Foco em Sustentabilidade
Valorização da nossa gente
Foco em Sustentabilidade
Valorização da nossa gente
O GPA CONTAVA COM
169.959
COLABORADORES
89.575
HOMENS
80.384
MULHERES
35.842
FOI O TOTAL DE FUNCIONÁRIOS
QUE DEIXARAM A ORGANIZAÇÃO
30%
DOS COLABORADORES DO GPA
RESIDEM NO ENTORNO
Parte integrante da estratégia de sustentabilidade, a valorização e desenvolvimento dos colaboradores é um dos focos do GPA para os próximos anos. Cumprir as legislações de saúde e segurança, promover a inclusão de pessoas com deficiência, mulheres e jovens e disseminar o conceito da sustentabilidade entre todos os colaboradores são alguns dos objetivos estratégicos mapeados pela Companhia.
Em linha com esse posicionamento, o Grupo desenvolveu sua proposta de valor, materializada pelo movimento “Queremos que você seja feliz aqui”, que busca potencializar condições de felicidade no trabalho.
Em 65 anos, o GPA se consolidou como a maior empresa de distribuição da América do Sul.
Uma grande empresa – Com 65 anos de história, o GPA é a maior empresa de distribuição da América do Sul, com a melhor reputação do segmento. Líder ou em vias de alcançar a primeira posição em todos os segmentos em que atua, o Grupo é referência na adoção de melhores práticas, uma empresa sólida, ética, inovadora e comprometida com o crescimento de uma sociedade justa, humana e saudável.
O GPA é respeitado e admirado pela excelência das lideranças, pela qualidade dos produtos e serviços nos pontos de venda, pela abrangência e impacto em sua atuação, pela agilidade da gestão e pelos resultados consistentes.
A diversidade de negócios forma um todo sólido, robusto e sustentável. Por tudo isso, o Grupo exerce um importante papel na economia do país, sempre buscando minimizar os impactos ambientais e incentivando o consumo consciente, promovendo o bem-estar de toda a sociedade e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.
Prazer em servir – Uma empresa onde os colaboradores são apaixonados pelo que fazem. O trabalho é intenso e de muita realização. Cada colaborador se satisfaz com o bom serviço que presta, todos os dias, para todos os milhões de clientes. Mesmo com a pressão do dia a dia, o GPA acredita e promove um ambiente que preza o respeito, a ética e o espírito de equipe, disseminando a felicidade interna, com a crença de que as pessoas dediquem sua competência técnica e se realizem profissionalmente.
Movido pela necessidade do cliente, o Grupo mantém um ambiente que estimula a criatividade, a troca de informação e integração de profissionais com diferentes perfis: uma diversidade de competências para atender os diferentes clientes.
A parceria transparente, ética e responsável faz parte do jeito de ser e trabalhar do GPA, permeia o ambiente, o universo corporativo, o relacionamento com os clientes, fornecedores e stakeholders.
Oportunidade de carreira – Anualmente, 20% dos quase 160 mil colaboradores do GPA evoluem em suas carreiras – seja para postos mais altos na hierarquia ou em posições em áreas ou negócios diferentes. É uma jornada de carreira que o Grupo acredita valer a pena, também, pessoalmente.
Muito mais do que uma grande companhia, o GPA é também um parceiro – acredita nas pessoas, sabe da importância do seu papel para o seu sucesso, da contribuição de seus colaboradores para cada nova conquista. É uma empresa que procura sempre entender as necessidades e expectativas, e busca atendê-las. Como um dos maiores empregadores da América do Sul, pode ser considerado também um dos maiores provedores de oportunidade para quem quer se desenvolver.
Recompensa total competitiva – O GPA oferece remuneração competitiva e meritocrática em todos os negócios em que atua e pacotes de benefícios adequados à função exercida, desde a oferta de cestas básicas e planos de saúde com qualidade de cobertura e atendimento, até programas que visam à qualidade de vida e bem-estar da sua gente.
Feito de gente que realiza – Os colaboradores são o principal ativo do GPA, que investe no valor do potencial humano. O Grupo investe na formação e no desenvolvimento de seus profissionais, pois acredita que o seu crescimento depende do desenvolvimento diário de cada um.
