Estratégia e Análise
Código | Descrição | Onde encontrar / Resposta |
G4-1 | Declaração do principal tomador de decisão da organização sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia de sustentabilidade. | Entrevista com o Presidente do Conselho de Administração Entrevista com o Presidente |
G4-2 | Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades | Entrevista com o Presidente do Conselho de Administração Entrevista com o Presidente |
Perfil Organizacional
Código | Descrição | Onde encontrar / Resposta |
G4-3 | Nome da organização | Fibria Celulose S.A. |
G4-4 | Relate as principais marcas, produtos e serviços | Celulose |
G4-5 | Relate a localização da sede da organização | São Paulo (SP) |
G4-6 | Relate o número de países nos quais a organização opera e nome dos países nos quais as suas principais operações estão localizadas ou que são especialmente relevantes para os tópicos de sustentabilidade abordados no relatório | |
G4-7 | Relate a natureza da propriedade e forma jurídica da organização | |
G4-8 | Relate os mercados em que a organização atua | |
G4-9 | Relate o porte da organização | |
G4-10 | Perfil da força de trabalho | |
G4-11 | Relate o percentual do total de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva | 100% |
G4-12 | Descreva a cadeia de fornecedores da organização | |
G4-13 | Relate quaisquer mudanças significativas ocorridas no decorrer do período coberto pelo relatório | Continuação do projeto de ampliação da unidade de Três Lagoas (MS). |
Compromissos com iniciativas externas
Código | Descrição | Onde encontrar / Resposta |
G4-14 | Como a organização adota a abordagem ou princípio da precaução. | A Fibria adota o princípio da precaução no gerenciamento e na operação de suas atividades industriais e florestais, por meio da adoção de medidas de controle e monitoramento da produção, como estudos agronômicos, melhoramento genético na produção de eucalipto, que contempla a adaptação de espécies em diferentes condições climáticas, monitoramento do consumo de água nas áreas florestais, fechamento setorial de efluentes industriais, reutilização de água no processo de fabricação, entre outras |
G4-15 | Liste as cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráter econômico, ambiental e | Pacto Global Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção Declaração Internacional Sobre Produção Mais Limpa – PNUMA |
G4-16 | Liste a participação em associações (p. ex.: associações setoriais) e organizações nacionais ou internacionais de defesa | Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura Indústria Brasileira das Árvores Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) Fóruns Regionais Setoriais Corredor Ecológico do Vale do Paraíba China Sustainable Paper Alliance Program for Endorsement of Forests (PEFC) New Generation Plantations (NGP) Forest Stewardship Council (FSC) Diálogo Florestal Engaging Stakeholders Programa – SustainAbility Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) Water Footprint GVCes Iniciativas Empresariais |
Aspectos Materiais Identificados e Limites
Código | Descrição | Onde encontrar / Resposta |
G4-17 | Entidades incluídas nas demonstrações financeiras e fora do escopo destes Relatório | As empresas Veracel e Portocel estão nas Demonstrações Financeiras da empresa, mas não entram no escopo do Relatório |
G4-18 | O processo adotado para definir o conteúdo do relatório e os limites dos Aspectos | |
G4-19 | Liste todos os Aspectos materiais identificados no processo de definição do conteúdo do relatório | |
G4-20 | Para cada Aspecto material, relate seu limite dentro da organização (se o Aspecto é material dentro da organização) | |
G4-21 | Para cada Aspecto material, relate seu limite fora da organização (se o Aspecto é material fora da organização) | |
G4-22 | Efeito de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para essas reformulações | Correções em dados são mencionados nas tabelas |
G4-23 | Alterações significativas em relação a períodos cobertos por relatórios anteriores em Escopo e Limites do Aspecto | Nenhuma alteração |
Engajamento de Stakeholders
Código | Descrição | Onde encontrar / Resposta |
G4-24 | Apresente uma lista de grupos de stakeholders engajados pela organização | Empregados e terceiros Acionistas Fornecedores Comunidades Clientes Mídia Governo |
