Elos de Confiança
Diferenciais Competitivos
Marcas Exclusivas
Elemento fundamental de identidade, as marcas exclusivas carregam a garantia e exclusividade do GPA e, por isso, consolidaram-se como importante diferencial competitivo, reforçando a imagem da Companhia e incrementando a rentabilidade das vendas no varejo alimentar, além de gerar maior fidelização por parte dos clientes das redes Extra e Pão de Açúcar.
O desempenho apresentado em 2013 reforça esse posicionamento: a participação das marcas exclusivas cresceu 2 pontos percentuais, atingindo 8% das vendas do Multivarejo. Dentre os fatores que contribuíram para esse desempenho histórico, destacam-se:
> Relançamento da marca Taeq, com inovação de produtos, alinhamento de formulações ao posicionamento de marca saudável, relançamento do conceito da marca (de “vida em equilíbrio” para “conquiste sua vida”, mais alinhado às tendências dos consumidores) e novas embalagens.
> Fortalecimento dos processos na marca Casino, com um trabalho de parceria e gerenciamento detalhado de portfólio, estoques, precificação e comunicação do posicionamento gourmet da marca. Como resultado, os produtos registraram crescimento de dois dígitos em vendas no ano, com ganhos de escala.
> Lançamento da marca Finlandek, focada em produtos de cama, mesa e banho, que superou as metas de vendas para 2013.
> Construção do posicionamento de smart choice (seguidora da marca líder, com preços inferiores) para a marca Qualitá, com mais de 100 inovações e relançamentos, além de uma nova campanha de comunicação focada em custo-benefício e nova campanha promocional “Ofertas Geniais”.
> Aumento do portfólio da marca de vinhos Club des Sommeliers, com a inclusão de produtos mais leves e acessíveis, além de itens com maior valor agregado, que contribuíram para consolidar o seu posicionamento como a maior marca de vinhos do Brasil (em nacionalidade e número de rótulos).
Eficiência Logística
Com capacidade para dar suporte ao crescimento do Grupo e administrar a previsibilidade da demanda existente ao longo da cadeia, ajustando o sortimento adequado para cada cluster e negócio, a logística é parte fundamental da operação do GPA.
Durante o ano, foram desenvolvidas ações para captura de sinergias logísticas entre os negócios, como o início do compartilhamento de centrais de distribuição entre o mundo físico e o comércio eletrônico, garantindo aumento de produtividade e redução de custos operacionais, além de contribuir para financiar o nível de competitividade em preço.
Um dos destaques foram as iniciativas promovidas no Minimercado Extra, com a consolidação do conceito de ULA (unidade logística avançada), que concentra o abastecimento das lojas a partir de um hipermercado, que atua como ponto central de distribuição de mercadorias. Essa estratégia garantiu mais eficiência e agilidade, com menores custos no abastecimento das unidades.
Em Nova Pontocom e Via Varejo, o desafio foi a integração, em busca de sinergias logísticas e operacionais. Para isso, foi inaugurado um CD em Camaçari (BA) e construído outro em Contagem (MG), com inauguração prevista para 2014, ambos com operação compartilhada entre os dois negócios. A Nova Pontocom realizou ainda a unificação de três Centrais de Distribuição em São Paulo num único CD, com o objetivo de melhorar o nível de serviço ao cliente, diminuindo o prazo de entrega e aumentando sua eficiência operacional.
FIC
Pelas próprias características do negócio, com dois sócios de grande porte (GPA e Itaú Unibanco) que aportam tecnologia e expertise em suas respectivas áreas de atuação (varejo e serviços financeiros), a FIC é outro importante diferencial do Grupo, com capacidade de atrair e fidelizar clientes e potencial significativo de crescimento para os próximos anos.
Em 2013, a FIC continuou trabalhando para conquistar eficiência em suas linhas de produtos, mantendo o controle adequado da inadimplência, com melhor discriminação e concessão de crédito.
Esse posicionamento contribuiu para os resultados do ano, que foram superiores ao desempenho de 2012, reforçados pela manutenção das receitas e controle das despesas da operação.
Com uma atuação conjunta com a área Comercial do GPA, a FIC desenvolveu uma série de iniciativas para oferecer cada vez mais benefícios tangíveis e perceptíveis aos clientes. Dentre elas, destacam-se:
Reconstrução da força de vendas da FIC no Pontofrio – Foi feita uma reestruturação total da força de vendas, entre agosto e novembro, com a contratação de 1.200 pessoas, o que representa um incremento de 300% no número de colaboradores. Os resultados expressivos foram conquistados já em 2013: cobertura de 100% das lojas e aumento da penetração dos cartões FIC nas vendas de Pontofrio, de 9% para 13%.
Nova proposta de valor dos cartões Extra – No Multivarejo, o destaque ficou para a implementação de uma nova proposta de valor nos cartões Extra, sustentada por uma oferta maior de descontos e benefícios aos clientes. Foram promovidas ações de marketing para construir uma percepção dos benefícios oferecidos e incentivar o uso dos cartões pelos clientes (na quarta-feira Extra, os portadores de cartão têm 12% de desconto nos produtos de FLV). Além disso, a base de produtos com desconto para compras no cartão aumentou, passando de 50 para 400 itens ao final do ano.
Remodelação do cartão Pão de Açúcar – Durante o ano, foi aprovada a remodelação do cartão Pão de Açúcar, para transformá-lo em um produto mais atrativo, com uma série de benefícios ao cliente e implementação prevista para o 2º semestre de 2014.
Diante desse desempenho, a FIC inicia 2014 com uma proposta de diferenciação relevante, mantendo o controle rígido de inadimplência e de custos e com expectativas positivas de crescimento nas vendas em relação a 2013, tanto no Varejo Alimentar como em Pontofrio.
Reputação Corporativa <4.16>
Em 2013, foi estruturada a área de Comunicação Corporativa do GPA, cujo principal objetivo é atuar na construção e no fortalecimento da reputação do Grupo e de seus negócios perante os diversos públicos de interesse (stakeholders).
No escopo desse posicionamento está a gestão dos ativos intangíveis. Para monitorar esses ativos, são realizadas pesquisas internas e externas, com destaque para o diagnóstico feito pelo Reputation Institute, que apontou os principais direcionadores da reputação do GPA perante os seusstakeholders: clientes, colaboradores, investidores, imprensa e fornecedores. A graduação da reputação da companhia é forte em todos os públicos pesquisados conforme segue: