Cadeia de Valor

Gestão Florestal

As plantações de eucaliptos e a conservação e restauração das florestas nativas contribuem para um ambiente saudável, que privilegia o solo, a preservação de nascentes, a biodiversidade e o sequestro de carbono.

Nossas operações florestais estão presentes em 257 municípios brasileiros. Ao longo dos anos, aprendemos a nos relacionar com nossos vizinhos e fizemos do diálogo um importante diferencial competitivo. A capacidade de conversar e ouvir levou a Fibria a desenvolver centenas de iniciativas voltadas à transformação social, como o Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT). Com o apoio de interlocutores qualificados, também estamos aprendendo a conhecer as comunidades indígenas, quilombolas e de pescadores do nosso entorno.

Atualmente, a Fibria produz 17,6 milhões m³ de madeira ao ano. Do total processado em nossas unidades industriais, 65% tem o FSC® Forest Stewardship Council® e 61%, o Cerflor/Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC). O restante, oriundo do programa de fomento Poupança Florestal, é de madeira controlada, não certificada.

O Poupança Florestal é um programa de fomento. A Fibria subsidia os produtores, oferece apoio na estruturação do plantio e transfere a eles tecnologia e conhecimento. A empresa financia a produção de seus parceiros, cujas dívidas, convertidas em madeira, são quitadas na época da colheita. O projeto transformou-se em uma das mais bem-sucedidas parcerias da Fibria com comunidades rurais, gerando trabalho, renda e valor no campo.

Stanley Bianchini, produtor rural, e o empregado Luiz Gama Nunes, em Aracruz (ES).<br>Foto: acervo Fibria.Stanley Bianchini, produtor rural, e o empregado Luiz Gama Nunes, em Aracruz (ES).
Foto: acervo Fibria.