O GPA cultiva competências que impulsionam cada negócio e qualificam as experiências de compra. Nossa Gente é um time de especialistas que assegura uma gestão focada, viabilizando os melhores resultados, hoje e no futuro – para cada segmento de atuação e para toda a Companhia.
Perfil e rotatividade <GRI LA1, LA2 e EC7>
O GPA tem como prática a contratação de colaboradores que residem próximo ou nas mesmas cidades onde mantém suas lojas. Em 2013, dos 1.140 colabores que moram em regiões metropolitanas, aproximadamente 30% reside no entorno. O Grupo conta com a política de Auxílio Transferência para apoiar o colaborador no custeio da mudança e do aluguel. Em 2013, 74,7% dos gerentes seniores eram de comunidades locais, índice superior aos 52% de 2012. Para os demais cargos, o percentual é de 61,97%.
NÚMERO DE COLABORADORES POR NÍVEL FUNCIONAL1 <LA1> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Diretoria |
89 |
15 |
Gerência |
1.859 |
519 |
Chefia/coordenação |
2.962 |
1.586 |
Técnica/supervisão |
1.964 |
328 |
Administrativo |
6.164 |
7.698 |
Operacional |
58.630 |
54.885 |
Vendas |
16.166 |
13.817 |
Aprendizes |
1.741 |
1.536 |
Total por gênero |
89.575 |
80.384 |
Total |
169.959 |
NÚMERO DE COLABORADORES POR TIPO DE CONTRATO1 <LA1> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Tempo determinado |
1.741 |
1.536 |
Tempo indeterminado |
87.834 |
78.848 |
Total por gênero |
89.575 |
80.384 |
Total |
169.959 |
NÚMERO DE COLABORADORES POR TIPO DE EMPREGO1 <LA1> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Jornada integral |
46.589 |
52.136 |
Meio período |
42.986 |
28.248 |
Total por gênero |
89.575 |
80.384 |
Total |
169.959 |
NÚMERO DE COLABORADORES POR REGIÃO1 <LA1> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Região Sul |
3.549 |
2.470 |
Região Sudeste |
69.297 |
64.927 |
Região Centro-Oeste |
7.281 |
6.235 |
Região Nordeste |
9.173 |
6.507 |
Região Norte |
275 |
245 |
Total por gênero |
89.575 |
80.384 |
Total |
169.959 |
NÚMERO DE COLABORADORES POR UNIDADE DE NEGÓCIO1 <LA1> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Lojas |
70.748 |
72.033 |
Centro de distribuição |
14.536 |
3.203 |
Corporação |
4.291 |
5.148 |
Total por gênero |
89.575 |
80.384 |
Total |
169.959 |
|
1Foram contemplados os colaboradores CLT. Não foram considerados atletas, estagiários, prestadores de serviços e terceiros. |
NÚMERO TOTAL DE TRABALHADORES QUE DEIXARAM A ORGANIZAÇÃO <LA2> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Total por gênero |
21.323 |
14.519 |
Total |
35.842 |
TAXA DE DESLIGAMENTOS POR GÊNERO (%)1 e 2 <LA2> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Total por gênero |
24 |
18 |
Total |
21 |
|
1Demitidos/total de colaboradores ao final do período. 2Taxas de desligamentos não consideram aprendizes. |
NÚMERO DE CONTRATAÇÕES POR REGIÃO <LA2> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Região Sul |
1.532 |
1.382 |
Região Sudeste |
26.135 |
26.400 |
Região Centro-Oeste |
3.631 |
3.472 |
Região Nordeste |
4.031 |
2.459 |
Região Norte |
148 |
131 |
Total por gênero |
35.477 |
33.844 |
Total |
69.321 |
NÚMERO DE DESLIGAMENTOS POR REGIÃO1 <LA2> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Região Sul |
1.132 |
666 |
Região Sudeste |
16.357 |
11.487 |
Região Centro-Oeste |
1.864 |
1.315 |
Região Nordeste |
1.885 |
993 |
Região Norte |
85 |
58 |
Total por gênero |
21.323 |
14.519 |
Total |
35.842 |
|
1Taxas de desligamentos não consideram aprendizes. |
TOTAL DE TRABALHADORES CONTRATADOS EM 2013 <LA2> |
Por gênero
|
TAXA DE CONTRATAÇÕES POR GÊNERO (%)1 <LA2> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Por gênero |
