Cadeia de Valor

PDRT

Lançado em 2012, o PDRT tem ajudado a Fibria a levar valor e fortalecer vínculos nas comunidades rurais onde está inserida. O programa capacita agricultores familiares, organizados em associações e redes, para a produção de culturas variadas e a criação de pequenos animais. Com a iniciativa, contribuímos atualmente para o incremento da renda de mais de 5 mil famílias, nos estados de Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O programa orienta-se por três eixos: assistência técnica aos agricultores; estímulo ao uso de tecnologias de baixo custo, com redução do impacto ambiental; e incentivo e orientação para o acesso a políticas públicas, que ampliam as possibilidades de comercialização dos produtos. O crescimento da renda desde o início do programa é da ordem de 4 a 5 salários mínimos por família.

Em 2016, o PDRT iniciou a transição para a agroecologia pura, com ganhos importantes na conservação de recursos naturais e no balanço econômico dos plantios. Foi um grande passo para tornar-se o maior programa agroecológico do Brasil.

Maria José da Silva, no PDRT em Aracruz (ES).<br>Foto: acervo Fibria.Maria José da Silva, no PDRT em Aracruz (ES).
Foto: acervo Fibria.