G4-25 | Relate a base usada para a identificação e seleção de stakeholders para engajamento | |
G4-26 | Abordagem adotada pela organização para engajar stakeholders | |
G4-27 | Principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento de stakeholders e as medidas adotadas pela organização para abordar esses tópicos e preocupações, inclusive no processo de relatá-las |
Perfil do Relatório
Código | Descrição | Onde encontrar / Resposta |
G4-28 | Período coberto pelo relatório | 1 janeiro - 31 dezembro 2016 |
G4-29 | Data do relatório anterior mais recente | Apr-16 |
G4-30 | Ciclo de emissão de relatórios | Anual |
G4-31 | Ponto de contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo | [email protected] Rua Fidêncio Ramos, 302 - 3º andar – CEP 04551-010 – São Paulo – SP Tel.: (11) 2138-4000 |
Sumário de conteúdo da GRI
Código | Descrição | Onde encontrar / Resposta |
G4-32 | Relate a opção “de acordo” escolhida pela organização Relate o Sumário de Conteúdo da GRI para a opção escolhida | Abrangente Índice remissivo |
Verificação
Código | Descrição | Onde encontrar / Resposta |
G4-33 | Verificação externa |
Governança
Código | Descrição | Onde encontrar / Resposta |
G4-34 | Estrutura de governança da organização, incluindo os comitês do mais alto órgão de governança | |
G4-35 | Relate o processo usado para a delegação de autoridade sobre tópicos econômicos, ambientais e sociais pelo mais alto órgão de governança para executivos seniores e outros empregados | |
G4-36 | A organização designou um ou mais cargos e funções de nível executivo como responsável pelos tópicos econômicos, ambientais e sociais e se esses responsáveis se reportam diretamente ao mais alto órgão de governança. | |
G4-37 | Processos de consulta usados entre os stakeholders e o mais alto órgão de governança em relação aos tópicos econômicos, ambientais e sociais. Se a consulta for delegada a outras estruturas, órgãos ou pessoas, indique a quem e quaisquer processos existentes de feedback para o mais alto órgão de governança. | |
G4-38 | Relate a composição do mais alto órgão de governança e dos seus comitês | |
G4-39 | Relate se o presidente do mais alto órgão de governança é também um diretor executivo | Na Fibria há separação entre a Presidência do Conselho de Administração e o CEO |
G4-40 | Relate os processos de seleção e nomeação para o mais alto órgão de governança e seus comitês, bem como os critérios adotados para selecionar e nomear os membros do mais alto órgão de governança | |
G4-41 | Relate os processos usados pelo mais alto órgão de governança para garantir a prevenção e administração de conflitos de interesse. Relate se conflitos de interesse são divulgados aos stakeholders | |
G4-42 | Relate os papéis desempenhados pelo mais alto órgão de governança e pelos executivos seniores no desenvolvimento, aprovação e atualização do propósito, declaração de Missão, Visão e Valores, e definição de estratégias, políticas e metas relacionadas a impactos econômicos, ambientais e sociais da organização | |
G4-43 | Relate as medidas tomadas para desenvolver e aprimorar o conhecimento do mais alto órgão de governança sobre tópicos econômicos, ambientais e sociais | |
G4-44 | Relate os processos de avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança no que diz respeito à governança de tópicos econômicos, ambientais e sociais | |
G4-45 | Relate o papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na identificação e gestão de impactos, riscos e oportunidades derivados de questões econômicas, ambientais e sociais | |
G4-46 | Relate o papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na análise da eficácia dos processos de gestão de risco da organização para tópicos econômicos, ambientais e sociais | |
G4-47 | Relate com que frequência o mais alto órgão de governança analisa impactos, riscos e oportunidades derivados de questões econômicas, ambientais e sociais | |
G4-48 | Relate o órgão ou o cargo de mais alto nível que analisa e aprova formalmente o relatório de sustentabilidade da organização e garante que todos os Aspectos materiais sejam abordados | A Diretoria da Fibria |
