Voluntário Carrefour


Voluntário Carrefour

Agentes de transformação social

Esta frente de atuação interage
com os seguintes stakeholders:

 

O programa Voluntário Carrefour tem com objetivo apoiar o envolvimento de colaboradores que cultivam o desejo de atuar como agentes de transformação social por meio de atividades a serviço da comunidade.

Os grupos de voluntários trabalham em parceria com organizações sociais reconhecidas, que atuam com públicos diversos.

Nas lojas e nos centros de distribuição, os colaboradores formam grupos e visitam organizações sociais escolhidas por eles no entorno das unidades onde trabalham. São realizadas atividades socioeducativas, que seguem as orientações de um manual de atividades temáticas e são alinhadas às necessidades das organizações.

Na matriz do Grupo, em São Paulo, o programa oferece a oportunidade de atuação em diversas ações voluntárias que são divididas em quatro temas:

 

Crianças

Com o projeto Brincando de Aprender, os voluntários proporcionam atividades lúdicas e interativas para crianças, com foco na promoção dos direitos humanos.

Idosos

O projeto Mediador de Histórias tem como objetivo a interação entre voluntários e idosos, por meio de atividades recreativas e do registro das histórias ouvidas.

Pessoas com Deficiência

O projeto Aprendendo com o Outro possibilita ao voluntário aprendizado e interação com pessoas com deficiência intelectual, que produzem artesanato. Os encontros também contam com atividades interativas de lazer e esporte.

Jovens

O programa de voluntariado para jovens ocorre dentro do projeto Conexão Varejo, do Instituto Carrefour. Nele, os voluntários compartilham seus conhecimentos e experiências na área do varejo alimentar por meio de cursos oferecidos a jovens e adultos em situação de exclusão econômica e social.

 

Cada voluntário pode utilizar quatro horas de trabalho por mês para atuar nas ações corporativas da sua unidade de negócios. Tem garantido o transporte de ida e volta e  recebe formação para atuar junto com a organização social e um kit com o material orientador para o desenvolvimento do plano de trabalho.

Desde sua criação, em 2001, o Programa Voluntário Carrefour já beneficiou mais de 700 organizações sociais, com cerca de 670 mil horas de trabalho voluntário. Em média, 1.200 funcionários participam das atividades mensalmente.

No ano 2014, a Copa do Mundo nos inspirou a lançar o concurso "Seleção Voluntária". O objetivo foi fortalecer o Programa Voluntário, reforçar a motivação e o engajamento dos funcionários. O concurso durou três meses, de março a maio de 2014. Todas as unidades do Carrefour Brasil tiveram a oportunidade de participar, criando um grupo de voluntários coordenado pelo embaixador social.

Os critérios de avaliação foram o número de voluntários em cada unidade, a regularidade de atuação e o envio de relatórios para a Responsabilidade Social. Graças a essa iniciativa, foram 1.385 voluntários cadastrados com 93 unidades participando durante o ano de 2014. Ocorreram 2 mil saídas voluntárias e 7.780 horas foram doadas pelo Grupo para as instituições beneficiadas. Os vencedores foram convidados a um evento em São Paulo para premiação incluindo uma visita pela cidade e a entrega de prêmios.