Foco em Sustentabilidade

Engajamento com a Sociedade

NO ANO DE 2013 O GPA INVESTIU

R$ 7.297.568

NO INSTITUTO GPA


Por meio de diversas parcerias, o GPA busca colaborar para a ascensão socioambiental e econômica das comunidades em que atua, além de promover a saúde por meio de práticas de esportes.

Um exemplo disso ocorre na bandeira Pão de Açúcar, que realizou quatro maratonas de revezamento e quatro corridas infantis, além de investir em 79 profissionais de atletismo. Em 2013, a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento envolveu 7 mil participantes em Brasília, 11 mil no Rio de Janeiro, 12 mil em Fortaleza e 36 mil em São Paulo. Já as Corridas Pão de Açúcar Kids contaram com a presença de 5 mil crianças em São Paulo, 1.200 Fortaleza, 1.200 em Brasília e 1.200 no Rio de Janeiro.

Na bandeira Extra, mensalmente são promovidos passeios ciclísticos itinerantes e que totalizaram 4.000 participantes em 2013. O Núcleo de Alto Rendimento (NAR) atua na avaliação de atletas e contou com 390 novos atletas e 817 atendimentos no ano passado.

Tanto os passeios ciclísticos como as maratonas de revezamento atuam com práticas em prol do meio ambiente, ao estimular o uso do transporte não poluente, neutralizar a emissão de carbono por meio da coleta seletiva e reciclar materiais que são coletados nos eventos e doados para corporativas (500 quilos somente em 2013).

Para 2014, o objetivo é aumentar em 10% o número de participantes das corridas infantis nas regionais nas bandeiras Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, Distrito Federal e Fortaleza. O intuito é crescer também em 10% a quantidade de passeios realizados e expandir para outras regiões, como Campinas e Ribeirão Preto, em São Paulo.

Além disso, com o objetivo de respaldar seu posicionamento, o GPA é o principal mantenedor do Instituto GPA, que gerencia o investimento social privado da Companhia.

O Instituto GPA (IGPA) foi criado em 1998, com o intuito de promover o desenvolvimento humano a jovens e crianças, por meio de ações educacionais, sociais e culturais – um dos compromissos do Grupo. Suas iniciativas são orientadas para o estímulo e o desenvolvimento das potencialidades das pessoas, proporcionando melhores condições de saúde, moradia, educação, formação e especialização profissional. O IGPA acredita que os resultados do crescimento econômico se traduzem em melhorias nas condições de vida para todos.

Nesse processo transformador, a educação é a principal ferramenta para construir ações concretas de cidadania e lutar por uma sociedade mais justa. São oferecidos, gratuitamente, programas de educação que estimulam a empregabilidade e o empreendedorismo. Sua base de atuação está focada em São Paulo (Osasco e Santos), Rio de Janeiro (capital e São Gonçalo) e Brasília.

AS DUAS FRENTES DE ATUAÇÃO DO INSTITUTO GPA, SÃO:

EDUCAÇÃO
Com cursos de capacitação, qualificação e ensino médio integrado.

MOBILIZAÇÃO DAS AÇÕES
SOCIAIS DO GRUPO
Com ações de estímulo ao voluntariado e realização de campanhas sociais.

Iniciativas do Instituto GPA

> Programa de Música & Orquestra Instituto GPA
> Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (Nata)
> Programa de formação em varejo (operador de caixa e repositor)
> Curso de informática para call center
> Curso de inglês online
> Encontro Tecnológico “Panis Et Lactis”
> Dia de solidariedade
> Campanhas de arrecadação de livros, brinquedos, roupas e agasalhos
> Voluntariado
> Programa Prosperar

Programa de Música & Orquestra Instituto GPA <SO1>

Criado em 1999, o programa oferece cursos de instrumentos de cordas, sopro e percussão, com duração de dois anos, a jovens com idade entre 10 e 18 anos. Além de aprender música e estudar a cultura, os alunos desenvolvem competências como disciplina, cultura, concentração, senso de equipe e cidadania.

