Foco em Sustentabilidade
Diretrizes de Sustentabilidade
A sustentabilidade está presente na estratégia do GPA. A Companhia controla e monitora seus produtos e serviços, com o intuito de aprimorá-los e, assim, reduzir o impacto de suas operações no meio ambiente e na sociedade, além de atuar como multiplicador de boas práticas socioambientais, com a realização de programas de educação que enfatizam o consumo e o descarte consciente. O objetivo é difundir ações concretas de crescimento sustentável entre todos os seus públicos de relacionamento (colaboradores, comunidade, sociedade, clientes, acionistas e fornecedores). <4.14>
Para aperfeiçoar sua atuação em assuntos relacionados ao meio ambiente e à sociedade, a área de sustentabilidade do GPA foi reestruturada no final de 2013 (saiba mais em Governança da Sustentabilidade). Esse processo resultou na definição de diretrizes de sustentabilidade para a Companhia e para todos os seus negócios.
No novo formato, cada empresa do Grupo deve seguir as orientações corporativas em seu planejamento estratégico e estabelecer metas de sustentabilidade. A equipe corporativa é responsável pelo monitoramento das ações, garantindo que as empresas tenham uma relação sinérgica com as diretrizes de sustentabilidade do GPA.
Para colocar em prática a aspiração de ser um agente transformador da sociedade por meio da sustentabilidade, criando melhores práticas para seus negócios, em 2013, o GPA também redefiniu sua estratégia e fundamentou seus princípios socioambientais de acordo com as especificidades de cada unidade de negócio do Grupo e com base em cinco agentes transformadores:
> Valorização da nossa gente
> Consumo & oferta consciente
> Transformação na cadeia de valor
> Gestão do impacto ambiental
> Engajamento da sociedade
Compromissos Assumidos <SO5, 4.12 e 4.13>
Para fortalecer seu posicionamento em relação à sustentabilidade, o GPA assume compromissos e é signatário de princípios e pactos desenvolvidos por instituições nacionais e internacionais. Além disso, participa de grupos de discussão e realiza parcerias para promover ações socioambientais com as comunidades onde atua.
PACTO GLOBAL
O GPA se associou em 2001 ao Pacto Global, iniciativa da ONU que incentiva a comunidade empresarial a adotar, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, entre outros.
PACTO NACIONAL PELA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO
Em 2005, o Grupo assinou este acordo, que reúne empresas brasileiras e multinacionais pelo compromisso de abolir de suas cadeias produtivas fornecedores e parceiros que utilizam mão de obra escrava.
INSTITUTO ETHOS
Desde 1999 o GPA é associado ao Instituto Ethos, cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
CEMPRE
O Grupo é associado ao Compromisso Empresarial para Reciclagem, que trabalha pela conscientização da redução, reutilização e reciclagem de lixo por meio de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados.
ABVTEX
O GPA participa da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, entidade constituída pelas principais empresas do segmento de artigos de vestuário e acessórios, que tem por objetivo promover a defesa dos interesses da indústria e do comércio têxtil e do vestuário.
INSTITUTO AKATU
Desde 2003 o GPA é um dos parceiros estratégicos do Instituto Akatu, organização não governamental que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente.
PACTO NA MÃO CERTA
O GPA apoia a iniciativa, promovida pela Childhood Brasil e pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social com o objetivo de estimular as empresas a assumirem publicamente o compromisso de se engajar em ações contrárias à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
O GPA também participa de entidades e organizações que trabalham em prol de sua área de atuação (Abras e Apas) e mantém vínculo com a Associação Comercial de São Paulo, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e a Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan).
ABRAS
O Grupo mantém sólida parceria com a Associação Brasileira de Supermercados, cujo trabalho é representar, defender, integrar, impulsionar e desenvolver o setor supermercadista no país, mantendo um diálogo aberto em negociações com os governos Municipal, Estadual e Federal.
APAS
O GPA participa da Associação Paulista de Supermercados, entidade de classe que reúne empresários supermercadistas do Estado de São Paulo com o objetivo de integrar toda a cadeia do abastecimento, profissionalizar o setor, atender aos anseios do consumidor, buscar pela excelência na operação, apontar as tendências do varejo e defender a justiça social e a sustentabilidade.
Para acompanhar as discussões e as legislações vigentes, a Companhia conta com a área de Relações Corporativas, que tem participação ativa na elaboração, coordenação e acompanhamento de negociações com sindicatos, projetos de leis, decretos, portarias e termos de cooperação técnicas, compromissos e ajustamento de conduta, entre outros. As relações governamentais são realizadas diretamente ou por meio de associações. Em 2013, o GPA não fez contribuições financeiras para partidos políticos, políticos ou instituições relacionadas. <GRI SO6>
Governança da Sustentabilidade
No 2º semestre de 2013, a área de Sustentabilidade passou por uma reestruturação, que culminou com a criação de uma área corporativa que se reporta diretamente para a vice-presidência de Gestão de Gente. Entre suas responsabilidades estão:
> Apoiar a definição de estratégia, metas e objetivos de sustentabilidade dos negócios, em coerência com a estratégia corporativa;
> Consolidar as informações não financeiras de sustentabilidade perante os stakeholders externos;
> Acompanhar políticas e legislações ambientais e monitorar sua aplicação;
> Liderar a governança da sustentabilidade em todo o Grupo;
> Disseminar o conceito de sustentabilidade na Companhia;
> Analisar tendências e novos temas para orientar a criação de projetos que atendem às expectativas da sociedade.
Para concretizar esses objetivos e fazer com que as diretrizes de sustentabilidade corporativa do GPA permeiem por toda a Organização, a área conta com pontos focais em cada um dos negócios, que assumem a responsabilidade de definir planos de trabalho de acordo com as diretrizes de sustentabilidade; determinar os pontos de contato operacionais; avaliar e acompanhar as iniciativas, as metas e indicadores; entre outras atribuições.