Ousadia que Inspira
Estratégia de Atuação
Para garantir o desenvolvimento do negócio e, ao mesmo tempo, criar valor para acionistas, parceiros comerciais e colaboradores, o GPA mantém uma estratégia de atuação focada em quatro eixos principais:
> Crescimento
> Excelência operacional
> Inovação e sustentabilidade
> Gente e gestão
Esse direcionamento é estabelecido a partir de uma análise de dados macroeconômicos e estudos permanentes de mercado, que permitem avaliar o cenário atual, identificar as oportunidades de mercado, entender as reais necessidades e aspirações dos consumidores e, assim, desenvolver ações estratégicas específicas e mais assertivas.
Competitividade
O cenário positivo vivenciado no final de 2012 mostrou-se mais desafiador em 2013. Com isso, a palavra de ordem do ano foi competitividade, para aumentar o fluxo de clientes nas lojas e, assim, conquistar ganhos de market share.
Com iniciativas para otimizar as despesas visando a ganhos de eficiência em todos os negócios, as vantagens alcançadas foram reinvestidas na competitividade de preços, principalmente no varejo alimentar, com um movimento estruturado de redução de preços em todo o sortimento (notáveis, monitoráveis e, pela primeira vez, nos demais produtos que compõem o sortimento), gerando uma percepção positiva ao consumidor.
O investimento em crescimento orgânico também foi uma importante diretriz estratégica adotada no ano, que permitiu a entrada do GPA em novas praças, principalmente com o formato de atacado de autosserviço (Assaí), e a expansão do formato de proximidade, com o Minimercado Extra, na cidade de São Paulo.
Como resultado, o Grupo conseguiu, mesmo diante de um cenário mais adverso, superar os desafios e alcançar ganhos de eficiência, ampliando sua presença em diversas regiões do país e conquistando nos diferentes negócios.
Multicanalidade
Além de concretizar sua estratégia de ganho de competitividade, em 2013 o GPA consolidou, definitivamente, a multicanalidade como prioridade estratégica para o crescimento sustentável da Companhia.
Durante o ano, foi desenvolvida uma série de ações visando à integração dos negócios, busca de sinergias e soluções criativas para tornar a experiência de compra dos consumidores cada vez mais prática e confortável.
Os resultados alcançados no ano refletem a assertividade das estratégias adotadas e posicionam o GPA como pioneiro da multicanalidade no Brasil, com resultados consistentes e crescentes.
Outra iniciativa foi a estruturação de uma diretoria executiva voltada para consolidar o conceito de multicanalidade entre os diferentes negócios do Grupo, fortalecendo as sinergias, a rentabilidade e os benefícios para os clientes, com atuação transversal em quatro áreas: Comercial e Marketing; Logística; Tecnologia de Informação e Planejamento Estratégico.
Além de viabilizar a adoção de sinergias individualmente nos negócios, a meta é buscar ganhos de eficiência operacional no âmbito do Grupo, que permitam financiar a implementação de uma estratégia agressiva de crescimento, a partir de uma série de iniciativas:
> Compras conjuntas com ganhos de escala.
> Compartilhamento de ativos e infraestrutura logística.
> Ações integradas de marketing.
> Disseminação de ações inovadoras, como “Retira em Loja” e “Catálogo Eletrônico”, facilitando o acesso dos consumidores aos produtos comercializados nos diferentes formatos do Grupo.
Direcionadores Estratégicos 2013 <1.2>
> Diligência máxima em investimentos – prioridade para compliance legal, manutenção dos ativos e expansão.
> Foco em ganhos de eficiência e na redução estruturada de custos, como base para a melhoria de competitividade no mercado.
> Ganhos de market share em todos os negócios, a partir da melhoria da competitividade de preços e do aumento do fluxo e da fidelização de clientes.
> Fortalecimento da multicanalidade e sinergias entre os negócios.
Desafios estratégicos para os próximos anos
clique sobre cada uma para conhecer mais<1.2>
> Multivarejo
Foco na expansão do formato de
proximidade e atacado de autosserviço.
> Via Varejo
Proteger e consolidar a presença em mercados em que está presente e entrar em estados com forte potencial de crescimento.
> Nova Pontocom
Fortalecimento da multicanalidade como plataforma de crescimento do e-commerce (market place).
> GPA Malls
Expansão expressiva de ABL, com aumento
da receita recorrente de locação de espaços
comerciais.
> Multivarejo
Aumento de competitividade de preços,
suportado por ganhos de eficiência e
racionalização de despesas operacionais.
> Via Varejo
> Continuidade do programa de eficiências.
> Implementação de sinergias e melhores práticas entre os negócios.
> Aumento de eficiência na gestão do capital de giro.
> Aumento de produtividade com foco no cliente.
> Desenvolvimento de líderes e plano de sucessão.
> Revisão de incentivos e plano de remuneração variável, reforçando a meritocracia.
> Contínuo aumento do engajamento.
> Redução do turnover.
> Multicanalidade.
> Novos formatos.
> Novos equipamentos e métodos para construção de lojas.
> Aumento da eficiência energética.
> Automação e inteligência nas operações.
> Transformação na cadeia de valor.
> Consumo e oferta consciente.