O GPA
Destaques 2013
128 novas lojas
FORAM INAUGURADAS EM 2013
7,5%
DE CRESCIMENTO DE VENDAS BRUTAS NO MULTIVAREJO
59 novas
LOJAS DO MINIMERCADO EXTRA
2,845 bilhões
DE CRESCIMENTO DE VENDAS BRUTAS NO MULTIVAREJO
> GPA reduz despesas operacionais e corporativas e ganhos obtidos são reinvestidos em competitividade de preços.
> Companhia encerra o ano com 128 novas lojas, das quais 87 do GPA Alimentar (Multivarejo e Assaí) e 41 lojas da Via Varejo.
> Consolidação do conceito de multicanalidade com a disseminação de ações inovadoras, como “Retira em Loja” e “Catálogo Eletrônico”.
> Multivarejo registra crescimento de vendas brutas de 7,5%no ano, com ganhos expressivos de market share.
> Pão de Açúcar amplia formato de lojas, com pontos de venda menores que viabilizam a expansão da marca.
> Minimercado Extra dá continuidade à expansão orgânica com 59 novas lojas e reforço na eficiência logística e operacional.
> Marcas exclusivas ampliam sua participação nas bandeiras Pão de Açúcar e Extra.
> Assaí inaugura 14 lojas, com a entrada em cinco novos estados.
> Lançamento da Universidade Assaí, com cinco escolas voltadas à capacitação de líderes e equipes de operação comercial.
> Oferta Pública Inicial de Ações (IPO) de Via Varejo é a segunda maior transação do mercado acionário brasileiro em 2013, movimentando R$ 2,845 bilhões.
> Lançamento do programa de gestão na Via Varejo, com o desdobramento de metas e indicadores até o nível de loja.
> Nova Pontocom lança o Extra Marketplace, um novo modelo de vendas que reúne em um mesmo site ofertas de diferentes lojas, em vários segmentos.
> Transformado em unidade de negócio, GPA Malls lança a marca Conviva, com a inauguração de dois shoppings de vizinhança (RJ e MG).
> Consolidação de uma diretoria de Gestão de Riscos.
> Implementação do novo modelo de Governança Corporativa do GPA, com a simplificação da estrutura para garantir mais agilidade e autonomia aos negócios.
> Revisão do modelo de remuneração e planejamento sucessório dos executivos.
> Lançamento da primeira clínica GPA na Central de Distribuição da Rodovia Anhanguera, em São Paulo, com capacidade para atender 4.000 colaboradores.
> Revitalização da marca corporativa, de Grupo Pão de Açúcar para GPA.
> Parceria entre o Instituto GPA, com o apoio da Fundação Grupo Casino, e a FGV para implementação de um programa de concessão de bolsas de estudos para estudantes carentes e de alto potencial.
> Reestruturação da área de Sustentabilidade Corporativa e criação de diretrizes de sustentabilidade para todos os negócios a partir de cinco compromissos.