Foco em Sustentabilidade
Consumo e Oferta Consciente
Foco em Sustentabilidade
Consumo e Oferta Consciente
Consumo e Oferta Consciente
Um dos pilares da estratégia de sustentabilidade do GPA é estimular o consumo e a oferta consciente entre os consumidores. Esse posicionamento se traduz no cumprimento de todas as legislações sanitárias, no incentivo ao consumo consciente e na implementação e disseminação das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
No Multivarejo, após a definição das diretrizes de sustentabilidade corporativa, foram estabelecidas três frentes de atuação: produtos saudáveis, naturais e orgânicos; rastreabilidade de produtos; e educação para sustentabilidade. Com base em um diagnóstico, o Grupo definiu metas para 2014 que incluem, entre outras ações: aumentar a comercialização de produtos orgânicos; desenvolver produtos mais saudáveis e naturais em marcas exclusivas; instituir iniciativas que visam à rastreabilidade dos produtos; e garantir uma comunicação efetiva e periódica sobre consumo consciente.
Em 2013, as principais ações de sustentabilidade ainda estavam focadas na gestão de resíduos. As lojas funcionam como pontos de descarte de papéis, plásticos, alumínio, vidro, óleo de cozinha, pilhas, baterias, celulares, medicamentos vencidos ou fora de uso e embalagens pré-consumo. Esses programas apresentam um histórico de crescimento significativo, o que demonstra a efetividade na aderência de pequenas ações sustentáveis no dia a dia dos consumidores. Ainda há o desafio de engajar cada vez mais o consumidor, por isso, em 2014 será desenvolvido um trabalho efetivo de comunicação e engajamento dos clientes em iniciativas já existentes.
Parceria Akatu
Por meio de uma parceria com o Instituto Akatu, ONG que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, são divulgadas periodicamente dicas de consumo consciente para os consumidores do Extra e Pão de Açúcar. Essa é uma demonstração de como é possível inserir a sustentabilidade no planejamento de comunicação das marcas, construindo de forma perene a conscientização sobre consumo consciente.
O Pão de Açúcar produz a revista Sabores da Semana, que divulga dicas sobre consumo sustentável, hábitos de reciclagem e como utilizar conscientemente recursos como água, energia, entre outros. O Extra fornece orientações em spots veiculados na rádio das lojas, em folhetos e nas redes sociais.
Política Nacional de Resíduos Sólidos <SO5>
Os programas socioambientais do GPA estão em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que institui o conceito de que todos que fazem parte da cadeia de produção de um produto (fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e cidadãos) são responsáveis pela destinação correta das embalagens e dos materiais pós-consumo.
O GPA tem participado de discussões relacionadas à PNRS por meio do grupo de competitividade do Ministério do Meio Ambiente.
Por meio da Associação Brasileira de Supermercados, do Instituto para Desenvolvimento do Varejo e do Compromisso Empresarial para Reciclagem, a Companhia mantém participação ativa em câmaras técnicas criadas para debater temas propostos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em reuniões quinzenais, esses grupos de trabalho vêm discutindo acordos setoriais, a serem apresentados ao Ministério do Meio Ambiente, em cinco questões: embalagens, eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias e medicamentos.
Embora esses debates ainda estejam em definição no Brasil, o GPA já tem exemplos reais de como tem, cada vez mais, ampliado o número de ações que estão de acordo com a PNRS, de forma a traduzir o seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente, como o caso da logística reversa em suas operações e outras iniciativas como:
RECICLAGEM DE LÂMPADAS
Uma loja do Pão de Açúcar localizada na Av. Cerro Corá, em São Paulo, realiza a coleta de lâmpadas provenientes dos clientes e faz o descarte correto desse material. Em 2013, foram arrecadadas 4.182 lâmpadas inteiras e 30 quilos de lâmpadas quebradas.