O programa, que em 2013 foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do governo federal, é realizado em quatro Casas do Instituto: Osasco (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Os talentos que se destacam passam a integrar as Orquestras do Instituto GPA até completarem 21 anos. Durante o ano, foram realizadas 13 turmas de músicas e, para 2014, o objetivo é criar duas novas turmas, ambas na capital paulista. Os destaques de 2013 foram:

Oito integrantes da Orquestra Instituto GPA participaram de um curso de música em parceria com a Universidade Berklee, em Boston, Massachusetts.
Alunos com idades entre 11 e 17 anos participaram do 4º Festival Internacional Iguazú en Concierto de Orquestra e Coros Infantojuvenis, em Puerto Iguazú, na Argentina, com a realização de quatro concertos individuais para um público de 8.000 pessoas.
25 jovens da Orquestra Instituto GPA realizaram uma turnê internacional na França, onde participaram da premiação do Casino e tocaram para os colaboradores na sede do país.

Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (Nata) <SO1>

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc/RJ), a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (Seappa/RJ), o GPA e o Instituto GPA, o Nata oferece ensino médio integrado à educação profissional técnica.

Desenvolvido no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, as disciplinas da grade curricular do ensino médio dialogam com as disciplinas técnico-profissionais. A escola foi construída em maio de 2009 e possui dois cursos de formação técnica: Leite & Derivados e Panificação, sendo referência em ambas as áreas. Com capacidade para atender 600 alunos, o complexo conta com 20 salas de aula, duas bibliotecas (geral e técnica), quatro laboratórios de análises microbiológicas e químicas e duas usinas-piloto, com equipamentos que permitem aplicação prática do conhecimento desenvolvido em sala de aula.

Missão

Promover a empregabilidade e o empreendedorismo por meio de ações sociais educacionais, voltadas às comunidades no entorno das unidades do GPA.

Visão

Ser reconhecido como agente de transformação para a melhoria do desenvolvimento humano nas comunidades de atuação do GPA.

Dia de Solidariedade <SO1>

Criado pelo Instituto GPA com apoio da Fundação Grupo Casino, o Dia de Solidariedade busca sensibilizar a sociedade sobre a fome e a miséria no Brasil. Em 2013, todas as lojas do Pão de Açúcar, Extra e Assaí participaram da ação, que contemplou a arrecadação de alimentos não perecíveis distribuídos para milhares de famílias de baixa renda. Instituições parceiras auxiliaram na mobilização, arrecadação e distribuição dos alimentos em todo o país.

O Dia de Solidariedade foi promovido nos dias 30 de novembro em 100 lojas e 7 de dezembro em todas as lojas Pão de Açúcar, Extra e Assaí, totalizando 300 toneladas arrecadadas – 200 nas lojas e 100 doadas pelo Instituto GPA.

Mobilização social <SO1>

Ao longo do ano, o Instituto GPA realiza diversas campanhas de arrecadação, em parceria com as empresas do Grupo, que funcionam como pontos de coleta para doações de agasalhos, livros e brinquedos. Os materiais arrecadados nas lojas do Extra, Assaí, Pão de Açúcar, Casas Bahia e Pontofrio, com o apoio de clientes e colaboradores, são direcionados para 300 instituições localizadas nos entornos das lojas e que são previamente selecionadas pelo Instituto GPA. Em 2013, foram arrecadados 545.921 livros, 489.450 agasalhos e 647.870 brinquedos.

Voluntariado <SO1>

Em 2013, duas ações de voluntariado realizadas pelo Instituto GPA foram destaque: a Páscoa Solidária, que consiste na doação de ovos de Páscoa a crianças de baixa renda, e a Árvore Solidária, em que colaboradores de todos os negócios do GPA doam brinquedos, roupas e sapatos para crianças, a maioria de abrigos. Em 2013, mais de mil crianças foram presenteadas com a iniciativa. O programa de Voluntariado contou com a participação de 1.562 colaboradores (Páscoa Solidária, Árvore Solidária e Oficina do Papai Noel) e 3.211 voluntários de instituições parceiras por meio do Dia de Solidariedade.

