Programas de reciclagem


Programas de reciclagem

Reduzindo o desperdício

Esta frente de atuação interage
com os seguintes stakeholders:

 

Um dos principais eixos de ação da gestão de resíduos do Grupo Carrefour é vista também pelo viés da redução do desperdício (anti-gaspi, termo francês usado no Grupo Carrefour). Diversas frentes propõem formas mais eficientes de usar os recursos disponíveis, sendo a principal relacionada à reciclagem pré e pós consumo.

Obra Móbiles marca o Dia Mundial do Meio Ambiente 2014

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Carrefour lançou a obra Móbiles, do artista Eduardo Srur. A exposição feita com uso de materiais recebidos nas suas próprias Estações de Reciclagem foi visitada por milhares de pessoas, que tiveram a oportunidade de construir seus próprios móbiles por meio de oficinas de reciclagem realizadas no interior da instalação. A repercussão positiva da exposição fez com que ela fosse destaque no Parque do Ibirapuera durante a Virada Sustentável de 2014.

Juntos pelo Meio Ambiente

Desde 2008, o Carrefour mantém as Estações de Reciclagem em suas lojas. Em 2014, em parceria com a Mondelez Brasil e com a Tetra Pak, foi desenvolvido o Programa Juntos pelo Meio Ambiente, com a ampliação do Programa de Estações de Reciclagem. Ao todo, o Carrefour possui 138 estações instaladas em suas lojas e no prédio administrativo. Os materiais que podem ser descartados são: vidros, plásticos, metais, papéis e embalagens Tetra Park. Em 2014, foram coletadas mais de 2 mil toneladas de materiais, destinadas a cooperativas que beneficiam mais de mil pessoas direta e indiretamente. Além disso, as estações apoiam 350 cooperados diretos e sua renda beneficia mais de mil pessoas indiretamente. Para incentivar ainda mais o viés educativo e envolver as crianças na ação cidadã, foi desenvolvido um personagem lúdico, chamado de Ecomilão. O personagem capitaneia o Programa Juntos pelo Meio Ambiente que, de maneira complementar às ações de reciclagem, tem como objetivo promover a educação ambiental da sociedade para o tema. Além das Estações de Reciclagem, o Carrefour disponibiliza 26 Ecocaixas na cidade de São Paulo, para descarte pré-consumo. São coletores localizados em frente aos caixas nas lojas, para estimular o descarte de embalagens desnecessárias no próprio local da compra.

Programa Ecobins - HP Planet Partners Brasil

Parceira do Carrefour no programa de reciclagem, a HP apoia na disponibilização de 140 Ecobins, recipientes que recolhem resíduos e cartuchos de impressoras. Os materiais são encaminhados para o Centro de Reciclagem da HP Brasil, onde as matérias-primas são processadas para produzir novos cartuchos, partes e peças de impressoras HP e outros itens para diversos segmentos industriais. Isso garante que todo o material seja manejado ou descartado de maneira responsável.

Para mais informações, clique aqui.

Descarte Consciente – Programa de Coleta de Medicamentos

O Carrefour Drogarias desenvolve o Programa Descarte Consciente, iniciativa nacional que disponibiliza estações coletoras de medicamento vencidos em 33 das suas unidades. Em 2014, essa iniciativa recebeu mais de 680 kg de remédios descartados, um volume que representa cerca de 307 milhões de litros de água que deixaram de ser contaminados. A estação coletora foi desenvolvida com alta tecnologia e segurança, visando atender às exigências sanitárias e facilitar o descarte adequado de pomadas e comprimidos, líquidos e sprays, além de caixas e bulas.

Para mais informações, clique aqui.

Programa Ação Renove o Meio Ambiente

O Carrefour possui atualmente 119 estações de coleta de óleo de cozinha. A importância dessa medida é notória, dado que um litro de óleo vegetal pode contaminar cerca de 25 mil litros de água*. Para minimizar esse impacto, foi firmada uma parceria com a marca Liza, da Cargill, que permite aos consumidores de lojas dos estados de Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo realizarem o descarte adequado. No total, 70 mil litros de óleo foram coletados em 2014. Todo o volume coletado é utilizado na fabricação de biocombustível – que além de ter origem em fontes renováveis, tem impactos menores na poluição atmosférica, ainda gerando alternativas de empregos em áreas geográficas menos atraentes para outras atividades econômicas**. Para estimular o descarte, as lojas possuem comunicação visual nas gôndolas de óleos para que os clientes conheçam o programa e saibam que, naquela loja, o óleo pode ser descartado.
*Fonte: Sabesp; ** Ministério de Minas e Energia

Programa Abinee recebe pilhas

Como comerciantes de pilhas e baterias, o Carrefour é corresponsável pelos resíduos gerados pós-consumo (conforme estabelece a Resolução Conama 401/2008). Por isso, em todas as lojas há coletores para receber pilhas e baterias, garantindo a destinação correta desse material. Em 2014 foram coletadas 2,5 toneladas de pilhas e baterias – volume 10% superior ao coletado em 2013. Desde o início do programa, em 2011, mais de 9 toneladas já foram coletadas em todo país. O trabalho é realizado junto com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), como parte do programa Abinee recebe pilhas.

Ecomoto

Visando ampliar as alternativas para que seus clientes possam descartar seus resíduos, o Carrefour firmou em 2015 uma parceria com a Motorola para implantação do Programa Ecomoto, para coleta de celulares e pequenos eletrônicos. Desde o início do ano as lojas Carrefour Pinheiros, Center Norte, Osasco, Santo André e Campinas Dom Pedro contam com coletores para o descarte deste importante resíduo. O objetivo da iniciativa é criar uma rede de descarte que possibilite o aumento da reciclagem destes materiais em todo o país, para tanto um dos objetivos é a expansão do programa.

Parceria para coleta de eletroeletrônicos

Esta ação interage com
os seguintes stakeholders:

 

Em 2014, o Carrefour, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos (Abree), realizou campanhas piloto para a Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos (REE). Foram duas iniciativas, uma em Jundiaí (SP) e outra em Porto Alegre (RS). Um grande display foi instalado nas lojas do Carrefour nas cidades para a coleta de lixo eletrônico. Todos os materiais coletados foram encaminhados para a reciclagem pela Abree. A iniciativa serve de experiência para as discussões sobre o desenvolvimento de um modelo de logística reversa que atenda à complexidade de um país das dimensões do Brasil.