LIXO ELETRÔNICO
A iniciativa, realizada desde 2011 em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), incentiva o descarte correto de eletrônicos, uma das premissas da PNRS. Foram instalados coletores em quatro lojas da bandeira Extra e uma do Pão de Açúcar, onde clientes podem levar itens como micro-ondas, impressoras, televisores, computadores, entre outros. Em 2013, foram arrecadadas 3,8 toneladas de equipamentos.
COLETA DE PILHAS E BATERIAS
O projeto, desenvolvido em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), disponibiliza aos consumidores coletores para pilhas e baterias nas lojas Pão de Açúcar, Extra Hipermercado, Extra Supermercado, Minimercado Extra, Assaí, Pontofrio e Casas Bahia. Em 2013, foram destinados corretamente 7.993,2 quilos de pilhas e baterias.
ALÔ RECICLE
Instituído em 2010, em parceria com a Nokia do Brasil, o programa realiza a logística reversa de aparelhos de telefone celular, baterias e acessórios. Todo o material recolhido é encaminhado para reciclagem, e pode ser reutilizado, por exemplo, na confecção de brinquedos, aparelhos eletrônicos e produtos odontológicos. Em 2013, foram arrecadados 2.380 quilos de materiais.
DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS
Mantida desde 2010, em parceria com os Laboratórios Eurofarma, a iniciativa busca conscientizar o consumidor sobre a importância da destinação adequada de medicamentos vencidos ou fora de uso, além de materiais perfurocortantes, como agulhas e ampolas. A coleta desse material é feita em 27 lojas do Extra e quatro do Pão de Açúcar. Em 2013, foram coletados 6.430 quilos de medicamentos.
CAIXA VERDE
O programa, iniciado em 2008, incentiva o descarte de embalagens pré-consumo, com o intuito de despertar a atenção do consumidor sobre a destinação correta dos resíduos. Para isso, são disponibilizadas, em todas as lojas da rede Pão de Açúcar, caixas para que as embalagens dos produtos sejam descartadas em vez de serem levadas para casa. Todo o material arrecadado é doado para cooperativas de reciclagem parceiras do Grupo. Em 2013, foram doadas 1.328.722 embalagens. Em 2013, a iniciativa teve uma forte campanha de engajamento com a humorista Clarisse Falcão. O vídeo contou com mais de 2,8 milhões acessos no Youtube, resultando em um aumento de 25% no volume arrecadado, em comparação ao ano anterior.
ECOAMPLA
O projeto, inaugurado em 2012 pelo Assaí, em Alcântara, Rio de Janeiro, incentiva o descarte de materiais recicláveis entregues voluntariamente pelos consumidores em troca de desconto na conta de luz. Em 2013, foram arrecadados 170.827 kg.
AMIGOS DO PLANETA
Programa de reciclagem e logística reversa da Via Varejo disponibilizado nas unidades da empresa e em 200 lojas. A iniciativa envolve a coleta, separação e reciclagem de embalagens e produtos comercializados. Desde o início do programa, em 2008, até dezembro de 2013, foram reciclados mais de 60 mil toneladas de materiais. Somente em 2013, foram 11 mil toneladas de materiais.
Estações de Reciclagem
O GPA foi a primeira empresa de varejo no Brasil a oferecer aos seus consumidores a oportunidade da entrega voluntária de materiais recicláveis nos estacionamentos de suas lojas. Atualmente, mais de 253 lojas do Grupo oferecem essa alternativa ao consumidor. Desde sua criação, em 2001, o programa já coletou e direcionou mais de 35.000 toneladas de materiais recicláveis às cooperativas parceiras.
Recicle Mais, Pague Menos <SO1>
Em maio de 2013, o Assaí firmou uma parceria com a AES Eletropaulo para a criação do projeto “Recicle Mais, Pague Menos”, que consiste na troca voluntária de materiais recicláveis por desconto na conta de luz. A coleta é realizada na loja de Guaianases, em São Paulo. Durante o ano, foram cadastrados 144 consumidores e doados 3.746,36 kg de materiais para uma cooperativa. Para 2014, o objetivo é atingir mais dois pontos de coleta em novas lojas do Assaí.