Programa Prosperar <SO1>

Em dezembro de 2013, o Instituto GPA, com apoio da Fundação Grupo Casino, formalizou uma parceria com a Fundação Getulio Vargas para a implementação, em 2014, de um programa de concessão de bolsas de estudos para estudantes de baixa renda, mas com alto potencial, que não podem ter acesso à universidade por questões financeiras. A partir de 2014, o Programa Prosperar concederá 10 bolsas ao ano para os cursos de graduação em Administração de empresas ou Administração Pública. Trata-se de um programa social de estímulo à educação, sem vínculos com a Companhia. O programa contará com a participação de executivos do GPA, que voluntariamente atuarão como mentores desses jovens, com o objetivo de auxiliá-los na graduação e formação por meio de suas experiências. Além da bolsa de estudos, o Instituto GPA fornecerá semestralmente auxílio financeiro para a compra de materiais didáticos, transporte, alimentação e moradia, caso o aluno não seja da capital paulista.

Cursos de Capacitação <SO1>

Programa de formação em varejo
Prepara os profissionais para atuarem em funções do varejo. São disponibilizados dois cursos: Operador de Caixa e Repositor. Trata-se de um programa de educação complementar com foco em capacitação profissional inicial, que visa à melhoria de oportunidade no mercado de trabalho. Participam jovens acima de 18 anos, com ensino médio concluído ou cursando. Em 2013, o curso foi realizado em diversas comunidades de São Paulo, atendendo a 670 alunos e empregando 49 pessoas na Companhia. Para 2014, o objetivo é ampliar as parcerias e criar 10 novas turmas.

Curso de informática para call center
Tem como objetivo desenvolver novos talentos para atuar na área de atendimento ao cliente. Para intensificar o treinamento, o Instituto conta com a expertise do Comitê para Democratização da Informática (CDI), principal parceiro no projeto. Participam do curso jovens acima de 18 anos, e, em 2013, 134 pessoas foram formadas. O curso é realizado nas Casas do Instituto GPA, em Osasco e no Rio de Janeiro, na Fundação Via Varejo, no Rio de Janeiro, e na ONG Espaço Aberto, em São Paulo.

Curso de inglês online
Bolsas de estudo oferecidas pelo Instituto GPA a jovens acima de 18 anos. A metodologia do curso de inglês online é desenvolvida pela EF – Education First, em colaboração com a Universidade de Cambridge, e segue a premissa de que o aprendizado pode ser realizado em qualquer horário. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado da Hult International Business School. As principais características do curso são aulas de conversação, que visam ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, e conteúdos que despertam o interesse em aprender uma nova língua. Em 2013, foram beneficiadas 126 pessoas.

Encontro Tecnólogico Panis Et Lactis
Em 2013, foi realizado o 2° Encontro Tecnológico Panis Et Lactis, do Nata, na Casa de Vila Isabel (RJ), que contou com a participação de 875 pessoas, entre especialistas e profissionais das áreas de laticínios e panificação, professores, alunos e ex-alunos do Nata.

Ações em parceria com o Instituto GPA

Parceria contra o desperdício

As lojas do GPA doam a instituições parceiras alimentos que não estão em condições ideais de exposição, mas apropriados para consumo. Em 2013, o Grupo firmou parceria com o Mesa Brasil, iniciativa do Sesc contra a fome e o desperdício, em 12 lojas da bandeira Extra (4 Hiper, 4 Super e 4 Minimercados). A ação socioeducativa dispõe de um sistema estratégico para o transporte de alimentos, estabelecendo conexão entre as empresas que doam e as instituições que recebem. O órgão também realiza cursos e palestras sobre higiene, conservação, preparo de refeições para as instituições beneficiadas.

Arrecadação de Alimentos

Em 18 lojas do Extra Hipermercado, os voluntários da ONG Amigos do Bem realizam um trabalho de arrecadação de alimentos não perecíveis. As doações são feitas pelos consumidores, em determinados períodos do ano, e entregues às famílias do sertão nordestino. Por meio da iniciativa, foram arrecadadas 619 toneladas de alimentos em 2013.

