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Mesmo em um cenário macroeconômico desafiador, o GPA mostrou capacidade e agilidade para adequar sua estratégia de acordo com os rumos do mercado e registrou um desempenho expressivo, com ganhos de market share nos diferentes negócios.
Cientes de que a busca pela gestão sustentável é uma jornada longa e duradoura, seguiremos investindo no diálogo e na criação de valor para os stakeholders
Apoiado na comunhão de valores com o Grupo Casino, e em sua clara visão de negócios, os excelentes resultados registrados em 2013 refletem a evolução em nossas práticas de gestão e do exercício contínuo da governança corporativa, o que, além de chancelar a determinação e expertise de nossos profissionais, é uma clara demonstração do nosso compromisso com a geração de valor para nossos stakeholders.
Temos apresentado crescimento com resultados positivos nos últimos anos, fortalecendo o GPA como um Grupo preparado para crescer de forma sustentável e estruturada para o futuro, o que é um diferencial importante no segmento varejista.
Em 2013 consolidamos o nosso modelo multiformato, com um portfólio de negócios diversificado, porém convergente, e ampliamos nossos diferenciais competitivos com foco absoluto nas necessidades dos nossos clientes. Elegemos, definitivamente, a multicanalidade como prioridade estratégica. Para isso, desenvolvemos uma série de ações com foco em integração, captura de sinergias e oferta de soluções criativas para tornar a experiência de compra cada vez mais prática, conveniente e atraente para os nossos clientes. Com isso, identificamos oportunidades que nos possibilitam atuar de forma conjunta para oferecer a melhor solução de compra, garantindo, ao mesmo tempo, alinhamento de processos, ganhos de sinergias, disciplina financeira e, consequentemente, custos menores.
Ao longo do ano, a Companhia também deu ênfase à implementação da estratégia de maior competitividade de preços no Multivarejo, principalmente na bandeira Extra. Como consequência, apresentamos uma evolução importante do fluxo de clientes nas lojas e ganhos de market share. A estratégia de competitividade é suportada pela busca por ganhos de eficiência que têm sido alcançados por meio da racionalização das despesas operacionais e corporativas.
O investimento no crescimento orgânico foi outra diretriz importante que nos permitiu atingir um considerável crescimento da área de vendas no ano. O GPA entrou em novas praças, principalmente com o modelo Assaí; reforçou sua presença em mercados relevantes, como o Nordeste, com a Via Varejo; e expandiu o formato de proximidade com o Minimercado Extra, no Estado de São Paulo.
Entre os negócios, o desempenho do Assaí foi um dos destaques de 2013. Durante o ano, consolidamos o novo modelo de loja e investimos em expansão orgânica, com a inauguração de 14 lojas e a entrada em cinco novos estados, fortalecendo a presença nacional da bandeira.
Como parte da nossa estratégia de gerar maior fluxo e atratividade às lojas, além de incrementar os resultados da Companhia a partir da receita de aluguéis dos espaços comerciais, o GPA Malls adicionou aproximadamente 45 mil m² de área bruta locável (ABL), fechando o período com um total de 288 mil m² em ABL.
Para a Via Varejo, o ano foi marcado pelo crescimento das vendas, consolidação do processo de profissionalização do negócio e a adoção de ações com foco na busca por ganhos de eficiência. A rentabilidade da companhia cresceu significativamente em função das medidas implementadas e maior disciplina. No final do ano, a Via Varejo efetuou sua Oferta Pública de Ações (OPA), um passo importante para reforçar a presença da empresa líder do segmento de eletroeletrônicos no mercado de capitais. A OPA também fortaleceu a estrutura financeira do GPA, contribuindo para a redução da posição de endividamento líquido no final de 2013.
Na Nova Pontocom, adotamos uma estratégia também focada em busca de competitividade e crescimento, com ganhos de eficiência, market share e retorno positivo já a partir do 2º trimestre. Além disso, lançamos o Extra Marketplace, um novo modelo de vendas que reúne em um mesmo site ofertas de diferentes lojas, de vários segmentos. O Extra Marketplace nos permitiu aumentar consideravelmente o sortimento de produtos oferecidos aos nossos clientes.
Com mais de 150 mil colaboradores, somos o maior empregador privado do Brasil no setor do varejo. Reforçamos o nosso compromisso de aumentar a satisfação da nossa gente, investindo no aperfeiçoamento de suas potencialidades para que tenhamos sempre pessoas preparadas, felizes e engajadas com o negócio e suas demandas de crescimento.
A sustentabilidade continua sendo um eixo estratégico do GPA. Cientes de que a busca pela gestão sustentável é uma jornada longa e duradoura, seguiremos investindo no diálogo e na criação de valor para os stakeholders, atuando cada vez mais próximos dos nossos clientes, sem abandonar nossa atuação ambiental e social, ao mesmo tempo em que permanecemos alinhados aos princípios internacionais dos quais somos signatários, tais como o Pacto Global, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).
Temos consciência de nossas responsabilidades e do nosso papel como empresa cidadã, comprometida em manter o equilíbrio dos aspectos econômico, social e ambiental em nossas atividades.
Ronaldo Iabrudi
Diretor-Presidente