40 |
42 |
Total |
41 |
|
1 Contratados/total de colaboradores ao final do período. |
TAXA DE CONTRATAÇÕES POR REGIÃO (%)1 <LA2> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Região Sul |
43 |
56 |
Região Sudeste |
38 |
41 |
Região Centro-Oeste |
50 |
56 |
Região Nordeste |
44 |
38 |
Região Norte |
54 |
53 |
Total por gênero |
40 |
42 |
Total |
41 |
|
1Contratados/total de colaboradores ao final do período. |
TAXA DE DESLIGAMENTOS POR REGIÃO (%)1 e 2 <LA2> |
||
2013 |
||
Homens |
Mulheres |
|
Região Sul |
32 |
27 |
Região Sudeste |
24 |
18 |
Região Centro-Oeste |
26 |
21 |
Região Nordeste |
21 |
15 |
Região Norte |
31 |
24 |
Total por gênero |
24 |
18 |
Total |
21 |
|
1Demitidos/total de colaboradores ao final do período. 2Taxas de desligamentos não consideram aprendizes. |
Ciclo de Gente <LA12>
Desenvolvido para todos os negócios, o Programa Ciclo de Gente é realizado anualmente e avalia os colaboradores a partir de critérios como: cumprimento de metas, feedback dos resultados, avaliação de desempenho, encaminhamento de carreira e planos de desenvolvimento individual. Executivos passam, ainda, por uma avaliação 360º, com autoavaliação, avaliação do superior, dos pares e dos subordinados.
Avaliação de Desempenho MultiVarejo
No Multivarejo, 96% dos colaboradores elegíveis ao processo de avaliação de desempenho e desenvolvimento foram avaliados no ano de 2013.
Desenvolvimento de pessoas <LA10 e LA11>
Todas as unidades de negócio do GPA oferecem oportunidades de carreira aos seus colaboradores, priorizando o aproveitamento de pessoal interno para o preenchimento de vagas. A busca por profissionais externos só é realizada quando os candidatos internos não se encaixam no perfil exigido.
Em 2013, o Assaí lançou a Universidade Assaí, um conceito de educação corporativa que apoia o crescimento e a expansão sustentável do negócio. Com o desafio de estimular o conhecimento sobre o modelo de gestão e a operação do atacado de autosserviço, a Universidade Assaí divide-se em cinco escolas (Atacado; Liderança; Operações; Comercial; e Desenvolvimento Técnico e Comportamental), com metodologias de aprendizagem que permitem o alinhamento de programas, cursos e treinamentos às demandas e objetivos estratégicos do negócio. Somente em 2013, houve mais de 22 mil participações em treinamentos, totalizando aproximadamente 643 mil horas de capacitações.
Como destaques de 2013, mais de 700 líderes foram capacitados em todo o Brasil por meio da Escola de Liderança. Também foi viabilizada a segunda turma do Programa Trainee de Operações. Atualmente, 42 trainees estão sendo preparados para assumir o cargo de subgerente de loja. Na Escola de Operações, foi criado um pacote de treinamentos sobre atendimento, conhecimento do negócio, padrão operacional, entre outros, voltado à preparação de profissionais que assumirão funções em novas lojas. Ao todo, foram promovidas 233 mil horas de capacitações para novos colaboradores.
Com foco no desenvolvimento de pessoas, a Nova Pontocom promove o Programa Talentos do Futuro, cuja participação é voluntária. Os treinamentos são destinados ao público operacional que ainda não atua em cargos de liderança. Lançado em 2012, o programa já treinou mais de 780 colaboradores.
A empresa também realiza o Programa de Desenvolvimento de Líderes, com o objetivo de disseminar os valores do GPA e as estratégias da Nova Pontocom, contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais e habilitar supervisores, encarregados e líderes nas práticas de gestão participativa e no trabalho em equipe. O programa capacitou 300 líderes em três anos.
