Cadeia de Valor

Estabilidade Operacional

A estabilidade operacional traz muitos benefícios para uma empresa comprometida em gerar e compartilhar valor para o negócio e a sociedade. Além de favorecer as metas de produção, dentro dos custos estimados, resulta em menor emissão de poluentes e menos riscos operacionais e de segurança.

Uma fábrica atinge estabilidade operacional quando a média de sua produção em relação à sua máxima capacidade produtiva tem como resultado valores acima de 90%. Em 2016, as unidades da Fibria operaram com um índice de estabilidade 2% abaixo do índice registrado no ano anterior. Para os padrões da Fibria, essa queda não é aceitável. Porém, não representa uma perda significativa em nossa operação. Além disso, historicamente mantivemos sempre percentuais superiores ao mínimo.

Uma combinação de fatores contribuiu para que os primeiros quatro meses fossem mais críticos. Entre os de maior impacto, destaca-se a seca hídrica nos estados do Espírito Santo e da Bahia, associada à necessidade de realizar manutenção em caldeiras e de trazer madeira de localidades mais distantes para abastecer Aracruz (ES). Além disso, a produção teve impacto em função das paradas programadas para manutenção e das interligações com a futura produção do Projeto Horizonte 2.

Edimar Cirilo (fundo) e Antônio Tavares da Conceição,<br>operadores de logística florestal em Aracruz (ES).<br>Foto: Márcio Schimming.Edimar Cirilo (fundo) e Antônio Tavares da Conceição,
operadores de logística florestal em Aracruz (ES).
Foto: Márcio Schimming.