálogo sobre Diversidade e Inclusão. O encontro contou com a presença de representantes das iniciativas pública e privada, tendo como objetivo promover o diálogo entre empresas, organizações da sociedade civil e governos para o desenvolvimento de programas conjuntos de inclusão socioeconômica e enfrentamento da discriminação, além de valorizar a diversidade do nosso país.

Com a participação de mais de 180 pessoas, entre representantes de empresas, organizações sociais e governo, a programação incluiu palestra com a psicóloga, psicanalista e doutora em Filosofia Viviane Mosé, além de painéis com a participação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo, além do presidente do Instituto Ethos e dos presidentes da Serasa e da Accenture do Brasil.