Em novembro de 2013, a Cia. das Obras realizou em 39 lojas Extra a Coleta Nacional de Alimentos, com o objetivo de atender às necessidades dos programas nutricionais definidos pelas instituições beneficiárias e contribuir efetivamente para uma alimentação balanceada, evitando desperdícios. Os alimentos coletados foram doados a bancos de alimentos locais – que têm a responsabilidade de distribuir esses alimentos para entidades cadastradas e realizar o acompanhamento, evitando má distribuição ou desperdícios.

Teleton AACD

Em 2013 o GPA doou para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) R$ 755.000,00 provenientes de 1% da renda obtida com a venda dos panetones de fabricação própria comercializados nas lojas do Pão de Açúcar e Extra, além da venda de sacolas do Assaí e da arrecadação dos cofrinhos localizados nos checkouts das lojas Extra.

Revista Por Exemplo

Em 2013, foram doados R$ 449.027,11 – provenientes da venda da revista Por Exemplo, comercializada exclusivamente nas lojas Extra Hiper, Extra Supermercados e drogarias – para a ONGs Amigos do Bem, Casa do Zezinho, AACD, Movimento Todos Pela Educação e para os Parceiros da Educação.

Casa de David

A campanha “Sacolinha do bem: dê um presente que faz bem o ano inteiro” arrecadou kits compostos de lençóis, toalhas de banho, camisetas, peças íntimas e meias, produtos de alta demanda na instituição Casa de David. Foram arrecadadas 123 sacolinhas, e o Extra doou à instituição 500 sacolinhas e R$ 4.920,00 (correspondente às 123 doações) para a compra de alimentos e produtos de higiene.

 
 

Outras iniciativas <SO1>

O Assaí destina toda a receita líquida de sacolas plásticas para entidades de assistência social, espalhadas por todo o Brasil, entre elas Casa Hope, Casa da Esperança e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Em 2013, foram doados mais de R$ 1.133.136,69.

Em parceria com o Itaú, o Assaí disponibiliza o microcrédito a comerciantes com baixa renda, com o intuito de ajudá-los no desenvolvimento de seu negócio. O programa está presente em 17 lojas da rede e, em 2013, beneficiou seis clientes comerciantes.

A bandeira realiza, ainda, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sebrae Móvel – programa de apoio ao micro e pequeno empreendedor. Um escritório itinerante com técnicos da instituição fica estacionado ao lado da loja, para orientar os comerciantes locais sobre planejamento do negócio, fluxo de caixa e divulgação da empresa. Mais de 50% das lojas Assaí contam com uma unidade do Sebrae Móvel. Divulgado pela rádio Assaí, o projeto realizou mais de 3.000 atendimentos em 2013, somente nas lojas da rede.

Ações da Fundação Via Varejo <SO1>

Em 2013, a Fundação Pontofrio foi renomeada para Fundação Via Varejo e, a partir de 2014, contará com novas linhas de atuação. Em 2013, os destaques foram:

PROJETO CRIANÇA
Realizado em Irajá (RJ), o projeto completou 13 anos e já recebe a 2ª geração de alunos para aulas de futebol, vôlei, futsal, iniciação esportiva e judô. O objetivo é promover, por meio do esporte e de atividades educativas, a inclusão social e o desenvolvimento físico, intelectual e cultural de crianças e adolescentes menos favorecidos. Em 2013, contou com a participação de 500 crianças, de 6 a 17 anos.

PEQUENO RECICLANDO
Busca promover a educação ambiental a partir da reciclagem de materiais recolhidos pela comunidade. Entre as atividades desenvolvidas estão o estímulo à reciclagem, oficinas de educação ambiental e gincanas para coleta de materiais. Em 2013, 2.727 crianças, jovens e adultos participaram da iniciativa.

AÇÃO SOCIAL COM O SESC
Mais de 2 mil pessoas participaram da ação social realizada em outubro, em Irajá (RJ), por meio de uma parceria entre a Fundação Via Varejo e o Sesc, escolas da região, a Secretaria da Saúde e outros órgãos públicos. Foram realizadas oficinas de pipa e bijuteria, palestra sobre dengue, DST e drogas, verificadas a pressão arterial e glicose e realizadas competições de futebol e vôlei, entre outros.

