Cadeia de Valor

Colheita

Qualidade, alto desempenho e redução de impacto para as comunidades são critérios determinantes em nosso trabalho no campo. O ciclo produtivo do eucalipto é de aproximadamente seis anos. Para abastecer a produção das fábricas, a colheita é constante e predominantemente mecanizada. Nossos operadores de máquinas são auxiliados por computadores de bordo GPS (Global Positioning System), que tornam mais precisa e segura a gestão das operações.

Em 2016, implementamos o Apontamento Eletrônico, um sistema automatizado de transmissão de dados que permite o acompanhamento remoto da colheita. Informações como índice de produção da colheita, performance da máquina e possíveis eventualidades são transmitidos via Wi-Fi ou rádio digital para o sistema integrado de informações. Nos locais onde não há cobertura de internet, os dados da máquina florestal são armazenados em um smartphone e enviados posteriormente.

A novidade faz parte das iniciativas do Programa Smart Forest (Floresta Inteligente), uma estratégia que propõe novas soluções de tecnologia para as atividades da operação florestal da Fibria. O objetivo é que nos próximos cinco anos todos os portfólios tecnológicos escolhidos estejam inseridos na operação com a máxima conectividade possível e, assim, possam trazer mais inteligência à nossa gestão de florestas. São plataformas avançadas de conhecimento e processos que nos permitirão qualificar postos de trabalho no campo, reduzir riscos e obter ganhos exponenciais em produtividade operacional.

Toras de eucalipto após colheita em Capão Bonito (SP). Foto: Acervo Fibria.Toras de eucalipto após colheita em Capão Bonito (SP). Foto: Acervo Fibria.