Valorização da Diversidade


Valorização da Diversidade

Compromisso com o respeito às diferenças

Esta frente de atuação interage
com os seguintes stakeholders:

 

No Carrefour, valorizamos a diversidade em todos os nossos relacionamentos. O respeito às pessoas e a valorização das diferenças e semelhanças, que caracterizam a todos nós, está presente nos relacionamentos do Grupo Carrefour com todos os seus diferentes públicos. Temos compromisso com a normativa internacional de direitos humanos, com a legislação do país e com as boas práticas de responsabilidade social, rejeitando a discriminação por questões de etnia, idade, gênero, religião, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência, classe social, nacionalidade, naturalidade ou outras singularidades que possam oferecer riscos às pessoas. Gostamos da diversidade e, por isso, respeitamos e acolhemos esse princípio como fonte de riqueza, algo que torna nossa organização e o mundo mais sustentáveis.

Nossa plataforma de Valorização da Diversidade tem como propósito expressar a Política de Valorização da Diversidade do Grupo em todos os seus relacionamentos, o que implica rejeitar práticas de discriminação, respeitar as pessoas e, buscar e acolher a diversidade em nossas práticas de gestão dos negócios e na nossa contribuição para um mundo mais sustentável.

Temos como objetivo:

  • promover igualdade de oportunidade e de tratamento ao considerar as diferenças e desigualdades presentes na sociedade;
  • promover um ambiente de trabalho respeitoso, acolhedor e focado no que é essencial para a empresa e seus negócios;
  • aprimorar as práticas de gestão empresarial por meio dos aprendizados gerados na relação com os diferentes públicos ou stakeholders;
  • contribuir para criar diferenciais competitivos ao considerar a diversidade como fonte de adição de valor.

O nosso escopo de atuação pode ser representado pela figura abaixo:
 

 

A governança da plataforma de Valorização da Diversidade é feita pelo Comitê de Diversidade, que se reúne trimestralmente com os objetivos de validar e assegurar a implantação da Política de Diversidade, bem como a aplicação do Código de Conduta.

O comitê também se propõe a acompanhar ações relacionadas ao tema, sobretudo para promover internamente a igualdade de oportunidade de trabalho; acompanhar dados demográficos do Grupo; assegurar aspectos regulatórios e legais vinculados ao tema e, quando necessário, analisar e rever processos.

Com o objetivo de oferecer uma base conceitual e promover alinhamento em torno de ações práticas que valorizem a diversidade, priorizamos sete temas para que os líderes orientem a conduta de suas equipes:

Os temas são trabalhados transversalmente, já que acreditamos na integralidade das pessoas.

 

 

Semana da Diversidade

Com o objetivo de reforçar o posicionamento do Carrefour como empresa que acolhe, respeita e valoriza a diversidade, promovemos a Semana da Diversidade Carrefour em todas as nossas lojas, no mês de junho de 2014.

Os funcionários receberam um brinde e folhetos/marcadores de livros - com dicas de como fortalecer a prática do diálogo e do respeito, assistiram a um vídeo sobre diversidade e tiveram suas lojas “teatralizadas” com cartazes e comunicação interna sobre a importância da valorização da diversidade.

Desenvolvimento contínuo

As nossas lideranças têm papel fundamental no compromisso de valorização da diversidade. Por essa razão, incluímos o tema nos programas de treinamento e desenvolvimento de líderes. Em 2014, foram formados 142 líderes no Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gerentes.

Além disso, mais de 2 mil líderes de equipes operacionais em lojas participaram de uma palestra sobre o tema durante a Semana da Diversidade. Na ocasião foram distribuídas as cartilhas Valorizamos a Diversidade, que têm como objetivos oferecer uma base conceitual e promover o alinhamento em torno de práticas que valorizem as pessoas.

As equipes de atração e retenção do Brasil todo também participaram do Workshop RH Incluir, que teve como objetivo ampliar a percepção dos selecionadores para questões ligadas a preconceito e estereótipos.

Programa Eu Pratico a Inclusão

O Programa Eu Pratico a Inclusão tem como objetivo informar, orientar e sensibilizar os colaboradores para o trabalho e convivência com as pessoas com deficiência. Por meio do “Eu Pratico a inclusão”, atuamos para valorizar e proporcionar um ambiente inclusivo para todos.

Dia do Homem e Dia da Mulher

Para celebrar as comemorações do Dia da Mulher (8/3) e o Dia do Homem (15/7), realizamos mesas redondas, mediadas pelo consultor Reinaldo Brulgarelli, sócio-diretor da TXAI consultoria e executivos convidados. Os eventos contaram com cerca de 120 participantes, cada, e trouxeram reflexões positivas sobre o combate ao machismo e a busca por uma sociedade mais justa para homens e mulheres.

Fórum LGBT de Empresas

Criado em março de 2013, o Fórum LGBT de Empresas visa envolver companhias em torno do compromisso com o respeito e com a promoção dos direitos humanos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Atualmente, o fórum reúne mais de 80 companhias de grande porte e conta com um comitê gestor constituído por diversas empresas, do qual o Carrefour faz parte.

No dia 10 de dezembro de 2014, em que foi celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Instituto Carrefour sediou a oitava reunião do fórum, que teve como principal objetivo adesão à carta com os “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBT”. A cerimônia contou com representantes de todas as empresas envolvidas: Carrefour, IBM, P&G, Accenture, Basf, Caixa, HSBC, GE, DuPont, Dow, PwC, Pfizer, Whirlpool e Monsanto.

Grupo de Trabalho Empresas e Direitos Humanos  – Instituto Ethos

O Carrefour participa do Grupo de Trabalho Empresas e Direitos Humanos criado pelo Instituto Ethos em 2011 para contribuir para a construção de uma agenda positiva na garantia dos direitos humanos e da promoção do trabalho decente, com o aprimoramento das práticas empresariais, das políticas públicas e das ações governamentais.

Os principais objetivos do projeto são valorizar a diversidade, combater o trabalho escravo, promover o trabalho decente e contribuir para o desenvolvimento dos mecanismos de reclamação e diálogo.

Exposição Arte pela Diversidade

Como parte das celebrações do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado no dia 21 de março por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), 12 lojas Carrefour da capital e da Grande São Paulo receberam a exposição Arte pela Diversidade, do artista gráfico Maurício Pestana.

A mostra trouxe cerca de setenta obras que o artista produziu nos últimos trinta anos em dezenas de publicações de instituições de direitos humanos e de combate ao racismo no Brasil e no exterior. Sua arte reflete as experiências vividas e observadas pelo artista que, por meio do humor, transforma em caricaturas situações da vida real.

Participação na Flink Sampa

O Carrefour patrocinou a Flink Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra –, organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares. O evento homenageou o centenário da poetisa negra Carolina Maria de Jesus e promoveu debates literários, um seminário internacional e shows, além de outras atividades.

Durante o evento, o Carrefour apresentou suas ações de diversidade, num estande dedicado e recebeu currículos de interessados em trabalhar na empresa. Essa participação reforça nosso compromisso com as ações afirmativas.