Cadeia de Valor

Pesquisa de Favorabilidade

A relação com as comunidades em torno das operações está baseada na transparência, no apoio a projetos de geração de renda e na inserção na cadeia de valor da empresa. Essa abordagem busca garantir a implementação da estratégia e da sustentabilidade do negócio. Tanto que, em 2011, estabelecemos como Meta de Longo Prazo atingir 80% de favorabilidade até 2025.

O acompanhamento é feito com a Pesquisa de Favorabilidade. O objetivo é mensurar, por meio de um indicador síntese, a qualidade das relações da empresa com as comunidades vizinhas às operações.

Na segunda edição da pesquisa, em 2016, entrevistamos 3.200 pessoas, com perfil distinto ao abordado na edição anterior, realizada em 2013. Desta vez, houve um percentual maior de desempregados e trabalhadores precários –17,7% contra 3,8% em 2013. Essa mudança reflete-se nos resultados de confiança geral, que apontam um aumento de pessimismo e de insegurança em relação ao presente e ao futuro.

O Índice Geral de Favorabilidade se manteve dentro da margem de erro, de 2%, atingindo 70,6% contra 72,56% em 2013. A redução indica uma queda similar de 2% em todos os quatro atributos que compõem o índice: legitimidade econômica; confiança interpessoal; legitimidade sociopolítica; e confiança interorganizacional. As geografias analisadas representam um resultado similar ao Índice Geral: São Paulo (73,6%), Espírito Santo (68,16%), Bahia (70,23%) e Mato Grosso do Sul (71,06%).

Todo o processo de relacionamento da Fibria, os investimentos em projetos sociais e a prática do diálogo aberto podem explicar o fato de os pesquisados reconhecerem como compromissos mais importantes da empresa a “promessa cumprida” e a “preocupação e consideração com os interesses das comunidades”.

Os resultados oferecem elementos para que possamos corrigir rotas, reforçar ações e implementar novas maneiras de atuar.