Já a Via Varejo deu início, em outubro de 2013, a uma evolução na gestão da empresa com a implantação de uma ferramenta de gestão de resultados. O novo modelo reforça os atributos da Via Varejo, ao promover resultados sustentáveis e dar mais autonomia aos gestores. A partir de fevereiro de 2014, o gestor poderá fazer o acompanhamento mensal de indicadores e metas.
Em um primeiro momento, foi feita a capacitação de 1.201 líderes e definidos os indicadores com pontos de controle. Em 2014, todos os gerentes de loja serão treinados. Outros programas também foram destaque em 2013 na Via Varejo, como:
PROGRAMA LÍDERES DO FUTURO
Iniciado em 2011, é destinado à capacitação dos gestores de operação de loja. Somente em 2013, foram realizadas 1.320 horas de treinamento para 98 colaboradores. Desde seu início, já permitiu o desenvolvimento de 266 gerentes e subgerentes de lojas, que anteriormente atuavam em cargos de vendedores, consultores administrativos e coordenadores de treinamento de vendas.
PROGRAMA DE TREINAMENTO EM VENDAS DAS CASAS BAHIA (PROVE)
Destinado aos vendedores de loja, o programa oferece as melhores práticas de vendas, para que o colaborador aprimore os seus resultados e consiga atingir suas metas. Iniciado em 2004, o Prove já treinou 70% dos colaboradores. Em 2013, foram totalizadas 85.308 participações, que totalizam 558.942 horas de treinamento.
HORAS DE TREINAMENTO EM 2013 <LA10> |
|||
Categoria Funcional |
Gênero |
2013 |
|
Diretoria |
Carga horária total |
577 |
|
Total de colaboradores na categoria |
104 |
||
Horas por colaboradores na categoria |
5,5 |
||
Gerência |
Carga horária total |
33.930 |
|
Total de colaboradores na categoria |
2.378 |
||
Horas por colaboradores na categoria |
14,3 |
||
Chefia/ |
Carga horária total |
322.466 |
|
Total de colaboradores na categoria |
4.548 |
||
Horas por colaboradores na categoria |
70,9 |
||
Técnica/ Supervisão |
Carga horária total |
15.905 |
|
Total de colaboradores na categoria |
2.292 |
||
Horas por colaboradores na categoria |
6,9 |
||
Administrativo |
Carga horária total |
295.825 |
|
Total de colaboradores na categoria |
13.862 |
||
Horas por colaboradores na categoria |
21,3 |
||
Operacional |
Carga horária total |
990.902 |
|
Total de colaboradores na categoria |
113.515 |
||
Horas por colaboradores na categoria |
8,7 |
||
Vendas |
Carga horária total |
309.142 |
|
Total de colaboradores na categoria |
29.983 |
||
Horas por colaboradores na categoria |
10,3 |
||
Aprendizes |
Carga horária total |
4.178 |
|
Total de colaboradores na categoria |
3.277 |
||
Horas por colaboradores na categoria |
1,3 |
||
Total |
Carga horária total |
1.972.925 |
|
Total de colaboradores |
169.959 |
||
Horas por colaboradores |
11,6 |
Convênios com ensino <LA10 e LA11>
O GPA mantém convênios com instituições de ensino que oferecem desconto para colaboradores e seus dependentes, em todo o território nacional. Há, também, por meio de processos de avaliação, concessão de bolsas de estudo de 50% para graduação e idiomas. Ao longo de 2013, foram oferecidas 133.000 bolsas de estudo aos colaboradores do GPA, que também investiu aproximadamente R$ 16 milhões em cursos internos para sua equipe.
Remuneração e benefícios <EC5>
Em 2013, o cargo com menor remuneração no GPA possuía regime de contrato de meio período, ou seja, era registrado com metade do piso salarial vigente no período (R$ 678,00). Em 2012, o salário mais baixo era equivalente ao mínimo nacional (R$ 622,00).
