Mobilização Social


Mobilização Social

Em favor de quem mais precisa

Esta frente de atuação interage
com os seguintes stakeholders:

 

Nossas lojas são espaços de interação social e como tal, favorecem a sensibilização e a mobilização de colaboradores, clientes e comunidades para ações solidárias em favor de quem mais precisa. As campanhas podem acontecer de duas formas:

Ações locais

São organizadas pelas unidades de negócios e atendem demandas pontuais das comunidades do entorno das nossas lojas, como campanhas de vacinação, casamento comunitário, visitas guiadas, etc.

Ações Corporativas

São organizadas e promovidas pela área de Responsabilidade Social e envolvem campanhas nacionais ou regionais.

Campanha do Agasalho

Em 2014, o Carrefour e o Exército de Salvação promoveram a Campanha do Agasalho, que arrecadou roupas em bom estado de conservação que foram doadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação foi realizada em 84 lojas de 37 cidades, localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. Ao todo, foram arrecadadas 35,8 toneladas de roupas, o que representa 87.670 peças.

Natal do Bem

Durante o mês de novembro, a Fundação Carrefour promoveu a segunda edição da Coleta Internacional de Alimentos realizada em parceria com mais de 3 mil lojas, espalhadas por dez países. No Brasil, a coleta foi realizada no dia 29 em todas as unidades do Carrefour espalhadas pelo país. A arrecadação faz parte da campanha Natal do Bem, realizada em parceria com a Rede Mesa Brasil Sesc e Bancos de Alimentos municipais. Foram arrecadadas mais de 15 mil toneladas de produtos não perecíveis, que foram destinados a entidades e famílias parceiras das instituições. A mobilização social teve como objetivo contribuir com a redução da fome no país e tornar o Natal uma data ainda mais solidária.

Para informar e incentivar os clientes a participar do Natal do Bem, mais de 700 voluntários deram suporte durante toda a campanha.

Campanha DOE

A campanha Amigo da Criança, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), também recebe apoio do Grupo. Em 2014, durante períodos pontuais, representantes da entidade comparecem às lojas da rede para apresentar a campanha a nossos clientes e angariar novos doadores. Com doações de R$ 30 por mês, é possível ajudar 72 crianças a serem alfabetizadas na idade certa.

Em outubro, quando comemoramos o Dia das Crianças, promovemos, em parceria com o Exército de Salvação, a campanha DOE, que incentivou clientes e colaboradores a doarem brinquedos antigos e em bom estado para crianças em situação de risco social. Cinquenta e três lojas fizeram parte da campanha nos estados do Paraná, do Rio de Janeiro e de São Paulo e foram arrecadadas 75 caixas de brinquedos.

Ajuda humanitária

Realizamos ainda ajuda humanitária em situações de emergência, pois, quando acontece um grande desastre natural, há, quase sempre, significativas necessidades locais. Nos primeiros sinais de alerta de uma emergência, um comitê, formado por colaboradores de diversas áreas do Carrefour, avalia o contexto, a extensão da catástrofe, o número de vítimas, as informações precisas sobre os locais afetados pelo desastre e os recursos de comunicação disponíveis, bem como a capacidade do time de reagir. Esse levantamento é realizado em estreita colaboração com parceiros especialistas em emergência. Dentro de 24 horas, os vários elementos de análise são compilados e, então, o comitê de emergência do Brasil e o da Fundação Carrefour podem aprovar uma decisão de intervenção.

Ao longo dos anos, mobilizamos nossos colaboradores e clientes para levarem ajuda aos desabrigados e familiares das vítimas das recorrentes chuvas que têm atingido diversas regiões do Brasil. Além de organizar campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e roupas, doamos, por meio da Fundação Carrefour, produtos de primeira necessidade para parceiros, como à Cruz Vermelha e à Defesa Civil.

Embaixador Social

O colaborador de referência para atuação social em cada uma das unidades do Carrefour recebe o título de Embaixador Social. É um profissional com potencial de mobilização de pessoas para o bem comum, com papel chave para ampliar a força solidária de nossas equipes.
Na prática, o Embaixador Social deve engajar e coordenar voluntários; analisar, triar e responder às solicitações de apoio e ações sociais à sua unidade; coordenar as campanhas de mobilização social; apoiar a implementação dos programas corporativos e multiplicar a atuação social para os colaboradores e clientes das Unidades de Negócios.