Mercado

Gestão ambiental

Além de produzir e consumir a própria energia, Horizonte 2 vai contribuir para o balanço energético brasileiro ao entregar continuamente o excedente de 130 MWh. Energia é um subproduto de alto valor agregado, e sua geração é tão relevante no retorno econômico do projeto quanto a venda de celulose.

Todo o volume de água necessário para a operação será proveniente do Rio Paraná. A previsão é que o projeto Horizonte 2 capte até 30 m³/tsa, que se enquadra como referência para projetos ecoeficientes.

Hoje, 35% dos resíduos da linha 1 são dispostos em aterros industriais. Do site completo (linhas 1 e 2) serão 15%, pois teremos capacidade de destinar um volume maior de resíduos para a queima na caldeira de força, atendendo à meta de longo prazo (2025) para a redução de disposição de resíduos sólidos industriais em aterro. Além de corretivo de acidez do solo, continuam os estudos para agregar resíduos orgânicos à obtenção de produtos organominerais com alto valor agronômico para utilização nas áreas de silvicultura da Fibria, com o excedente sendo comercializado no mercado agrícola em geral.

Com a ampliação de Três Lagoas (MS), a Fibria tem a oportunidade de inovar também no maior controle de emissões de odor. Em 2016, fomos à Finlândia – país benchmark na fabricação de tecnologias de oxidação de gases em flare – para conhecer e comprar equipamentos de última geração.

130 MWh

é o excedente que será entregue continuamente para o balanço energético brasileiro