REMUNERAÇÃO MÉDIA POR CATEGORIA FUNCIONAL <LA14> |
|||
2013 |
|||
Homens |
Mulheres |
Proporção m/h |
|
Diretoria |
R$ 43.776,10 |
R$ 35.100,19 |
80,2% |
Gerência |
R$ 8.707,52 |
R$ 9.576,53 |
110% |
Chefia/coordenação |
R$ 4.814,17 |
R$ 4.856,45 |
100,9% |
Técnica/supervisão |
R$ 1.467,89 |
R$ 3.020,81 |
205,8% |
Administrativo |
R$ 2.866,44 |
R$ 2.287,08 |
79,8% |
Operacional |
R$ 979,33 |
R$ 1.012,64 |
103,4% |
Vendas |
R$ 1.450,39 |
R$ 1.333,08 |
91,9% |
Aprendizes |
R$ 437,05 |
R$ 427,57 |
97,8% |
Destaque
A Nova Pontocom ficou em 4º lugar, na categoria 2.001 a 4.000 funcionários, da pesquisa de engajamento realizada em 2013 pelo jornal Valor Econômico e a Aon Hewitt, que identifica as melhores práticas de gestão de pessoas do mercado brasileiro.
Foco na comunicação
Com o objetivo de inovar e facilitar a comunicação interna, a Nova Pontocom criou uma rádio interna para que os colaboradores acompanhem as novidades e os benefícios da empresa.
Já o Assaí lançou a revista interna “Nosso Assaí”, que, além de apresentar um perfil corporativo da empresa, aborda temas como operação, processos, carreira, melhores práticas empresariais, entre outros. Para 2014, o objetivo é fortalecer canais de comunicação diretos, estimulando a aproximação da liderança e de suas equipes.
BENEFÍCIOS OFERECIDOS AOS COLABORADORES1 <LA3> |
||
Número de empregados beneficiados |
Observações (Via Varejo) |
|
Vale-alimentação |
6.309 |
EPI filiais2 |
Vale-transporte |
104.812 |
EPI total |
Seguro de vida |
103.469 |
EPI corporativo |
Plano de saúde |
256.573 |
EPI total |
Licença-maternidade |
516 |
Média do corporativo |
Fundo de aposentadoria |
921 |
– |
Cesta básica |
55.377 |
EPI total |
Academia |
1.073 |
EPI corporativo |
Brinde de casamento |
503 (R$ 41.960,94) |
EPI total |
Ticket car3 |
150 |
EPI total |
Check-up |
39 (Custo Anual 45.352,48) |
EPI corporativo |
Previdência privada |
34 |
EPI corporativo |
Veículo |
43 |
EPI corporativo |
Vale-refeição (cargos elegíveis) |
11.024 |
EPI total |
1GPA: Não há cobertura para incapacidade/invalidez e nem plano de aquisição de ações. 2Via Varejo: EPI= Empregados de Período Integral Os valores do EPI total referem-se à soma do corporativo, central de distribuição e filiais. Quando corresponde somente a um deles, estará especificado ao lado. Na Via Varejo não há cobertura para incapacidade/invalidez, fundo de aposentadoria e tampouco plano de aquisição de ações. 3Ticket car: 73 EPI – corporativo, crédito cartão – R$ 43.720,00 35 EPI – central de distribuição, crédito cartão – R$ 39.376,00 42 EPI – filial, crédito cartão – R$ 23.540,00 |
Plano de previdência <EC3>
O GPA mantém um plano de previdência privada voluntário, baseado em contribuição definida. As contribuições dos colaboradores dependem do salário e da idade, variando de 2% a 8%. Os participantes do programa têm direito à contrapartida da Companhia, que é equivalente a 100% da contribuição do colaborador.
O benefício de contribuição definida é contratado com uma administradora de planos de previdência privada, sem participação do GPA em obrigações futuras. Em 2013, o custo anual do plano foi de R$ 514.329,32.
Negociações Coletivas <LA4 e LA5>
Todos os colaboradores do GPA são contratados em regime CLT. Como prevê o acordo de caráter normativo, da Convenção Coletiva de Trabalho, dois ou mais sindicatos, juntamente com os profissionais do Grupo, estipulam as condições de trabalho aplicáveis. Notificações sobre possíveis mudanças operacionais relativas às relações de trabalho são feitas considerando o acordo estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho e a legislação trabalhista vigente. Temas como segurança e saúde não são cobertos pelos acordos sindicais, porém o GPA reforça a obrigatoriedade do cumprimento das Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e medicina do trabalho.
