Marca própria


Marca própria

Laboratório de iniciativas de sustentabilidade

Esta frente de atuação interage
com os seguintes stakeholders:

 

Além de extremamente importante para o negócio, a marca própria Carrefour é utilizada como laboratório das iniciativas de sustentabilidade em que o Grupo acredita. Por meio dela, diversas ações são realizadas para o fornecimento de produtos de alta qualidade e com preço acessível e atributos de sustentabilidade em todas as etapas do processo produtivo. Todos os produtos da marca própria Carrefour são livres de transgênicos, com acompanhamento por meio de uma ficha técnica e fornecedores monitorados. O Carrefour entende que a manipulação genética de alimentos ainda é polêmica, e seu posicionamento é de precaução em nível mundial.

Além disso, vários produtos da linha possuem certificação independente. Um exemplo é a carne bovina, com a certificação socioambiental Rainforest Alliance Certified. O selo garante que a carne é proveniente de fazendas que seguem rigorosas normas internacionais de conservação ambiental e de respeito aos trabalhadores e às comunidades locais, além de regras de bem-estar animal. O produto certificado é fruto da parceria com o Grupo Marfrig (São Paulo/SP) e o Grupo JD (Fazenda São Marcelo), que, em 2012, se tornou a primeira indústria de alimentos do setor, e a única, a rastrear o ciclo completo de produção de carne bovina, com o aval do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), organização não governamental responsável pela auditoria.

 

 

 

 
 

As embalagens dos produtos de marca própria também respeitam o consumidor: são feitas com papel cartonado que levam a certificação FSC (ou trazem o mínimo de misturas, o que inviabiliza a reciclagem) e trazem as informações mais relevantes gravadas em braile (ressaltando a importância da diversidade e da inclusão para o Carrefour). Além de pictogramas do descarte seletivo (de acordo com a norma ABNT), as embalagens dos produtos Carrefour possuem dicas sobre consumo consciente aos clientes. Essas dicas foram desenvolvidas em parceria com o Instituto Akatu.

Essas são algumas iniciativas que o Carrefour desenvolve, buscando também influenciar sua cadeia de forma positiva.