Cadeia de Valor

Serviços Ecossistêmicos

O desafio em serviços ecossistêmicos é tornar o seu valor tangível, a fim de que a informação contribua para a tomada de decisões da empresa e do mercado. Há alguns anos, a Fibria identifica, qualifica e divulga informações sobre seus serviços ecossistêmicos. No Brasil, também participa e contribui em estudos para o desenvolvimento de metodologias de valoração dos serviços, além de acompanhar as tendências globais nessa área. Em julho de 2016, a Coalizão de Capital Natural lançou o Protocolo de Capital Natural, que no campo dos serviços ecossistêmicos equivale ao importante avanço conquistado em carbono com o GHG Protocol, em 2008. Empresas do mundo todo passam a ter a mesma base para qualificar, mensurar e reportar seus dados.

A Fibria é, ainda, uma parceira institucional do Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, organização sem fins lucrativos que atua na região do Vale do Paraíba promovendo a restauração florestal, a conectividade dos fragmentos da Mata Atlântica e o pagamento por serviços ambientais, entre outras atividades.

Veado em área florestal da Fibria de Três Lagoas (MS).<br>Foto: acervo Fibria.Veado em área florestal da Fibria de Três Lagoas (MS).
Foto: acervo Fibria.