Diversidade < HR4>
A Companhia respeita a diversidade, sem discriminação de nenhuma natureza (espécie, gênero, religião, orientação sexual, característica física, nacionalidade ou nível socioeconômico), valores contidos em seu Código de Conduta Moral. Em casos de violação a esses direitos, o GPA dispõe de mecanismos de relato, como o Canal Denúncia e a Ouvidoria.
O Código de Conduta Moral prevê ainda a apuração e possível punição de casos de conduta discriminatória. Para esses assuntos, a área de Gestão de Gente, juntamente com a área jurídica e o gestor responsável, é responsável por analisar e monitorar possíveis ocorrências. Situações mais complexas podem demandar o envolvimento da área de Operações Especiais.
O GPA deu continuidade, em 2013, a diversos programas de cunho social. Por meio das iniciativas Gente de Futuro, Terceira Idade, Primeiro Emprego e Jovem Aprendiz, o Grupo busca promover a inclusão social e a qualificação profissional de jovens e de pessoas com mais de 55 anos (saiba mais no boxe Outras iniciativas).
A área de Gestão de Gente foi reestruturada em 2013. Um dos objetivos dessa mudança foi aprimorar o desempenho da Companhia na contratação e retenção de pessoas com deficiência (PCD). Um dos destaques nesse novo formato foi a contratação de três consultorias externas, que realizaram um mapeamento do perfil dos candidatos, seguido por uma proposta de atração e seleção de pessoas, e conscientização de líderes. A última etapa, de capacitação da liderança, será realizada em 2014.
O GPA também reforçou um trabalho voltado para a inclusão de pessoas com deficiência, estimulando uma cultura perene de diversidade, proporcionando cada vez mais oportunidades para esses profissionais.
Para concretizar essa premissa, foram criados programas como Indique um Amigo e Parente PCD, com a participação dos colaboradores, e promovido o Cases de Sucesso, que reúne depoimentos de líderes e colegas de trabalho com relatos positivos sobre a atuação de colaboradores com deficiência. Esse material passou a ser utilizado em diversos treinamentos também para o desenvolvimento do gestor.
No Assaí, foram realizadas diversas ações com foco na geração de oportunidades de emprego a pessoas com deficiência. Nas lojas, foram destinadas vagas exclusivas para a contratação de PCDs. O recrutamento passou a ser feito por consultorias especializadas e foram firmadas parcerias com instituições, ONGs, igrejas e entidades governamentais que já atendem pessoas com deficiência e suas famílias, visando à possível contratação de profissionais já capacitados. Também foram utilizados diversos canais de comunicação com o cliente, para a divulgação de vagas. Em 2014, será implantado o Programa de Gestão da Diversidade, com ações de sensibilização do público interno, capacitação de lideranças e desenvolvimento de ações que ajudarão a reter e engajar esse colaborador.
A Via Varejo iniciou uma revisão e elaboração de políticas e de novos fluxos de contratação de pessoas com deficiência, que serão implementadas efetivamente em 2014.