G4-49 | Relate o processo adotado para comunicar preocupações críticas ao mais alto órgão de governança | Itens em follow-up são levados ao Conselho pela Diretoria Executiva ou pelos próprios conselheiros. Estes são itens materiais, críticos que tem um impacto potencial nos resultados da empresa e que não tem uma solução de curto prazo. |
G4-50 | Relate a natureza e número total de preocupações críticas comunicadas ao mais alto órgão de governança e o(s) mecanismo(s) adotado(s) para abordá-las e resolvê-las | Os itens atuais abrangem temas como estratégia, mercado, logística, tributárias, processos judiciais e investimentos em inovação |
G4-51 | Remuneração e incentivos | |
G4-52 | Relate o processo adotado para a determinação da remuneração | |
G4-53 | Relate como opiniões dos stakeholders são solicitadas e levadas em conta em relação à questão da remuneração, incluindo os resultados de votações sobre políticas e propostas de remuneração, se aplicável | |
G4-54 | Relate a proporção entre a remuneração anual total do indivíduo mais bem pago da organização em cada país em que a organização possua operações significativas e a remuneração média anual total de todos os empregados (excluindo o mais bem pago) no mesmo país | 54.20% |
G4-55 | Relate a proporção entre o aumento percentual da remuneração total anual do indivíduo mais bem pago da organização em cada país em que possua operações significativas e o aumento percentual médio da remuneração anual total de todos os empregados (excluindo o mais bem pago) no mesmo país | 1.20% |
Ética e integridade
Código | Descrição | Onde encontrar / Resposta |
G4-56 | Descreva os valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização, como códigos de conduta e de ética |
|
G4-57 | Relate os mecanismos internos e externos adotados pela organização para solicitar orientações sobre comportamentos éticos e em conformidade com a legislação, como canais de relacionamento (ex.: ouvidoria) | |
G4-58 | Relate os mecanismos internos e externos adotados pela organização para comunicar preocupações em torno de comportamentos não éticos ou incompatíveis com a legislação e questões relacionadas à integridade organizacional, como encaminhamento de preocupações pelas vias hierárquicas, mecanismos para denúncias de irregularidades ou canais de denúncias |
Índice remissivo: GRI G4 Abrangente, Princípios do Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Fibria reporta todos os indicadores da GRI G4 pois acredita que cada um deles pode ser relevante para pelo menos um grupo de stakeholders. A empresa reconhece a importância de destacar os indicadores ligados a aspectos materiais do texto. Os demais indicadores estão disponíveis apenas na versão online.
Dimensão Econômica
Código | Descrição | Aspecto material (GRI) | Onde ocorrem os impactos D= Dentro da organização F = Fora da Organização | Onde encontrar / Resposta | Verificação Externa | Pacto Global (Princípio) | ||
G4-EC1 | Valor econômico direto gerado e distribuído | Desempenho econômico | D F | 2, 7 | 2, 7, 8, 9, 13 | |||
G4-EC2 | Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização devido a mudanças climáticas | |||||||
G4-EC3 | Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido que a organização oferece | - | Aproximadamente 85% dos empregados da Fibria participam do fundo de pensão da Fundação Senador José Ermírio de Moraes (Funsejem), entidade fechada de previdência privada, sem fins lucrativos, responsável por administrar planos de aposentadoria do Grupo Votorantim. O ativo do plano corresponde a 100% do valor do passivo. Anualmente, é feita uma avaliação em cumprimento à legislação vigente. No entanto, não há risco de déficit, uma vez que se trata de plano de contribuição definida, cuja a formação da reserva resulta da capitalização das respectivas contribuições ao plano. Mais informações em www.funsejem.org.br. | |||||
G4-EC4 | Ajuda financeira significativa recebida do governo | |||||||
G4-EC5 | Variação da proporção do salário mais baixo por gênero comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes | Presença no mercado | D F | 1, 5, 8, 10 | ||||
G4-EC6 | Proporção de membros da alta direção contratados na comunidade local em unidades operacionais importantes | |||||||
G4-EC7 | Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos | Impactos econômicos indiretos | D F | 2, 7, 8, 9, 11 | ||||
