O GPA
Perfil
Líder no segmento de varejo no Brasil, com receita bruta de R$ 64,4 bilhões registrada em 2013, o GPA é uma empresa do Grupo Casino, um dos maiores varejistas mundiais.1 <2.1 e 2.8>
Fundado em 1948, em São Paulo, mantém sua sede administrativa na capital paulista e atuação em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal. A Companhia encerrou o ano com 170 mil colaboradores, 1.999 pontos de venda que totalizam 2,8 milhões de metros quadrados de área de vendas, 659 milhões de tickets emitidos e uma infraestrutura logística formada por 58 centrais de distribuição. <2.4, 2.5, 2.7 e 2.8>
Com a estratégia de manter o cliente no centro das suas decisões e melhor atendê-lo de acordo com o seu perfil, em seus mais variados momentos de compra, o GPA mantém uma atuação multinegócio e multicanal, com lojas físicas e operações de comércio eletrônico, distribuídas em cinco unidades de negócio: Multivarejo, Assaí, Via Varejo, Nova Pontocom e GPA Malls. <2.6>
Para oferecer cada vez mais praticidade e comodidade aos clientes, o GPA consolidou o conceito de one stop shop, agregando em suas lojas serviços diversos, como drogarias, postos de combustível, restaurantes, galerias de lojas etc. Em 2013, esse posicionamento foi reforçado com o lançamento da marca Conviva, um formato que apresenta o conceito de ‘shopping de vizinhança’, onde o cliente pode resolver suas necessidades diárias de compras, serviços e alimentação.
As ações do GPA estão listadas desde 1995 na BM&FBovespa, no Nível 1 de Governança Corporativa, e desde 1997, na Bolsa de Nova York (ADR nível III). Em 2013, a Via Varejo, empresa do Grupo líder no segmento varejista de eletroeletrônicos e móveis do Brasil, fez sua Oferta Pública de Ações (OPA), ingressando no Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBovespa. <2.9>
No dia a dia de suas atividades, o GPA promove práticas e ações que refletem um modelo de negócios capaz de alavancar o desenvolvimento das comunidades nas quais está localizado, considerando os aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.
Desde 2001, o GPA é signatário do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, o Grupo atua diretamente ou por meio de entidades associativas que representam o setor supermercadista, como a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). <4.12, 4.13>
GPA no Brasil
> Líder no varejo de alimentos
> Líder no varejo de eletroeletrônicos
> Vice-líder do mercado de autosserviço1
> Maior empregador privado do país no setor do varejo2
1 Ranking ABAD NIELSEN 2013
2 Fonte de referência da informação: http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/melhores-e maiores/ranking/2013/grupos/
Diagrama
Estrutura Multiformato
Com uma estrutura diversificada de negócios, o GPA é capaz de garantir o atendimento a clientes de todas as classes sociais, em seus diferentes momentos de compra.
A/B
publico (classe)
9,7%
vendas totais em 2013
168
Lojas
B/C/D
público (classe)
7,8%
vendas totais em 2013
213
Lojas
B/C/D
público (classe)
22,4%
vendas totais em 2013
138
Lojas
A/B/C/D
público (classe)
0,7%
vendas totais em 2013
164
Lojas
A/B/C/D
público (classe)
2,5%
vendas totais em 2013
138
Lojas
A/B/C/D
público (classe)
2,5%
vendas totais em 2013
85
Lojas
B/C/D
público (classe)
29,2%
vendas totais em 2013
578
lojas
A/B/C
público (classe)
9,5%
vendas totais em 2013
397
lojas
A/B/C
público (classe)
7,5%
vendas totais em 2013
B2B
empresas
7,5%
vendas totais em 2013