INDICADORES DE DIVERSIDADE < LA13>
GÊNERO (%) |
||||
Via Varejo |
GPA1 |
|||
Homens |
Mulheres |
Homens |
Mulheres |
|
Diretoria |
87,5 |
12,5 |
84,7 |
15,3 |
Gerência |
79 |
21 |
77,2 |
22,8 |
Chefia/coordenação |
64,5 |
35,5 |
65,2 |
34,8 |
Técnica/supervisão |
86,5 |
13,5 |
84,6 |
15,4 |
Administrativo |
25,7 |
74,3 |
55,4 |
44,6 |
Operacional |
71,6 |
28,4 |
44,1 |
55,9 |
Vendas |
53,4 |
46,6 |
59,6 |
40,4 |
Aprendizes |
49,2 |
50,8 |
54,5 |
45,5 |
NEGROS E PARDOS (%) <LA13> |
||||
Via Varejo |
GPA1 |
|||
Homens |
Mulheres |
Homens |
Mulheres |
|
Diretoria |
3,8 |
0 |
0 |
0 |
Gerência |
1,9 |
0,4 |
21,9 |
14,5 |
Chefia/coordenação |
2,9 |
0 |
43,3 |
38,4 |
Técnica/supervisão |
5,6 |
0,4 |
53,3 |
41,7 |
Administrativo |
1,3 |
5 |
43,6 |
39,1 |
Operacional |
7 |
2,2 |
68,8 |
68,8 |
Vendas |
2,6 |
1,9 |
67,9 |
62,4 |
Aprendizes |
3,3 |
2,7 |
88,8 |
87,9 |
1 O agrupamento GPA considera Nova Pontocom, Multivarejo, Assaí, GPA Malls e Corporação. |
Outras iniciativas
O GPA promove uma série de programas dedicados à promoção da diversidade e da inclusão, como:
Primeiro Emprego
Direcionado a jovens a partir de 16 anos em busca do primeiro emprego. O objetivo é prepará-los ao mercado de trabalho, para que possam, futuramente, construir uma carreira no Grupo. Em 2013, 9.186 jovens foram contratados pelo programa, com registro em Carteira de Trabalho.
Jovem Aprendiz
Jovens de 14 a 24 anos são selecionados pelo programa. O treinamento dura aproximadamente um ano e tem como objetivo capacitar, incluir e promover o desenvolvimento profissional dos aprendizes. Para complementar o programa, há ainda a realização de cursos ministrados pelo Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac). Em 2013, 1.976 jovens participaram do programa.
Gente de Futuro
O programa, realizado em parceria com a Fundação Casa, contrata jovens que cumpriram medidas socioeducativas (prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida ou semiliberdade), com o intuito de promover sua inclusão e reintegração. Em 2013, seis jovens (de uma turma inicial de 25 participantes) foram formados pelo programa.
GPA para todos
Programa que promove a inclusão de pessoas com deficiência. Em 2013, 113 pessoas foram contratadas.
Terceira Idade
Oportunidades de trabalho para pessoas com mais de 55 anos, com o intuito de valorizar a atuação e a experiência desse público em todas as áreas do negócio. Em 2013, 424 pessoas foram contratadas pelo programa.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (%) <LA13> |
||||
Via Varejo |
GPA1 |
|||
Homens |
Mulheres |
Homens |
Mulheres |
|
Diretoria |
0 |
0 |
0 |
0 |
Gerência |
0,08 |
0,32 |
0,1 |
0,4 |
Chefia/coordenação |
0 |
0 |
0,1 |
0,1 |
Técnica/supervisão |
0,15 |
0,76 |
0,1 |
0 |
Administrativo |
1,43 |
0,96 |
0,3 |
0,2 |
Operacional |
1,23 |
1,94 |
1,7 |
0,8 |
Vendas |
0,25 |
0,49 |
0,1 |
0,1 |
Aprendizes |
0 |
0 |
0 |
0 |
FAIXA ETÁRIA (%) <LA13> |
||||||
Via Varejo |
GPA1 |
|||||
Abaixo |
Entre |
Acima |
Abaixo |
Entre |
Acima |
|
Diretoria |
0 |
87,5 |
12,5 |
0 |
77,8 |
22,2 |
Gerência |
8,9 |
83,7 |
7,5 |
1,3 |
82,2 |
16,5 |
Chefia/coordenação |
13,9 |
76,1 |
10 |
15,3 |
77,2 |
7,5 |
Técnica/supervisão |
12,9 |
78,5 |
8,5 |
23,8 |
61,1 |
15 |
Administrativo |
31,2 |
65 |
3,8 |
23,5 |
69,7 |
6,8 |
Operacional |
38,1 |
55,7 |
6,3 |
49,1 |
43,1 |
7,8 |
Vendas |
30,6 |
62,1 |
7,2 |
35,6 |
56,9 |
7,6 |
Aprendizes |
99,6 |
0,4 |
0 |
100 |
0 |
0 |
1O agrupamento GPA considera Nova Pontocom, Multivarejo, Assaí, GPA Malls e Corporação. |
Saúde e segurança do trabalho <LA6 e LA9>
Responsáveis por identificar riscos no ambiente de trabalho e conscientizar os profissionais sobre comportamento seguro, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipas) estão presentes atualmente em 570 unidades do GPA, representando aproximadamente 85% do quadro funcional. Ao final do ano, 364 unidades da Via Varejo possuíam comissões, abrangendo aproximadamente 63% do quadro funcional.