G4-EC8 | Impactos econômicos indiretos significativos, inclusive a extensão dos impactos | |||||||
G4-EC9 | Proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes | Práticas de compra | D F | 12 |
Dimensão Ambiental
Código | Descrição | Aspecto material (GRI) | Onde ocorrem os impactos D= Dentro da organização F = Fora da Organização | Onde encontrar / Resposta | Verificação Externa | Pacto Global (Princípio) | |||
G4-EN1 | Materiais usados, discriminados por peso ou volume | Materiais | D | - | X | 8 e 9 | 12 | ||
G4-EN2 | Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem | A operação florestal da Fibria não utiliza materiais provenientes de reciclagem, com exceção dos resíduos provenientes da operação industrial utilizados para adubação e correção do solo (ver dregs, grits e lama de cal). O processo de produção de celulose não utiliza produtos reciclados. | 8, 12 | ||||||
G4-EN3 | Consumo de energia dentro da organização | Energia | D F | - | X | 8 | 7, 8, 12, 13 | ||
G4-EN4 | Consumo de energia fora da organização | X | |||||||
G4-EN5 | Intensidade energética | ||||||||
G4-EN6 | Redução do consumo de energia | ||||||||
G4-EN7 | Reduções nos requisitos de energia relacionados a produtos e serviços | ||||||||
G4-EN8 | Total de retirada de água por fonte | Água | D F | X | 8, 9 | 3, 6, 8, 12 | |||
G4-EN9 | Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água | ||||||||
G4-EN10 | Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada | X | |||||||
G4-EN11 | Unidades operacionais próprias, arrendadas ou administradas dentro ou nas adjacências de áreas protegidas e áreas de alto valor para a biodiversidade situadas fora de áreas protegidas | Biodiversidade | D F | X | 8, 9 | 6, 15 | |||
G4-EN12 | Descrição de impactos significativos na biodiversidade de atividades, produtos e serviços em áreas protegidas e em áreas de alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas | ||||||||
G4-EN13 | Habitats protegidos ou restaurados | X | |||||||
G4-EN14 | Número de espécies na Lista Vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats situados em áreas afetadas por operações da organização, discriminadas por nível de risco de extinção | X | |||||||
G4-EN15 | Emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 1) | Emissões | D F | X | 7, 8, 9 | 3, 8, 12, 13 | |||
Para mais informações, ver Inventário de carbono | |||||||||
G4-EN16 | Emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia (Escopo 2) | X | |||||||
Para mais informações, ver Inventário de carbono | |||||||||
G4-EN17 | Outras emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 3) | X | |||||||
Para mais informações, ver Inventário de carbono | |||||||||
G4-EN18 | Intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE) | ||||||||
Para mais informações, ver Inventário de carbono | |||||||||
G4-EN19 | Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) | ||||||||
G4-EN20 | Emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio (SDO) | ||||||||
G4-EN21 | Emissões de NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas | X | |||||||
G4-EN22 | Descarte total de água, discriminado por qualidade e destinação | Efluentes e resíduos | D | - | X | 7, 8, 9 | 3, 6, 8, 11, 12, 14, 15 | ||
G4-EN23 | Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição | X | |||||||
G4-EN24 | Número total e volume de vazamentos significativos | Não houve vazamento significativo nas operações da Fibria | |||||||
G4-EN25 | Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigoso nos termos da convenção da Basileia, Anexos I, II, III e VIII, e percentual de resíduos transportados internacionalmente | A Fibria não transaciona resíduos enquadrados pela Convenção da Basiléia | |||||||
G4-EN26 | Identificação, tamanho, status de proteção e valor da biodiversidade de corpos d'água e habitats relacionadas significativamente afetados por descartes e drenagem de água realizados pela organização | ||||||||
G4-EN27 | Extensão da mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços | Produtos e serviços | D | 8, 9 | 8, 11, 12 | ||||
G4-EN28 | Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de produtos vendidos, discriminado por categoria de produtos | Não recuperamos embalagens de fardos de celulose, porque o fardo é embalado com folha de celulose que é utilizado no processo. Arames são usados para amarrar o fardo de celulose. Todos os arames são eventualmente separados e retirados como sucata. | X | ||||||
