Nossa Essência

Relacionamento com o Governo

A Fibria entende que, em uma sociedade democrática, é um direito de todos, inclusive empresas, participar do processo de formulação de políticas públicas e discussão de marcos regulatórios. Dessa forma, a companhia procura contribuir com seu ponto de vista por meio do contato direto com autoridades e políticos e/ou na participação em diversas entidades representativas dos setores florestal e de celulose e papel às quais está afiliada para um ambiente político-institucional estável e de marcos regulatórios claros e bem concebidos.

Nesse aspecto, a companhia é pautada por um modelo estruturado de governança e em seus valores corporativos, com especial atenção aos princípios da ética e transparência, e apoiada por claros direcionadores estabelecidos em seu Código de Conduta e na Política de Anticorrupção, aprovados pelo Conselho de Administração.

É aspecto importante de nossa estratégia de negócios o relacionamento com agentes do governo, seja no atendimento de obrigações legais e fiscalização, seja na participação no processo de construção de políticas públicas e de marcos regulatórios. Em 2016, lançamos o Manual de Relacionamento para Agentes do Governo, que tem como função informar, orientar e disciplinar as atividades da organização e de seus representantes no contato com agentes governamentais em geral. Além disso, o manual torna clara a postura da empresa durante períodos eleitorais.  A Fibria não faz qualquer tipo de doação, seja financeira ou material, bem como do expediente de trabalho de seus empregados, para partidos, candidatos ou campanhas políticas de qualquer tipo.

Da mesma forma, a Fibria não possui direcionamento político-partidário nem recomenda esse tipo de manifestação nas entidades e associações de que participa.

Acreditamos que o relacionamento com agentes do governo deve ser institucional, ou seja, diretamente ligado à figura da Fibria e realizado por funcionários devidamente autorizados. Dispomos de uma área especialista, Gerência de Relações Corporativas, responsável por gerenciar a representação institucional não técnica e por monitorar a evolução do processo legislativo e de decisões das diversas instâncias governamentais.