Elos de Confiança

Gestão de Riscos

Em 2013, o GPA iniciou a construção de uma plataforma corporativa de gerenciamento de riscos. A gestão desse processo fica a cargo da recém-criada Diretoria de Riscos, sob o embasamento de uma metodologia de riscos e o gradual alinhamento com o Planejamento Estratégico do Grupo.

Os riscos – financeiros, operacionais, estratégicos, regulatórios etc. – vêm sendo mapeados, analisados e hierarquizados por categorias, de acordo com o grau de criticidade e o impacto nos custos e nas operações, considerando também os seus aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A plataforma corporativa de gestão de riscos irá auxiliar a Companhia a mapear, monitorar e analisar periodicamente todos os riscos mapeados.

A etapa de levantamento de riscos está sendo finalizada em 2014. Em seguida, será feita a análise desses riscos mediante uma rotina de monitoramento periódico para todos os itens mapeados, com os seus respectivos gestores, com foco nos seguintes aspectos principais:

> Padronização das informações coletadas.
> Discussão colegiada sobre os riscos críticos (com a participação da Diretoria Executiva e de cada negócio).
> Elaboração de planos de ação específicos para os riscos de cada negócio.
> Reforço na capacitação de profissionais envolvidos com o tema.
> Inclusão do tema na agenda do Grupo, como pauta permanente em todos os principais Comitês, como subsidio para o plano de auditoria interna e como parte integrante do processo de planejamento estratégico.

Em seguida, será realizado um trabalho de harmonização entre todos os negócios, a fim de aproveitar as sinergias existentes em alguns procedimentos e ações. Também serão desenvolvidos indicadores, com sistema de gestão automatizado.