G4-EN29 | Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não-monetárias resultantes da não-conformidade com leis e regulamentos ambientais | Conformidade | D | - | 7, 8, 9 | 16 | |||
G4-EN30 | Impactos ambientais significativos decorrentes do transporte de produtos e outros bens e materiais usados nas operações da organização, bem como do transporte de seus empregados | Transportes | D | 7, 8, 9 | 8, 11, 12, 13 | ||||
G4-EN31 | Total de investimentos e gastos com proteção ambiental, discriminado por tipo | Geral | D F | - | 6, 15 | ||||
G4-EN32 | Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais | Avaliação ambiental de fornecedores | D F | 7, 8, 9 | 8, 11, 15 | ||||
G4-EN33 | Impactos ambientais negativos significativos reais e potenciais na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito | ||||||||
G4-EN34 | Número de queixas relacionadas a impactos ambientais protocoladas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | Mecanismos de reclamações ambientais | D F | X | 8, 15, 16 |
Dimensão Social
Subcategoria: Práticas trabalhistas e trabalho decente | ||||||||
Código | Descrição | Aspecto material (GRI) | Onde ocorrem os impactos D= Dentro da organização F = Fora da Organização | Onde encontrar / Resposta | Verificação Externa | Pacto Global (Princípio) | ||
G4-LA1 | Número total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade por faixa etária, gênero e região | Emprego | D | 6 | 5, 8, 10 | |||
G4-LA2 | Benefícios concedidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporário ou em regime de meio período, discriminados por unidades operacionais importantes da organização | |||||||
G4-LA3 | Taxas de retorno ao trabalho e retenção após licença maternidade/paternidade, discriminadas por gênero | |||||||
G4-LA4 | Prazo mínimo para notificação sobre mudanças operacionais e se elas são especificadas em acordos de negociação coletiva | Relações trabalhistas | D | - | Não houveram alterações significativas da estrutura organizacional que necessitassem uma interação ou comunicação com os sindicatos / representantes dos trabalhadores. | 8 | ||
G4-LA5 | Percentual da força de trabalho representada em comitê formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho | Saúde e segurança no trabalho | D | - | 99.95% | 1, 3 | 8, 16 | |
G4-LA6 | Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero | X | ||||||
G4-LA7 | Empregados com alta incidência ou alto risco de doenças relacionadas à sua ocupação | |||||||
G4-LA8 | Tópicos relativos à saúde e segurança cobertos por acordos formais com sindicatos | De maneira geral todos os acordos firmados com os sindicatos abordam temas relacionados à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhados critérios esses fundamentados pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. | ||||||
G4-LA9 | Número médio de horas de treinamento por ano por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional | Treinamento e educação | D | X | 1, 6 | 4, 5, 8, 10 | ||
G4-LA10 | Programas de gestão de competências e aprendizagem contínua que contribuem para a continuidade da empregabilidade dos empregados em período de preparação para a aposentadoria | |||||||
G4-LA11 | Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira por gênero e categoria funcional | X | ||||||
G4-LA12 | Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria funcional, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade | Diversidade e igualdade de oportunidades | D | 5, 8, 10 | ||||
G4-LA13 | Razão matemática do salário e remuneração entre mulheres e homens, discriminada por categoria funcional e unidades operacionais relevantes | Igualdade de remuneração entre mulheres e homens | D | 5, 10 | ||||
G4-LA14 | Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos às práticas trabalhistas | Avaliação de fornecedores em práticas trabalhistas | D F | 1, 6 | 8 | |||
G4-LA15 | Impactos negativos significativos reais e potenciais para as práticas trabalhistas na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito | |||||||
G4-LA16 | Número de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas | D F | - | 1 e 6 | 8, 16 | ||
Subcategoria: Direitos humanos | ||||||||
Código | Descrição | Aspecto material (GRI) | Onde ocorrem os impactos D= Dentro da organização F = Fora da Organização | Onde encontrar / Resposta | Verificação Externa | Pacto Global (Princípio) | ||
G4-HR1 | Número total e percentual de acordos e contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a preocupações com direitos humanos ou que foram submetidos a avaliação referente a direitos humanos | Investimentos | D | - | X | 1, 2, 3, 4, 5, 6 | 4, 8, 10 | |
G4-HR2 | Número total de horas de treinamento para empregados em políticas de direitos humanos ou procedimentos relacionados a aspectos de direitos humanos relevantes para as operações, incluindo o percentual de empregados treinados | |||||||
G4-HR3 | Número total de casos de discriminação e medidas corretivas tomadas | Não discriminação | D | - | X | 1, 2, 3, 4, 5, 6 | 5, 8, 10 | |
G4-HR4 | Operações e fornecedores significativos identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva possa estar sendo violado ou haja risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esse direito | Liberdade de associação e negociação coletiva | D F | - | Nenhum caso identificado. | 1, 2, 3, 4, 5, 6 | 8, 16 | |
G4-HR5 | Operações e fornecedores significativos identificados como de risco significativo para a ocorrência de trabalho infantil e medidas tomadas para contribuir para a efetiva erradicação do trabalho infantil | Trabalho infantil | D F | Nenhum caso identificado. | 1, 2, 6 | 8, 16 | ||
G4-HR6 | Operações e fornecedores significativos identificados como de risco significativo para a ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou análogo ao escravo | Trabalho forçado ou análogo ao escravo | D F | Nenhum caso identificado. | 1, 2, 3 | 8 | ||
G4-HR7 | Percentual de pessoal de segurança submetido a treinamento nas políticas ou procedimentos da organização relativos a aspectos de direitos humanos que sejam relevantes às operações | Práticas de segurança | D | - | Em 2016, o pessoal de segurança recebeu treinamentos sobre direitos humanos, alcançando 52,5% do pessoal próprio e 43,1% entre os terceiros. | 1, 2, 5 | 4, 10 | |
G4-HR8 | Número total de casos de violação de direitos dos povos indígenas e medidas tomadas | Direitos dos povos indígenas e tradicionais | F | Não houve casos de violação de direitos dos povos indígenas | 1, 2, 4 | 10, 11 | ||
G4-HR9 | Número total e percentual de operações submetidas a análises ou avaliações de direitos humanos de impactos relacionados a direitos humanos | Avaliação | D | - | 1, 2 | 10 | ||
G4-HR10 | Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relacionados a direitos humanos | Avaliação de fornecedores em direitos humanos | D F | 1, 2 | 8, 10 | |||
G4-HR11 | Impactos negativos significativos reais e potenciais em direitos humanos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito | X | ||||||
O processo de avaliação de direitos humanos existe nas operações (todas no Brasil) de duas formas: Avaliação do público interno – entrega do Código de Conduta na contratação – com assinatura do recebimento e leitura – e abordagem dos temas do Código nas reuniões de resultados. Avaliação do público externo – processo de homologação de fornecedores inclui itens de comprometimento com direitos humanos (trabalho escravo e infantil). | ||||||||
G4-HR12 | Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos em direitos humanos registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a direitos humanos | D F | - | X | 8, 10, 16 | ||
Subcategoria: Sociedade | ||||||||
Código | Descrição | Aspecto material (GRI) | Onde ocorrem os impactos D= Dentro da organização F = Fora da Organização | Onde encontrar / Resposta | Verificação Externa | Pacto Global (Princípio) | ||
G4-SO1 | Percentual de operações com programas implementados de engajamento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local | Comunidades locais | D | X | 2, 11 | |||
G4-SO2 | Operações com impactos negativos significativos potenciais ou reais nas comunidades locais | X | ||||||
G4-SO3 | Número total e percentual de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção e os riscos significativos identificados | Combate à corrupção | D F | X | 10 | 4, 16 | ||
