Nossa Essência

Ouvidoria

Nosso canal de ouvidoria, orientado por imparcialidade e transparência, esclarece dúvidas e recebe sugestões e denúncias de descumprimento do Código de Conduta, como corrupção, discriminação e fraude. Ligada à Diretoria de Governança, Riscos e Compliance, a Ouvidoria atende o público interno e externo, em caráter de confidencialidade, deixando a critério do relator identificar-se ou não.

Em 2016, a Ouvidoria recebeu 411 relatos, 135 relacionados a questões de direitos humanos e higiene, saúde e segurança (HSMT), 123 apresentando reclamações sobre empresas terceiras, 50 reclamações de ordem operacional e 12 reportes de irregularidades, como favorecimento, fraude e/ou beneficiamento indevido. Os demais 91 contatos referem-se, principalmente, a consultas e temas fora do escopo do Canal da Ouvidoria.

Diante dos problemas detectados, foram realizadas 13 demissões ou rescisões de contrato com fornecedores/prestadores de serviços, aplicadas 12 advertências e quatro notificações a fornecedores e realizadas duas transferências internas de local de trabalho e seis mudanças de procedimento, entre outras ações.

Denúncias por categoria

20152016
Direitos Humanos70 (19,7%)81 (19,7)
Consultas69 (19,4%)49 (11,9)
Relações comerciais e contratos69 (19,4%)124 (30,2)
Laboral60 (16,9%)58 (14,1)
Falta de aderência a padrões28 (7,9%)25 (6,1)
Relações com a comunidade7 (2,0%)4 (1,0)
Conflitos de interesse12 (3,4%)13 (3,2)
Fraudes/corrupção11 (3,1%)8 (1,9)
Ambiental12 (3,4%)15 (3,6)
Temas diversos17 (4,8%)34 (8,3)
Total355 (100%)411 (100,0)

Mecanismo de reclamação sobre impactos sociais GRI SO11

ARACRUZJACAREÍTRÊS LAGOASTOTAL 2016
Registros sobre impactos na sociedade recebidos durante 2016662175110947
Número total de registros sobre impactos sociais considerados improcedentes2774034351
Número total de registros sobre impactos sociais considerados procedentes38513576596
Número total de registros sobre impactos sociais em aberto684375
Número total de registros sobre impactos sociais recebidos antes de 2016 e arquivados ou tratados durante 2016552133109

Mecanismo de reclamação sobre impactos ambientais GRI G4-EN34

ARACRUZJACAREÍTRÊS LAGOASTOTAL 2016
Registros sobre impactos ambientais recebidos durante 20162081913240
Número total de registros sobre impactos ambientais arquivados1 durante 2016800383
Número total de registros sobre impactos ambientais tratados2 durante 20161281910157
Número total de registros sobre impactos ambientais recebidos antes de 2016 e arquivados ou tratados durante 2016123318

1 Foram arquivados por serem considerados improcedentes.
2 Foram tratados por serem considerados procedentes.

ÉTICA - denúncias recebidas pela Ouvidoria GRI G4-HR12

2016
Número total de relatos recebidos*411
Percentual de denúncias em relação ao total de relatos recebidos88,1
Relatos relacionados a direitos humanos¹81
Relatos relacionados a direitos humanos considerados improcedentes e arquivados39
Relatos relacionados a direitos humanos considerados procedentes e tratados28
Relatos relacionados a direitos humanos que continuavam pendentes ao fim do ano14
Relatos relacionados a direitos humanos recebidos antes do ano indicado, considerados procedentes e tratados2

* Incluindo reclamações, denúncias e consultas.
1 Direitos humanos — foram considerados nessa categoria os casos recebidos e registrados no sistema da Ouvidoria com as seguintes tipologias: assédio, retaliação, discriminação e medida disciplinar (reclamações sobre demissões em geral).

Mecanismo de registros sobre impactos ambientais GRI G4-EN34

2016 (somente Ouvidoria)2016 (fale com a Fibria)Consolidado 2016
Registros sobre impactos ambientais recebidas durante 201615240255
Número total de registros sobre impactos ambientais arquivados1 durante 201668389
Número total de registros sobre impactos ambientais tratados2 durante 20168157165
Número total de registros sobre impactos ambientais recebidos antes de 2016 e arquivadas ou tratadas durante 201601818

1 Foram arquivados por serem considerados improcedentes.
2 Foram tratados por serem considerados procedentes.