As questões de segurança e saúde são regidas pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Entre os temas tratados estão: utilização de equipamento individual de segurança; prática de ergonomia; realização de exames ocupacionais; e boas condições no ambiente do trabalho. Essas normas, eventualmente, são reforçadas em convenções coletivas de trabalho. Caso haja o descumprimento da legislação são aplicadas as devidas penalidades.
Programas de educação, prevenção e controle de risco <LA8>
O GPA disponibiliza aos seus colaboradores e familiares programas de prevenção e tratamento de doenças graves, dispondo de atendimento médico assistencial, clínico geral e especialidades. Realiza, ainda, campanha de vacinação contra gripe, programa de gestação segura, iniciativas antitabagismo e de dependência química e campanhas de conscientização para temas como hipertensão arterial, diabetes, alimentação saudável.
INDICADORES DE SAÚDE E SEGURANÇA1 <LA7> |
||||||||
GPA e Via Varejo |
Taxa de lesão (%) |
Taxa de doenças (%) |
Total de dias perdidos2 |
Taxa de dias perdidos3(%) |
||||
Feminino |
Masculino |
Feminino |
Masculino |
Feminino |
Masculino |
Feminino |
Masculino |
|
Centro-oeste |
1,24 |
1,18 |
0,06 |
0,08 |
2.775 |
1.759 |
51,16 |
26,86 |
Nordeste |
1,11 |
1,53 |
0 |
0,04 |
2.652 |
2.679 |
44,70 |
32,69 |
Sudeste4 |
1,01 |
1,71 |
0,04 |
0,33 |
19.525 |
40.556 |
29,53 |
55,90 |
Norte |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
Sul |
0,66 |
1,20 |
0 |
0 |
539 |
1.538 |
29,45 |
52,54 |
1Indicador consolidado incluindo Nova Pontocom, Multivarejo, Assaí, GPA Malls, Corporação e Via Varejo. 2Dias perdidos se referem aos dias corridos, que se iniciam após o acidente. A base de cálculo desse indicador difere de 2012, não permitindo a comparação entre os anos. 3 Não inclui dados da Via Varejo na taxa de dias perdidos. 4Foram registrados dois óbitos na Região Sudeste. |
Foco na Qualidade de Vida
Por meio do Programa Esporte, o GPA busca promover a transformação e a mobilização social, incentivando a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores e de seus familiares. As iniciativas são voltadas à realização de eventos sobre hábitos saudáveis, treinamentos físicos e atendimentos nutricionais. O programa está dividido em três pilares – GPA Clube, GPA Academia e GPA Nutrição –, cada um deles atuando da seguinte forma:
GPA Clube
Mantido desde 1993, oferece atividades físicas, como aulas de caminhada, corrida, bicicleta e dança. Atende aproximadamente 2 mil colaboradores, em São Paulo (SP), Campinas (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG).
GPA Academia
Com a inauguração da primeira unidade em 1998, o GPA Academia está presente em 19 unidades, entre lojas e centrais de distribuição localizadas em São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), além de uma unidade instalada na sede do Grupo, em São Paulo (Complexo Brigadeiro). Em 2013, foram beneficiados 7,5 mil colaboradores, que também receberam acompanhamento profissional e serviços como ginástica laboral (18 unidades da GPA Academia e três departamentos administrativos) e ginástica para clientes (oito lojas Pão de Açúcar, em São Paulo).
GPA Nutrição
O GPA oferece orientação nutricional personalizada aos colaboradores, com o objetivo de contribuir para um estilo de vida mais saudável e dar suporte técnico nutricional. No total, quatro nutricionistas, dois na sede, um nas centrais de distribuição em São Paulo e um em Fortaleza (CE), realizaram mais de 3 mil atendimentos no ano aos colaboradores.