Nossa Essência

Compliance

Para a Fibria, compliance significa fazer certo da primeira vez, ou seja, cumprir e executar leis, regras, regulamentos e compromissos internos e externos, quer tenham ou não sido assumidos pela organização de forma voluntária. Com esse propósito, o Programa de Compliance – focado em defesa da concorrência, anticorrupção e prevenção a perdas e fraudes – adota medidas que contribuem para proteger a companhia e preservar sua reputação como um ativo intangível.

Em 2016, ano atípico no cenário político do país, revisamos e aprimoramos o pilar anticorrupção, sobretudo nos processos internos de avaliação e aprovação de doações, patrocínios e parcerias. Intensificamos também os treinamentos relacionados às políticas de anticorrupção e de defesa ao direito concorrencial (antitruste). E, ainda, lançamos o Manual de Relacionamento com Agentes do Governo, que disciplina os empregados da Fibria, próprios e terceirizados, no relacionamento com políticos, autoridades, candidatos a cargos públicos e qualquer outro agente do governo. Foram treinadas as lideranças diretas e seus multiplicadores. Também divulgamos as orientações para nossa rede de fornecedores.

Outro destaque do ano foi a criação de um painel com as principais obrigações e exigências de negócios da companhia, baseado nos pilares do Programa de Compliance, que inclui: leis e regulamentos; licenças; alvarás e certificações; contratos e acordos; divulgação externa de informações; apoio à concorrência/antitruste; prevenção de perdas e fraude; e anticorrupção. Essas informações são apresentadas semestralmente nas reuniões da Diretoria e do Comitê de Auditoria Estatutário e, anualmente, ao Conselho de Administração.