Modelo de Negócio

Gestão de Saúde e Segurança

A visão sistêmica do negócio da Fibria também está no dia a dia de saúde e segurança. Um ambiente de trabalho seguro e saudável reflete-se em excelência operacional, além de trazer benefícios diretos à qualidade de vida dos empregados. Partindo desse compromisso, a companhia vem reduzindo ano a ano o número de acidentes, com e sem afastamentos, em suas operações.

Desde 2010, houve uma queda de 50,7% das ocorrências de acidentes, para um público total de aproximadamente 19 mil profissionais próprios e terceiros. Em 2016, atingimos o melhor resultado da série histórica da Fibria em redução de acidentes.

Na área florestal, com cerca de 11 mil empregados próprios e terceiros, dois programas simples têm contribuído para os bons resultados. Um deles é o Programa Amigos. Nas atividades do campo, os operários trabalham em duplas ou trios e são treinados para cuidar um do outro, em um rodízio ativo de cuidadores. O outro programa é o Apito de Segurança, por meio do qual o supervisor, atento aos períodos de maior desgaste no dia, reúne sua equipe em intervalos de descanso, nos quais reforça orientações de saúde e segurança.

Na área industrial, os treinamentos relacionados à saúde e à segurança são trabalhados em módulos definidos com a equipe de treinamento e desenvolvimento e atendem à legislação. Em nosso Programa Primeira Liderança, que também aborda o tema, há um foco maior para aspectos comportamentais.

Ginástica laboral no viveiro de mudas em Capão do Bonito (SP).<br>Foto: Márcio Schimming.Ginástica laboral no viveiro de mudas em Capão do Bonito (SP).
Foto: Márcio Schimming.

TAXAS DE LESÕES, DOENÇAS OCUPACIONAIS E DIAS PERDIDOS

201420152016
Número de lesões373428
Taxa de lesões (TL) (geral)0,190,170,14
Número de doenças ocupacionais001
Taxa de doenças ocupacionais (TDO)000,005
Número de dias perdidos7.8827.29014.023
Taxa de dias perdidos (TDP)39,8736,2169,8

Fatalidades

Apesar de nossas práticas avançadas e das conquistas dos últimos anos, a Fibria, infelizmente, ainda não conseguiu atingir a meta de fatalidade zero em suas atividades. Em 2016, sofremos com a perda de dois empregados: um próprio, vítima de acidente com um dos tanques de decantação de Jacareí (SP), e um terceirizado, que faleceu em acidente rodoviário no transporte de madeira entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Nos dois casos, as Comissões de Crise da Fibria foram acionadas para agir rapidamente, acolhendo as famílias das vítimas e dando apoio à imprensa e às autoridades competentes.

Todos os acidentes na Fibria são analisados e investigados. A empresa possui procedimentos de segurança que atendem às melhores práticas do mercado e são constantemente revisados e aperfeiçoados. Temos também o Programa Estrada Segura, que estabelece todas as diretrizes para contratação e operação logística da companhia. Nosso modelo de gestão vem, ano a ano, conseguindo reduzir ocorrências de acidentes nas operações. Estamos concentrando esforços para eliminar fatalidades.

NÚMERO ABSOLUTO DE ÓBITOS

201420152016
Homens112
Mulheres000