G4-SO4 | Comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate à corrupção | |||||||
G4-SO5 | Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas | X | ||||||
G4-SO6 | Valor total de contribuições financeiras e em espécie para partidos políticos, políticos ou instituições relacionadas, discriminadas por país | Políticas públicas | D F | Produzimos em 2016 o Manual de Relacionamento com Agentes do Governo, que contém os principais direcionadores para relacionamento institucional/governamental. Nesse documento, além de deixar claro o posicionamento da empresa em não realizar doações, também detalhamos o que pode e o que não pode ser feito por funcionários, executivos e diretores da empresa nesse período. A Fibria não faz qualquer tipo de doação, seja financeira ou material, bem como do expediente de trabalho de seus empregados, para partidos, candidatos ou campanhas políticas de qualquer tipo. | 10 | |||
G4-SO7 | Número total de ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados | Concorrência desleal | D | - | No que se refere ao exercício de 2016, não fomos parte de quaisquer ações judiciais pendentes ou encerradas referentes à concorrência desleal e a violações de leis antitruste e da regulamentação de monopólio. | 1 e 5 | 16 | |
G4-SO8 | Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos | Conformidade | D | - | X | 10 | ||
G4-SO9 | Percentual de novos fornecedores selecionados com critérios de impactos na sociedade | Avaliação de fornecedores em impactos na sociedade | D F | 16 | ||||
G4-SO10 | Impactos negativos significativos, reais e potenciais, da cadeia de fornecedores na sociedade e medidas tomadas | |||||||
G4-SO11 | Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos na sociedade registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a impactos na sociedade | D F | X | 16 | |||
Subcategoria: Responsabilidade pelo produto | ||||||||
Código | Descrição | Aspecto material (GRI) | Onde ocorrem os impactos D= Dentro da organização F = Fora da Organização | Onde encontrar / Resposta | Verificação Externa | Pacto Global (Princípio) | ||
G4-PR1 | Percentual das categorias de produtos e serviços significativas para as quais são avaliados impactos na saúde e segurança buscando melhorias | Saúde e segurança do cliente | D | 100% | 3, 12 | |||
G4-PR2 | Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança durante o ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado | Não há histórico de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados pela celulose na saúde e segurança durante o ciclo de vida desse produto. | ||||||
G4-PR3 | Tipo de informação sobre produtos e serviços exigida por procedimentos de rotulagem, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a tais exigências | Rotulagem de produtos e serviços | D | Foco do cliente | Em todo fardo de celulose fabricado, são impressos o logo da Fibria, três caracteres que indicam a descrição do produto (conforme a Unidade produtiva), o número do lote que contém informações para rastreabilidade (data de produção - ano, mês e dia -, linha de enfardamento, sequencial do lote e número da Unidade), além do código de barras que contém o número do lote. | 3, 12, 16 | ||
G4-PR4 | Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminados por tipo de resultado | Não há histórico de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados a informação e rotulagem de produtos e serviços | ||||||
G4-PR5 | Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação | |||||||
G4-PR6 | Venda de produtos proibidos ou contestados | Comunicações de marketing | D | A Fibria não produz produtos proibidos ou contestados. | 16 | |||
G4-PR7 | Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado | Não há registros de multas decorrentes de atividade publicitária ou de marketing. | ||||||
G4-PR8 | Número total de reclamações comprovadas relativas a violação de privacidade e perda de dados de clientes | Privacidade do cliente | D | - | Não há histórico de não-conformidade relativa a violação de privacidade e perda de dados de clientes. | 1 | 16 | |
G4-PR9 | Valor monetário de multas (significativas) por não-conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços | Conformidade | D | - | Não há registros de multas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços. | 16 |