Amigos do Planeta

Amigos do Planeta na Escola
Programa de incentivo à leitura, saúde, educação ambiental e cultura nas escolas do Brasil. Desde 2009, quando a iniciativa foi criada, já foram atendidos 19 municípios em 256 escolas, totalizando 1,3 milhão de pessoas beneficiadas com projetos nas áreas de saúde, artes, educação, comunicação e meio ambiente. Dentre os benefícios adquiridos, destacam-se o aumento em 134% no número de livros retirados por estudantes, professores e visitantes das bibliotecas das 12 escolas públicas beneficiadas e uma melhoria de 7,3% nas notas dos alunos dessas instituições.

Amigos do Planeta Inclusão Digital
Um caminhão itinerante oferece cursos gratuitos de computação e qualificação profissional. Desde 2009, já esteve presente em sete cidades e realizou mais de 6.300 inscrições.

PRINCIPAIS INICIATIVAS E INVESTIMENTOS SOCIAIS
DO IGPA REALIZADOS EM 2013 <EC8>

Projeto e atividade

Impactos atuais ou esperados

Programa de Música & Orquestra

Em 2013, foram atendidos 590 alunos no Programa de Música & Orquestra. A meta para 2014 é abrir duas novas turmas.

Cursos de Operador de Caixa,

Repositor e Auxiliar de Perecíveis

Em 2013, participaram 670 alunos e, destes, 49 foram empregados no Grupo. Para 2014, a meta é atender a 1.300 alunos.

Curso de Informática para Call Center

134 alunos formados em 2013. A meta para 2014 é realizar quatro ciclos de aulas durante o ano todo, beneficiando 300 alunos.

Curso de Inglês Online

126 alunos beneficiados

Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (Nata)

332 alunos beneficiados

Seminário Panis Et Lactis

875 pessoas participaram

Campanhas de Arrecadação de Livros,

Agasalhos e Brinquedos

> Arrecadação de 545.921 livros, 489.450 agasalhos e 64.787 brinquedos.

>Total de instituições beneficiadas: 981

Dia de Solidariedade

Total de 300 toneladas de alimentos arrecadados: 200 toneladas arrecadadas nas lojas e 100 toneladas doadas pelo Instituto GPA.

Voluntariado

Nº de Voluntários

> Páscoa Solidária: 309
> Árvore Solidária: 1.147
> Oficina do Papai Noel: 47
> Dia de Solidariedade: 3.270

PRINCIPAIS INICIATIVAS E INVESTIMENTOS SOCIAIS DO GPA REALIZADOS EM 2013

Parceria Contra o Desperdício

Doação de 2.094 toneladas de alimentos.

Arrecadação de alimentos

Arrecadação de alimentos em toneladas:
Amigos do Bem: 619
Cia. das Obras: 19

Teleton AACD

> Sacolas Assai – R$ 422.089,18
> Panetone marca própria – R$ 210.416,66
> Cofrinho – R$ 34.540,34
> Revista Por Exemplo – R$ 86.660,80
> Complemento IGPA – R$ 1.293,02

Sacolinha do Bem – Casa de David

Extra doou 500 kits e R$ 4.920,00 em compras.
Pessoas beneficiadas: 330

PRINCIPAIS INICIATIVAS E INVESTIMENTOS SOCIAIS DO ASSAÍ REALIZADOS EM 2013

Projeto e atividade

Impactos atuais ou esperados

Doação para construção e manutenção do sistema viário do entorno – Maceió/AL

Retorno aos clientes do Assaí

Doação de 2.300 mudas, plantio de 7.700 mudas nos terrenos no entorno, no estacionamento, no calçamento e sinalização viária ao redor do Assaí – Maringá/PR

Melhorias para a sociedade e o meio ambiente

Cobertura de uma capela mortuária, construção do acesso ao retorno da rodovia, reforma da escola no entorno e doação de 778 mudas – Londrina/PR

Melhorias para a sociedade e o meio ambiente, benefícios para os clientes do Assaí

Sistema Viário do entorno e do Hospital das Clinicas local – Suzano/SP

Retorno aos clientes do Assaí e acesso ao Hospital para a sociedade